28.3.11

Reflexão Notícias # 12 (Sem-Abrigo)


Maioria dos sem-abrigo portugueses são homens entre 30 e 49 anos





Quase todos os sem-abrigo em Portugal são homens e a maioria tem entre 30 e 49 anos e o sexto ano de escolaridade, de acordo com um questionário realizado no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo.




No final de 2009, altura em que foi levado a cabo um questionário a fim de ser criada uma base de dados dos sem-abrigo em Portugal, "foram identificadas 2.133 pessoas sem tecto e sem casa, que dormem na rua, em carros, em casas abandonadas ou que pernoitam em Centros de Acolhimento Temporário".


Segundo revelou à agência Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, trata-se de uma população maioritariamente masculina (84%), que tem entre 30 e 49 anos (60%) e com o sexto ano de escolaridade (54%).


A ruptura familiar é a razão indicada por mais sem-abrigo (33,1%) para justificar a situação em que se encontram, seguindo-se o desemprego (22,3%) e as causas pessoais (20,8 por cento).


Entre os problemas associados à condição de sem-abrigo e a principal necessidade de apoio estão o consumo de substâncias psicoactivas (drogas 31,3% e álcool 19%), as doenças mentais (11,4 por cento), as doenças físicas (11,3%) e a falta de ocupação (16,9%).


A criação da base de dados dos sem-abrigo foi anunciada pelo Governo em Março de 2009, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo, mas só agora foram conhecidos os dados recolhidos.



rganizada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social em conjunto com outras entidades públicas e privadas, esta Estratégia visa permitir a coordenação dos recursos existentes e apostar em três áreas específicas: prevenção, intervenção e acompanhamento.


O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai incluir pela primeira vez no CENSOS deste ano as pessoas sem-abrigo.




Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1816936&page=1 28/03/2011


24.3.11

The Girl Effect... ou a importância da educação?



We have a situation on our hands!!!

Formação Psicogerontologia

A Fundação Bomfim, no âmbito do Projecto +Saúdarte, vai realizar 1 Acção de Formação "Psicogerontologia" de 35h, dirigida a Técnicos de Gerontologia e Ciências Sociais ou Humanas, Estudantes e Público em Geral.

A acção de formação é gratuita e será entregue o respectivo certificado a cada um dos participantes.

A inscrição deverá ser entregue até ao dia 15 de Abril.

Sofia Cunha
Coordenadora Projecto +Saudarte
Fundação Bomfim
Rua da Boavista nº152 4700-416 Braga
Tel: 253271267 / 253213749 Fax: 253216236
www.bomfim.org

Quinzena da Educação (Famalicão)

O Município de Vila Nova de Famalicão irá promover, mais uma vez, a Quinzena da Educação,de 01 a 15 de Abril de 2011, com os seguintes objectivos:

1. Consolidar, enfatizar e valorizar o trabalho desenvolvido, no âmbito da educação, por todos os parceiros da rede de educação e formação do concelho de Vila Nova de Famalicão;

2. Contribuir para a complementaridade da educação desenvolvida em contexto escolar, proporcionando a todas as crianças e jovens condições de excelência para a sua formação;

3. Proporcionar condições de partilha de boas práticas, com vista a potencialização do trabalho das diversas instituições educativas e dos seus respectivos intervenientes.

Estão todos convidados a participar nas actividades durante esta Quinzena da Educação.


As fichas de inscrição do Fórum Saúde Escolar: Boas Práticas deverão ser enviadas, impreterivelmente, até o dia 1 de Abril de 2011, para os serviços da Divisão da Educação:
Rua Direita,
4760-134 Vila Nova de Famalicão;
Telefone: 252 320 954/Fax: 252 377 110
(Técnicas: Cláudia Costa/Mariana Pereira);

E-mail: lupinhas@vilanovadefamalicao.org ou claudiacosta@vilanovadefamalicao.org

Departamento de Educação e Desporto
Serviços Educativos
Rua Direita
4760-134 Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320954
Fax: 252 377110
E-mail: servicoseducativos@vilanovadefamalicao.org
Internet: www.vilanovadefamalicao.org
Facebook: www.facebook.com/municipiodefamalicao

20.3.11

Biblioteca #14

Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos


Autor (es): Glória Perez Serrano
Ano de edição: 2010
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720348579
Preço: 12,52 € - COMPRAR

Sinopse
Neste livro encontram-se importantes indicações práticas sobre o tema da construção de projetos de intervenção social, em torno do qual se desenvolvem princípios que vão desde a elaboração de diagnósticos à aplicação e avaliação dos projetos, passando pela sua planificação.

Segue-se uma multifacetada apresentação de casos práticos, que cobrem problemáticas atualmente tão sensíveis como a participação da mulher na vida da sociedade, a terceira idade e as suas instituições de acolhimento, a situação dos pais nas comunidades educativas e, inclusive, a própria organização dos trabalhadores sociais.

Por outro lado, verifica-se sempre uma harmoniosa conjugação da transposição didática do quotidiano e do vivido, que caracterizam a espontaneidade dos acontecimentos e sentidos da experiência profissional, com uma rigorosa categorização das noções envolvidas e um exigente esclarecimento dos conceitos pressupostos.

A linguagem utilizada ¿ muito direta e nada rebuscada ¿ alia-se a um esforço contínuo de sistematização que vai permitindo ao leitor operar sínteses e controlar as suas aquisições em termos de conhecimentos e de destrezas.

Acção Qualidade de Vida 2011

Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projectos de vida, objectivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais obviamente não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.

A Acção Qualidade de Vida foi a forma que a Associação Salvador encontrou para ajudar parte destas pessoas a cumprir os seus objectivos de vida. Aspessoas têm que candidatar-se durante um período determinado pela Associação Salvador, e enviar um conjunto de informação acompanhado por um projecto de vida, sujeita a análise de um júri, e avaliada com base nos seguintes critérios: Grau de Incapacidade motora; Condição Sócio Económica; Grau de Necessidade do Apoio; Grau de Integração; Motivação para a Mudança; Impacto na Comunidade.

Para se candidatar à Acção Qualidade de Vida 2011 é obrigatório que leia o regulamento que está disponível para download aqui .


O que é a Acção Qualidade de Vida?

A Acção Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, para atribuir apoios directos e pontuais a pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros. Nas três edições da Acção Qualidade de Vida – 2008, 2009 3 2010 – foram atribuídos apoios a 30 pessoas com deficiência motora num valor total de 145 mil euros.
Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos em 2011 foram criadas duas categorias:
- “ Vida com Dignidade” - os apoios visam satisfazer necessidades básicas do candidato, contribuindo para uma melhoria da sua condição de vida.
- “ Mudança de Vida” - os apoios a atribuir visam tornar a pessoa mais activa, promovendo a sua melhor integração na sociedade.

A Acção Qualidade de Vida visa apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social e /ou Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Valor disponível para a Acção Qualidade de Vida 2011
Estão previstos 100 mil euros a serem repartidos pelas duas categorias.

Quem se pode candidatar à categoria “Vida com Dignidade”?
• Pessoas com paraplegia, tetraplegia ou ainda a pessoas com mobilidade reduzida e/ ou deficiência motora.
• Sem restrições de idade.
• Nota: A candidatura pode ser apresentada pelo próprio ou por terceiros no caso deste ser menor ou ter limitações cognitivas.

Quem se pode candidatar à categoria “Mudança de Vida”?
• Pessoas com paraplegia, tetraplegia ou ainda a pessoas com mobilidade reduzida e/ ou deficiência motora.
• O candidato apresentar um projecto de vida associado ao apoio pedido.
• Ter entre 18 e 60 anos.
• Nota: A candidatura tem de ser apresentada pelo próprio.

Quais são os critérios de avaliação?
a) Categoria “ Vida com Dignidade”
- Grau de incapacidade
- Grau de necessidade
- Situação Sócio Económica

b) Categoria “ Mudança de Vida”
- Grau de incapacidade motora
- Grau de necessidade
- Situação Sócio Económica
- Motivação para a mudança
- Impacto na comunidade
- Grau de integração

Como é feita a selecção dos candidatos a apoiar?
A selecção das candidaturas é feita por um júri constituído por um médico, um fisioterapeuta e um membro da Direcção da Associação Salvador.

Que apoios podem ser pedidos?
As pessoas com deficiência motora podem pedir qualquer tipo de apoio, desde que devidamente fundamentado.

Documentos obrigatórios para que a candidatura seja válida *:

1 – Ficha de inscrição, e no caso de candidaturas na categoria “Mudança de Vida” envio de Projecto Pessoal
a) Ficha de inscrição para categoria Mudança de Vida (clique aqui para fazer download)**

b) Ficha de inscrição para categoria Vida com Dignidade (clique aqui para fazer download)

c) Ficha de reinscrição para candidatos que não foi possível apoiar em 2010 por falta de verba, mas que pretendem recandidatar-se (clique aqui para fazer download)

2 – Cartas de Apoio (mínimo 2, máximo 5)
3 – IRS do último ano do próprio e do agregado familiar. Caso não faça declaração de IRS enviar documento das finanças comprovativo e declaração da segurança social com o valor da pensão que aufere.
4 – Dois orçamentos do apoio requerido. No caso de pedidos de Ajudas Técnicas os orçamentos devem vir acompanhados da respectiva prescrição médica com indicação do código ISO.
5 – Atestado de incapacidade multiuso emitido há menos de 5 anos.

6 - Fotocópias da Carta de Condução (se tiver) e do Cartão do Cidadão. Caso não tenha Cartão do Cidadão envie fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte e Cartão de Beneficiário.

* Sem o envio de todos os documentos requeridos a candidatura não passará para a fase seguinte, que será a análise pelo júri.

** Para facilitar o preenchimento da candiatura disponibiliza-se aqui um formulário preenchido com dados fictícios para exemplo. Fazer aqui o download do exemplo de candidatura na categoria Mudança de Vida.

Qual o prazo limite de candidaturas?
As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 29 de Abril 2011 (data de carimbo dos correios), por correio registado para:
Associação Salvador
Av. Fontes Pereira de Melo, 14, 9º
1050-121 Lisboa

Datas importantes:

1 - Recepção de candidaturas: Entre 11 de Fevereiro e 29 de Abril 2011
2 - Validação das candidaturas recebidas pela Associação Salvador: De 2 a 16 de Maio 2011
3 – Avaliação das candidaturas pelo júri: 17 de Maio a 29 de Julho 2011
4 - Divulgação de resultados: 29 de Julho 2011
5 - Entrega de apoios: Setembro 2011 – data a definir

Voluntariado no Porto

10.3.11

Um ano na crise... I


Durante um ano, o PÚBLICO vai acompanhar os reflexos da crise na vida de cinco famílias, de norte a sul do país.

Através de relatos na primeira pessoa, textos jornalísticos, dados estatísticos e contribuições dos leitores, “Um ano na crise” pretende ser um retrato do país, num dos seus piores momentos económicos.



9.3.11

Biblioteca # 13


Técnicos Superiores de Educação Social.
Necessidade e Pertinência de um Estatuto Social


Autor (es): Silvia Azevedo
Ano de edição: 2011
Editor: Fronteira do Caos Editores Lda
ISBN: 9789898070630
Preço: 10,80 € - COMPRAR

Sinopse
Esta obra insere-se num quadro e âmbito reais, bem actual, onde se torna fundamental conjugar o verbo intervir, sem desistir, no plano das mentalidades, de modo a desencadear mudanças qualitativas conducentes a uma sólida abertura, no terreno da tolerância, da responsabilidade e da solidariedade da pessoa humana. Um livro inédito sobre esta área do conhecimento. Resulta de uma tese de mestrado aprovada com boa classificação e inclui documentação importante para os técnicos desta área. O público a que se destina é vasto, sendo indispensável como livro de consulta e instrumento técnico de acção.

7.3.11

IX Jornadas de Saúde Mental no Idoso (Porto)


Criminologia e Intervenção Social


As candidaturas poderão ser realizadas até ao dia 11 de Março, na sede da Associação de Investigação e Debate em Serviço Social (sito na Rua da Constituição, n.º 814, 5.º andar, sala 29) ou por e-mail (ifhs.porto@gmail.com) anexando o respectivo comprovativo de pagamento.

As sessões decorrerão na sede da AIDSS aos sábados (09h30-12h30 e 14h30-17h30), com início no dia 19 de Março. Excepcionalmente, com acordo dos formandos e para permitir a participação de oradores convidados, poderão decorrer em outros dias.

Coaching - Intervenção Social