24.7.12

Entrevista a Bruto da Costa


Alfredo Bruto da Costa, sociólogo com larga experiência em investigação sobre a pobreza em Portugal, analisa casos de pessoas que se viram recentemente obrigadas a recorrer às cantinas sociais para terem uma refeição.


Bruto da Costa observa que falta uma rede de segurança mínima para pessoas pobres e alerta que há vários tipos de pobres. Há pobres empregados, há pobres reformados, e há pobres que são pessoas inativas, como as domésticas. O sociólogo explica que idosos e crianças são os grupos mais vulneráveis. 



Nesta entrevista conduzida pelo jornalista Nuno Rodrigues, Bruto da Costa defende que o sistema de ensino é fulcral para quebrar o ciclo vicioso de pobreza entre gerações, sublinhando que o sistema português não está preparado para apoiar crianças de famílias pobres. Bruto da Costa avalia ainda negativamente a atuação do governo em relação à pobreza, criticando a visão assistencialista do executivo, a qual é demonstrada pela forma como tem agido em relação ao Rendimento Social de Inserção*.


*Sublinhado meu.


Ouvir a entrevista aqui.



Sem comentários: