14.9.11

Divulgação Projectos # 1

Usina - Intervenção Social


A USINA é uma associação de intervenção social que tem como principal objectivo a promoção de Projectos de Intervenção Social que contribuam para o desenvolvimento sustentado da população do nosso país, tanto a nível cultural como social. Está também no primeiro plano das nossas preocupações a luta por uma melhor saúde física e psíquica dos nossos concidadãos e concidadãs.

A estratégia global de intervenção da USINA, assente em diferentes áreas, como a produção de instrumentos científico-pedagógicos, a formação de profissionais de diferentes áreas, a investigação e acção em metodologias inovadoras para a abordagem de temáticas relacionadas com a saúde junto de crianças, jovens e adultos, centra-se no desenvolvimento de actividades em torno de três eixos:

1 Metodologia Teatro-debate
O teatro-debate consiste na representação de uma peça em que são apresentados determinadas situações susceptíveis de discussão a um público específico. É uma forma de teatro comunitário, destinado a levar as pessoas a reflectir sobre os problemas com que se deparam e de as envolver na forma de os ultrapassar.

O teatro-debate assenta, fundamentalmente, na participação activa do público realçando, assim, a importância da opinião individual numa discussão geradora de soluções. Esta participação do público, na 2ª Parte da peça, acontece sempre que alguém reage à forma como a situação é conduzida no palco. Há, então, a possibilidade de subir ao palco, vestir o personagem e dar um curso diferente à cena.

Este tipo de metodologia implica, assim, um enorme trabalho de formação contínua de todo o grupo, pois é no improviso que acontece o debate.

2 Investigação/Formação
A USINA promove diferentes modalidades de formação destinadas a profissionais das áreas da educação, saúde e intervenção social.
Com este eixo, garante uma formação permanente dos seus colaboradores (Técnicos e Actores), bem como de todos que manifestem interesse em actualizar/ reforçar competências nas áreas da Intervenção Social/ Promoção da Saúde.
Dispõe de uma bolsa de formadores que asseguram, em todo o país, a execução de acções de formação, workshops e o acompanhamento de projectos nesta área.

3 Programas lúdico-pedagógicas
Através deste eixo de intervenção a USINA desenvolve um conjunto diversificado de actividades que se operacionalizam em três programas:

Programa Saúde/Aventura - Conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, com vista à promoção da saúde, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, em várias zonas do país, com duração de 3 a 5 dias.

Programa Saúde/Família - Inter-rails para pais/filhos/famílias que visam a dinamização de espaços lúdicos com vista à promoção da saúde/bem-estar, através do reforço da comunicação/relação intergeracional.

Programa Saúde/Tempos Livres - Espaço lúdico para exploração e descoberta no que concerne aos tempos-livres de crianças e jovens, nomeadamente nas pausas lectivas, com vista à promoção da saúde, através de ateliers temáticos sobre os diferentes determinantes da saúde: alimentação, sexualidade, consumos de álcool/tabaco/outras drogas, actividade física e saúde mental.



Mais informações sobre o projecto:



Sem comentários: