Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projectos de vida, objectivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.
A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.
A Acção Qualidade de Vida foi a forma que a Associação Salvador encontrou para ajudar parte destas pessoas a cumprir os seus objectivos de vida. Aspessoas têm que candidatar-se durante um período determinado pela Associação Salvador, e enviar um conjunto de informação acompanhado por um projecto de vida, sujeita a análise de um júri, e avaliada com base nos seguintes critérios: Grau de Incapacidade motora; Condição Sócio Económica; Grau de Necessidade do Apoio; Grau de Integração; Motivação para a Mudança; Impacto na Comunidade.
Para se candidatar à Acção Qualidade de Vida 2011 é obrigatório que leia o regulamento que está disponível para download aqui .
O que é a Acção Qualidade de Vida?
A Acção Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros. Nas três edições da Acção Qualidade de Vida – 2008, 2009 3 2010 – foram atribuídos apoios a 30 pessoas com deficiência motora num valor total de 145 mil euros.
Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos em 2011 foram criadas duas categorias:
- “ Vida com Dignidade” - os apoios visam satisfazer necessidades básicas do candidato, contribuindo para uma melhoria da sua condição de vida.
- “ Mudança de Vida” - os apoios a atribuir visam tornar a pessoa mais activa, promovendo a sua melhor integração na sociedade.
A Acção Qualidade de Vida visa apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social e /ou Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Valor disponível para a Acção Qualidade de Vida 2011
Estão previstos 100 mil euros a serem repartidos pelas duas categorias.
Quem se pode candidatar à categoria “Vida com Dignidade”?
• Pessoas com paraplegia, tetraplegia ou ainda a pessoas com mobilidade reduzida e/ ou deficiência motora.
• Sem restrições de idade.
• Nota: A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros no caso deste ser menor ou ter limitações cognitivas.
Quem se pode candidatar à categoria “Mudança de Vida”?
• Pessoas com paraplegia, tetraplegia ou ainda a pessoas com mobilidade reduzida e/ ou deficiência motora.
• O candidato apresentar um projecto de vida associado ao apoio pedido.
• Ter entre 18 e 60 anos.
• Nota: A candidatura tem de ser apresentada pelo próprio.
Quais são os critérios de avaliação?
a) Categoria “ Vida com Dignidade”
- Grau de incapacidade
- Grau de necessidade
- Situação Sócio Económica
b) Categoria “ Mudança de Vida”
- Grau de incapacidade motora
- Grau de necessidade
- Situação Sócio Económica
- Motivação para a mudança
- Impacto na comunidade
- Grau de integração
Como é feita a selecção dos candidatos a apoiar?
A selecção das candidaturas é feita por um júri constituído por um médico, um fisioterapeuta e um membro da Direcção da Associação Salvador.
Que apoios podem ser pedidos?
As pessoas com deficiência motora podem pedir qualquer tipo de apoio, desde que devidamente fundamentado.
Documentos obrigatórios para que a candidatura seja válida *:
1 – Ficha de inscrição, e no caso de candidaturas na categoria “Mudança de Vida” envio de Projecto Pessoal
a) Ficha de inscrição para categoria
Mudança de Vida (
clique aqui para fazer download)**
b) Ficha de inscrição para categoria Vida com Dignidade (clique aqui para fazer download)
c) Ficha de reinscrição para candidatos que não foi possível apoiar em 2010 por falta de verba, mas que pretendem recandidatar-se (clique aqui para fazer download)
2 – Cartas de Apoio (mínimo 2, máximo 5)
3 – IRS do último ano do próprio e do agregado familiar. Caso não faça declaração de IRS enviar documento das finanças comprovativo e declaração da segurança social com o valor da pensão que aufere.
4 – Dois orçamentos do apoio requerido. No caso de pedidos de Ajudas Técnicas os orçamentos devem vir acompanhados da respectiva prescrição médica com indicação do código ISO.
5 – Atestado de incapacidade multiuso emitido há menos de 5 anos.
6 - Fotocópias da Carta de Condução (se tiver) e do Cartão do Cidadão. Caso não tenha Cartão do Cidadão envie fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte e Cartão de Beneficiário.
* Sem o envio de todos os documentos requeridos a candidatura não passará para a fase seguinte, que será a análise pelo júri.
** Para facilitar o preenchimento da candiatura disponibiliza-se aqui um formulário preenchido com dados fictícios para exemplo. Fazer aqui o download do exemplo de candidatura na categoria Mudança de Vida.
Qual o prazo limite de candidaturas?
As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 29 de Abril 2011 (data de carimbo dos correios), por correio registado para:
Associação Salvador
Av. Fontes Pereira de Melo, 14, 9º
1050-121 Lisboa
Datas importantes:
1 - Recepção de candidaturas: Entre 11 de Fevereiro e 29 de Abril 2011
2 - Validação das candidaturas recebidas pela Associação Salvador: De 2 a 16 de Maio 2011
3 – Avaliação das candidaturas pelo júri: 17 de Maio a 29 de Julho 2011
4 - Divulgação de resultados: 29 de Julho 2011
5 - Entrega de apoios: Setembro 2011 – data a definir