14.7.12

Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC)


1 – Actualmente, o novo Curso de Educação Social pós-Bolonha é composto, no 1º ciclo de formação, por três anos ou seis semestres lectivos. Dada a complexidade que a intervenção social exige, são inúmeros os alunos que, após esses primeiros três anos, sentem necessidade de formação complementar, para aprofundar conhecimentos mas, acima de tudo, alargar competências para intervir, de forma ainda mais válida, em diferentes contextos. O Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da ESES foi vocacionado precisamente para este segundo momento de formação: Entre outras competências, proporcionará uma sólida formação em LEGISLAÇÃO SOCIAL (cada vez mais solicitada no âmbito das diversas organizações e instituições sociais); fornecerá, igualmente, competências especializadas na área dos PROJECTOS E ORÇAMENTAÇÃO/VIABILIZAÇÃO ECONÓMICA (com inegável interesse no âmbito do mercado de trabalho actual).
As áreas de especialização em torno das quais se estrutura o MESIC são:
- Crianças e jovens em risco;
- Problemáticas com adultos e idosos;
- Intervenção em contextos educativos;
- Gestão das Organizações Sociais.

2 – Prevê-se, num futuro próximo, que o mercado de oferta de profissionais formados em Educação Social contará, maioritariamente, com profissionais que, além da Licenciatura em Educação Social, concluíram o respectivo Mestrado em Educação Social. Desta forma, também os Licenciados mais antigos (que concluíram o antigo Plano de Estudos de cinco anos) têm todo o interesse -por questões comparativas/concorrenciais face aos seus colegas pós-Bolonha-, em conseguir o título de Mestres em Educação Social e Intervenção Comunitária conferido pela ESES pois, só assim, se encontrarão em igualdade de circunstâncias com eles!

3 – A pensar especialmente nos licenciados mais antigos (do curso de cinco anos), a ESES desenvolveu um pacote de vantagens comparativas: 
• Aos Licenciados que concluíram o antigo Plano de Estudos (5 anos) serão atribuídos créditos: estarão dispensados de algumas das Unidades Curriculares do Plano de Estudos do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da ESES; 
• Complementarmente ao ponto anterior, serão ainda atribuídos mais créditos em função de experiência profissional relevante entretanto adquirida no mercado de trabalho. 

Por isso, quer seja um Licenciado recente do curso de Educação Social (de três anos), quer seja um dos antigos Licenciados (com cinco anos), o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária da ESES foi criado para si: novos conhecimentos, consolidação de competências de acção no terreno e um Título de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária que será cada vez mais indispensável num futuro próximo!!!

- As candidaturas devem ser apresentadas no Secretariado da formação pós-graduada /Secretaria da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Contactos para mais informações: 
pmg@ese.ipsantarem.pt / Tel.: 243 309 180
Período de candidaturas: 7 de junho a 18 de julho 
Afixação da lista provisória: 23 de julho 
Período de reclamações: 24 e 25 de julho
Afixação da lista definitiva: 26 de julho

- O valor das propinas para os dois anos letivos é de 2200 euros (1º ano: 1100 euros em 10 prestações pagáveis ao longo do ano letivo; 2º ano: 1100 euros em 10 prestações pagáveis ao longo do ano letivo). A taxa de inscrição é de 100 euros não reembolsáveis. 

- Os interessados podem candidatar-se a bolsa cuja atribuição ficará a depender do cumprimento dos requisitos legalmente previstos.

Sónia de Jesus 
tel: 243 309 180; Fax: 243 390 189
email:sonia.jesus@ese.ipsantarem.pt

Sem comentários: