14.9.11

Divulgação Projectos # 2

Projecto Cuidar de Quem Cuida



O Projecto Cuidar de Quem Cuida focaliza-se no cidadão doente e, sobretudo, no cidadão que assume o papel de Cuidador Informal. Neste sentido, delinearam-se cinco linhas de acção:

Linha 1 - Grupos de Intervenção Psicoeducativa
Consiste no apoio psicoeducativo aos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer e/ou em situação de pós-AVC. Tem como objectivo fundamental reduzir os efeitos negativos e a sobrecarga que se associa à tarefa Cuidar e, neste sentido, prevenir a sua exacerbação, como consequência da optimização de competências, autonomia e auto-estima do cuidador. Organiza-se em torno de duas dimenões: i) vertente educativa e ii) vertente de suporte psicológico.

Linha 2 - Bolsa de Cuidadores Formais com Formação Avançada
Dedica-se à criação de uma bolsa de agentes de geriatria com formação avançada, sensibilizados para a problemática do Cuidar Informal e orientados para os cuidados a pessoas com doença de Alzheimer e/ou em situação de pós-AVC. O objectivo desta linha prende-se com a disponibilização de uma base de dados continuamente actualizada dos recursos humanos referenciados, para que os mesmos possam ser contratados por familiares interessados.

Linha 3 - Dinamização das Redes de Voluntariado Locais
Propõe-se à mobilização das redes locais de voluntariado de cada município, no sentido de formar uma rede de voluntários activos, sensibilizados para as problemáticas da doença de Alzheimer e AVC. O objectivo é disponibilzar um apoio pontual aos cuidadores informais, por períodos de curta duração, com ou sem periodicidade.


Linha 4 - Serviço de Descanso aos Cuidador: soluções de internamento temporário
Destina-se ao diagnóstico social das respostas existentes ao nível das IPSS's dos cinco municípios, bem como da adequação e receptividade junto dos cuidadores informais.

Linha 5 - Fóruns de Discussão
Esta última linha tem como objectivos gerais a sensibilização da comunidade e dos profissionais para a problemática dos cuidados informais, bem como de respectivas necessidades e carências. Numa fase final, pretende-se a disseminação dos resultados do projecto.


Mais informações em Cuidar de Quem Cuida.

Sem comentários: