25.1.12

Divulgação de Projectos # 17

The Amazings


No Reino Unido, a empresa social Amazings é uma nova empresa social em Londres que paga a pessoas reformadas ou prestes a reformarem-se para que partilhem em grupos de actividades algumas das suas competências, conhecimentos e experiências que ganharam ao longo da sua vida activa, de modo a trazê-los de volta à comunidade.

Acima de tudo, o que a empresa social Amazings pretende combater é o isolamento das pessoas que vivem em comunidades isoladas onde a maioria destas não conhece o seu vizinho, traduzindo-se esta situação em menos capacidade de se tomar conta das pessoas mais velhas e de se apoiar os mais jovens.

A Amazings é uma nova forma de modelo de voluntarismo, que pretende “trazer as pessoas de volta para o tecido social.” A equipa Amazings permite que as pessoas que estão reformadas tragam de volta as suas competências e habilidades às suas comunidades por um pequeno valor. Assim, um fotógrafo que esteja aposentado pode dar aulas de fotografia a preto e branco ou um historiador na comunidade pode oferecer uma “tour” de bicicleta local.

Uma plataforma web fornece a “vitrine” para essas competências que são “trocadas” por valores entre 10£ e 25£.
A chefe de equipa da Amazings, Katie Harris defende que: “o maior desafio que enfrentaram foi as pessoas não entenderem quão incrível elas são! É óptimo quando encontramos alguém que desfia uma lista de coisas que pode fazer, que para elas são muito normais, mas para nós são seriamente interessantes!”

Para saber mais como a empresa social Amazings consegue ligar as comunidades entre si através de experiências e competências que podem ser transferidas para outras gerações:

The Amazings (site)
Amazings (Springwise)
The Amazing (facebook)

Sem comentários: