31.1.12

Petição: Por uma maior protecção dos idosos

"A solidão em que vivem muitos idosos é uma situação muito dramática e muito preocupante que merece uma reflexão profunda e a tomada de medidas a curto prazo. Em 2011, 15.596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal.
Muitos deles, infelizmente vivem sozinhos porque forma abandonado pelos seus familiares, por se encontrarem doentes e muito debilitados. No decurso de 2012, só nos últimos seis dias, forma encontrados dez idosos mortos em casa que já não eram vistos pelos vizinhos há algum tempo. Neste ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações, deveria ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade que sinalize e encontre respostas e soluções para os casos de isolamento, abandono, maus-tratos e negligência praticados contra os idosos bem como o lançamento de uma campanha de sensibilização a alertar para esta triste realidade.
Esta petição pública pretende que a Assembleia da República discuta em plenário e apresente propostas no sentido de ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade. Os idosos devem ser uma preocupação da sociedade e do Estado."

Petição disponível aqui.



27.1.12

Biblioteca # 32


Investigação em Trabalho Social n.º 1.
Revista do Centro de Investigação do ISSSP

Autor (es): Adriano Zilhão
Ano de edição:2012
Editor: Papiro Editora
ISBN: 9772182419000
Preço: 9,00€ -COMPRAR

Sinopse:
Este é o primeiro número da revista Investigação em Trabalho Social, uma série de publicações de divulgação de estudos no âmbito na investigação social. Exclusão social e políticas sociais contém quatro artigos de especialistas na área.

Curso Inserção Social: Estratégias e Programas

Local: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Objectivo:
A inserção é hoje uma categoria central das políticas sociais públicas, constituindo aliás o seu núcleo duro.Importa, por isso, promover a reflexão sobre a noção, relacionando-a com novas dinâmicas que organizam o funcionamento das sociedades contemporâneas. Nesse sentido, este curso visa promover e aprofundar conhecimentos ao nível das políticas, estratégias e dispositivos de inserção.

Programa:
I - Aproximações Teóricas:
1. A inserção social no contextos das políticas sociais;
2. O trabalho: a centralidade perdida?
3. Discussão sobre a exclusão social;

II - Estratégias e Dispositivos de Inserção:
1. O Plano Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI);
2. O Rendimento Social de Inserção, fundamentos e procedimentos;
3. O Plano Nacional de Emprego (PNE), análise e comentários.

Taxa de inscrição: 20 Euros
Propinas: 100 Euros

Ficha de inscrição e programa disponíveis aqui.

25.1.12

Divulgação de Projectos # 17

The Amazings


No Reino Unido, a empresa social Amazings é uma nova empresa social em Londres que paga a pessoas reformadas ou prestes a reformarem-se para que partilhem em grupos de actividades algumas das suas competências, conhecimentos e experiências que ganharam ao longo da sua vida activa, de modo a trazê-los de volta à comunidade.

Acima de tudo, o que a empresa social Amazings pretende combater é o isolamento das pessoas que vivem em comunidades isoladas onde a maioria destas não conhece o seu vizinho, traduzindo-se esta situação em menos capacidade de se tomar conta das pessoas mais velhas e de se apoiar os mais jovens.

A Amazings é uma nova forma de modelo de voluntarismo, que pretende “trazer as pessoas de volta para o tecido social.” A equipa Amazings permite que as pessoas que estão reformadas tragam de volta as suas competências e habilidades às suas comunidades por um pequeno valor. Assim, um fotógrafo que esteja aposentado pode dar aulas de fotografia a preto e branco ou um historiador na comunidade pode oferecer uma “tour” de bicicleta local.

Uma plataforma web fornece a “vitrine” para essas competências que são “trocadas” por valores entre 10£ e 25£.
A chefe de equipa da Amazings, Katie Harris defende que: “o maior desafio que enfrentaram foi as pessoas não entenderem quão incrível elas são! É óptimo quando encontramos alguém que desfia uma lista de coisas que pode fazer, que para elas são muito normais, mas para nós são seriamente interessantes!”

Para saber mais como a empresa social Amazings consegue ligar as comunidades entre si através de experiências e competências que podem ser transferidas para outras gerações:

The Amazings (site)
Amazings (Springwise)
The Amazing (facebook)

Sensibilização da Não Discriminação e Igualdade

Seminários de Sensibilização nas áreas da Não Discriminação e da Igualdade destinados a Organizações da Sociedade Civil


No âmbito do projecto «Seminários de sensibilização nas áreas da não discriminação e da igualdade destinados a organizações da sociedade civil» – VT/2010/007 financiado pela União Europeia e implementado em 32 países europeus, o IED – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento realizará o seminário nacional nos dias 17 e 18 de Fevereiro no Hotel Ipanema Porto.

O seminário decorrerá em português. A despesa de alojamento dos participantes (caso necessário) será suportada pelos organizadores.

Este projecto é uma iniciativa da Comissão Europeia, financiada pelo Programa Comunitário para o Emprego e a Solidariedade Social – PROGRESS. O projecto é levado a cabo pela Human European Consultancy (www.humanconsultancy.com) em parceria com o Migration Policy Group (www.migpolgroup.com) e pelos seus parceiros locais em cada um dos países envolvidos e visa reforçar a capacidade das organizações da sociedade civil /ONG que operam no domínio da não discriminação e da igualdade, através do desenvolvimento de actividades e materiais de formação.

O programa, desenvolvido por um grupo internacional, cobre os seguintes temas:

- Enquadramento jurídico e institucional da legislação europeia antidiscriminação

- O papel das organizações não governamentais no combate à discriminação

- Módulos de formação / acções das ONG:

. recolha informações e planeamento da acção;

. monitorização;

. representação de defesa (advocacy);

. parcerias;

. avaliação do impacto na igualdade.

Deverá enviar a ficha de inscrição em anexo para o IED – Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (email: fatima.goncalves@ied-pt.org

Rua Eng.º Arantes e Oliveira n.º 5 – 3.º B, 1900-221 Lisboa, contacto Dra. Fátima Gonçalves). As inscrições deverão ser recebidas até ao dia 06 de Fevereiro.

23.1.12

Time Out... Polissia


Filme: Polisse, 2011
Realizador: Maiwenn Le Besco
Origem: França

Sinopse:
A rotina diária dos polícias da Unidade de Protecção a Crianças: prender molestadores de crianças, apanhar miúdos que roubam carteiras e tagarelar sobre os relacionamentos pessoais ao almoço; interrogar pais abusivos, recolher depoimentos de crianças, enfrentar os excessos sexuais de jovens adolescentes, apreciar a solidariedade entre colegas e rir descontroladamente nos mais inusitados momentos. Saber que o mau existe e saber viver com isso. Como é que estes polícias conseguem o equilíbrio entre as suas vidas pessoais e a realidade que enfrentam todos os dias? Fred, o imprevisível e hipersensível do grupo, vai viver tempos difíceis ao ver-se sob o escrutínio de um fotógrafo enviado pelo Ministério da Administração Interna para retratar o dia-a-dia da unidade.



Avaliação e Intervenção em Maus Tratos na Criança e no Jovem (Porto)



A Fundação da Juventude vai realizar uma formação inicial na área de Avaliação e Intervenção em Maus Tratos na Criança e no Jovem, num total de 21 horas, que irá decorrer no Porto, às terças e quintas feiras, das 19h às 22h (horário pós-laboral).

Esta formação decorre nos dias 24, 26 e 31 de Janeiro, 2, 7, 9 e 14 de Fevereiro.

Vai também realizar uma formação de continuidade sobre a mesma temática, com a duração de 15 horas, que decorrerá aos sábados, das 9h30 às 18h no Porto, nos dias 10 e 17 de Março.

Mais informações em: Fundação da Juventude

19.1.12

Biblioteca # 31


Crianças e Jovens em Risco. A Família no Centro da Intervenção


Autor (es): Daniel Sampaio, Maria de Carvalho, Hugo Cruz
Ano de edição:2011
Editor: Principia
ISBN: 9789897160301
Preço: 20,30€ -COMPRAR

Sinopse:
Face à carência de acções estruturadas de apoio às famílias, capazes de se constituírem como recurso para o desenvolvimento de competências parentais de cuidadores de crianças em situação de risco ou perigo, e acreditando que seria um dos principais meios para evitar a institucionalização de crianças e jovens - medida tomada quando as famílias não conseguem assegurar a promoção dos seus direitos e a sua adequada protecção -, a Fundação decidiu eleger a Formação Parental para primeira componente deste Programa ("Crianças e Jovens em Risco").

Lançamento de Revista (ISSSP - Porto)

Realiza-se no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 15 h, a cerimónia de lançamento do 1.º número da revista do Centro de Investigação em Ciências do Serviço Social (CICSS) "Investigação em Trabalho Social".

Nesta cerimónia, estarão presentes Eduardo Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Cidália Queiroz (Instituto de Serviço Social do Porto) que apresentarão duas conferências subordinadas aos temas "Exclusão Social e Políticas Sociais" e "Especificidades e Problemas da Investigação em Serviço Social". Entrada livre.

18.1.12

Um muito obrigado pelo apoio!

A opinião não será unânime para todos os profissionais da educação social, nem tal se pretende, mas fico verdadeiramente grata pelo facto de colegas, educadores sociais, com espírito crítico, hermenêutico e reflexivo, consultarem este blogue e de este lhe ser útil ao desempenho das suas funções!

Um muito obrigada Bruno! :D

Livro Processos e Estratégias do Envelhecimento

I Encontro Educadores Sociais

10.1.12

Oferta de Emprego # 14

Coordenador de Projeto de Intervenção Social

Zona: Lisboa
Empresa: Mediar
Referência: # 1393286

Procura-se colaborador para coordenar um projeto de intervenção social com crianças e jovens e suas famílias num território de exclusão social na zona de Lisboa:

Requisitos:
Formação superior na área social
Experiência na coordenação de projetos
Experiência com crianças e jovens em exclusão social
Experiência preferencial em Projectos Escolhas
Pró-actividade
Espírito de liderança e de equipa


Enviar CV para associacao-mediar@mail.telepac.pt

5.1.12

Oferta de Emprego # 13

A Aldeia de Crianças SOS da Guarda está a recrutar um educador social. Enviar CV para anaritabeja@gmail.com, até sexta-feira (dia 06 de Janeiro).

Arte & Inclusão

Mesa Redonda: Arte & Inclusão. 6 de Janeiro. 14h30. Escola Superior de Educação do Porto.

4.1.12

Biblioteca # 30


El Educador Social en Acción: de la Teoría a la Praxis.



Autor (es): Ana M.ª Martín Cuadrado, Domingo J. Gallego Gil, Catalina Alonso García
Ano de edição:2010
Editor: Ramon Areces
ISBN: 9788480049832
Preço: 25,18€ -COMPRAR






Sinopse:
Índice:
- El método del caso.
- Establecer relaciones interpersonales.
- La inserción de mujeres privadas de libertad.
- Acoso escolar en el instituto de enseñanza secundaria.
- Los conflictos en el aula.
- La compañera de la asociación es de etnia gitana.
- El educador social en la asociación del barrio.
- El chico que se dejaba llevar.
- El educador social como formador en la empresa.
- ¿Qué oferta formativa necesita mi ciudad?.
- El profesional de la educación social como usuario de las técnicas psicosociales.
- Las competencias personales y sociales del educador social.
- La formación en valores.
- El caso de la gitana menor de edad.
- La negociación en el instituto de educación secundaria.
- Diseño del organigrama de la sección de jóvenes en la concejalía de servicios sociales de un ayuntamiento.
- El trabajo del educador social como los enfermos terminales.
- Los inmigrantes ¿conflicto social?
- El educador social en el sindicato.
- El educador social en un centro de personas adultas (CEPA).
- El trabajo del educador social con la tercera edad.
- Los roles del educador social en las organizaciones educativas.
- Los programas de formación para el empleo y la inteligencia emocional.
- Los programas de formación para el empleo y el aprendizaje. colaborativo.
- Aplicación de la metodología de la investigación etnográfica en la empresa.
- La gestión del conocimiento de los ´jubilados´ y el ´asesoramiento´ en la empresa.

Divulgação... "Papel por Alimentos"

O Banco Alimentar contra a Fome vai lançar uma nova campanha, no início de 2012, para incentivar a população a trocar papel usado por alimentos. Assim, e por cada tonelada de papel recolhido pelo Banco Alimentar, a empresa Quima, de recolha e recuperação de desperdícios, irá entregar o equivalente a 100 euros em alimentos.

O papel – revistas, jornais, fotocópias ou outros – pode ser entregue nas instalações do Banco Alimentar contra a Fome, em várias cidades portuguesas. De acordo com o Banco Alimentar, o objectivo é chegar às pessoas mas também a entidades ou empresas que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

Esta campanha integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor”, explica o Banco Alimentar.

Finalmente, o objectivo passa também por associar valores ambientais à normal onda de solidariedade que invade as campanhas do Banco Alimentar.

3.1.12

Desamarras: Os Rostos do Rendimento Social de Inserção do Porto


Um projecto realizado e produzido por João Carlos Louçã, Nuno Moniz e Ricardo Sá Ferreira