27.9.11

Divulgação de Projectos # 6

PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural



A PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural, associação sediada na baixa do Porto, tem como objectivo global a promoção do desenvolvimento humano através da arte, neste sentido desde o início da sua actividade justificou-se a criação no seu seio do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto). Este colectivo tem vindo a aprofundar a pesquisa, o desenvolvimento e a multiplicação desta metodologia nomeadamente através do trabalho com diversos públicos em contexto escolar e comunitário.

O Teatro-Fórum, técnica utilizada em mais de 70 países de todo o Mundo, surge como uma das ferramentas centrais na metodologia do Teatro do Oprimido (T.O.) que teve a sua origem nos anos 60 num contexto de ditadura na América Latina. O teátrologo brasileiro Augusto Boal sistematizou esta metodologia inspirando-se nas tónicas da Pedagogia do Oprimido criada pelo seu contemporâneo Paulo Freire. São de destacar os princípios da multiplicação, solidariedade e ética como pilares fundamentais e nutrientes necessários para que a Árvore do T.O. (que sintetiza toda a metodologia) possa continuar a crescer forte e de maneira coerente.

De uma forma sintética esta metodologia sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objectivo da desmecanização física e intelectual dos participantes permitindo o ensaio de alternativas para situações que se revelem como opressões na vida quotidiana. O T.O. é usado como meio de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de participação activa, de promoção da consciência cívica e consequentemente de desenvolvimento social e comunitário.

Todas as criações desenvolvidas devem reflectir as inquietações, necessidades, urgências e problemáticas sentidas pelos participantes, sendo os grupos que definem os temas a serem apresentados e abertos à discussão. Uma característica fundamental do TO é estabelecer uma comunicação directa, activa e participada entre espectadores e actores, transformando-os em espect-actores. Com a proposta do T.O. todos têm lugar à participação utilizando-se a arte como catalisadora da emancipação e afirmação dos oprimidos.



Contactos:


PELE (site)


PELE (Blogue)


PELE (Facebook)

Sem comentários: