27.4.11

Publicações online # 19


Petição para a Criação da Ordem dos Técnicos Superiores de Educação Social

A Eucação Social, é uma área da Pedagogia Social e que se encontra integrada na intervenção social, educativa e comunitária. Os Técnicos Superiores de Educação Social disponibilizam diariamente, aos educandos/beneficiários dos serviços sociais e educativos, públicos e privados, um conjunto de actividades, serviços e actos socioeducativos.

Sendo uma profissão mais ou menos recente, a Educação Social tem sentido algumas dificuldades de afirmação no terreno onde actua, na sua relação diária com outros profissionais sociais,no terreno há mais tempo. Assim, a presente petiçao surge para dar relevância à construção do saber e identidade profissional da Educação Social em Portugal à semelhança de outros profissionais sociais.

Foi criada em Novembro de 2008,a Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social(APTSES), com o objectivo de promover e aprofundar o espírito associativo entre os profissionais de Educação Social, representar os seus interesses e velar pelos seus direitos.

A APTSES propõe-se a contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais e apresenta-se como uma pré-ordem. Pretende dinamizar a cooperação nacional e internacional com os seus congéneres, ou entidades afins e contribuir para o desenvolvimento das políticas que visem o bem-estar e a qualidade de vida e efectivação dos direitos sociais e humanos.

Por estes facto a APTSES deu início ao processo de constituição de uma Ordem Profissional. A bem da intervenção social,educativa e comunitária em Portugal e em defesa do cidadão e dos serviços sociais e educativos. Contamos com o seu apoio.


Assinar petição aqui.

21.4.11

Micro Filmes para Macro Causas (2011)

O Prémio Microfilmes para Macrocausas, também designado por MMCAUSAS, é uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criada em 2010 e desenvolvida em parceria com o Clube Português de Artes e Ideias e o Sapo.pt.

Tem como objectivo mobilizar jovens artistas para uma participação social e solidária na sociedade, incentivando e premiando a criação de projectos artísticos inovadores na área do vídeo digital – microfilmes com a duração máxima de 3 minutos - que tenham como matéria de trabalho temáticas sociais prementes.

Na edição de 2010, o tema do MMCAUSAS foi a pobreza e a exclusão social.

Em 2011, associando-se à celebração do Ano Europeu do Voluntariado, o MMCAUSAS será dedicado ao tema do voluntariado e da cidadania, tendo como objectivo específico fomentar e distinguir a produção de projectos fílmicos com um máximo de 3 minutos de duração que tenham como matéria de trabalho a promoção e a sensibilização para a importância do voluntariado e da cidadania e apelem a uma participação activa e positiva dos cidadãos na sociedade.

Com um prémio associado no valor pecuniário de 3.000 euros, destina-se a artistas em início de carreira residentes em Portugal e com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos.

Para efeitos de participação, os interessados deverão proceder à inscrição e ao upload dos seus trabalhos neste site até ao dia 20 de Junho.

O vencedor será escolhido entre os 15 vídeos mais votados online pelo público, por um júri composto por profissionais de reconhecido mérito.

Mais informações em http://videos.sapo.pt/mmcausas/objectivos.html

Um dia no bairro da Pasteleira...



Um olhar ao problema do estigma social na sociedade portuguesa associado aos bairros sociais. Um dia no bairro da Pasteleira, no Porto.

20.4.11

Biblioteca # 16

Acção Local no Combate à Pobreza e Exclusão Social


Autor (es): Tiago Neves, Isabel Cruz, Rosário Silva
Ano de edição: 2010
Editor: Livpsic
Preço: - COMPRAR

Sinopse
1. Introdução
2. Acção Local: enquadramento conceptual
2.1. O “nascimento” do social.
2.2. A emergência do local. A “morte” do social?
2.3. A acção local no combate à pobreza e à exclusão social.
2.3.1. A pobreza e a exclusão social.
2.3.2. A acção local.
3. Metodologia
3.1. Enquadramento geral do estudo.
3.2. A operacionalização da pesquisa. .
4. Caracterização dos Concelhos.
4.1. Introdução.
4.2. Concelho de Évora.
4.3. Concelho de Mortágua.
4.4. Concelho de Albufeira.
4.5. Concelho de São Brás de Alportel.
4.6. Concelho de Lisboa.
4.7. Concelho do Porto.
4.8. Concelho de Fronteira
4.9. O Concelho de Penamacor.
4.10. Concelho de Vila Nova de Famalicão
4.11. O Concelho de Terras de Bouro.
4.12 Concelho de Campo Maior.
4.13. Concelho de Vinhais.
4.14 Notas finais.
5. As Instituições Locais
5.1. O lugar da acção local.
5.2. As questões do financiamento.
5.3. As parcerias.
5.4. Metodologias/estratégias de intervenção
5.4.1. O assistencialismo .
5.4.2. O desenvolvimento comunitário.
5.5. A relação entre o local e o central.
5.5.1. Aspectos gerais.
5.5.2. A relação entre planos nacionais e acção local
5.5.3. A retroacção do local sobre o central.
5.5.4. Críticas do local ao central.
5.5.5. Sugestões do local ao central.
5.6. A avaliação
6. As Estruturas Centrais
6.1. O lugar da acção local.
6.2. A relação entre o local e o central.
6.3. Os novos problemas sociais.
6.4. Áreas prioritárias de intervenção e propostas de actuação.
7. Considerações Finais e Recomendações
7.1. Considerações finais.
7.2. Recomendações.
Referências bibliográficas
ANEXOS

18.4.11

I Congresso Internacional de Educação Social

6 de Maio de 2011 (Sexta-Feira)

9h00| Abertura do secretariado

9h30| Abertura Solene

Fernando Sebastião – Presidente do Instituto Politécnico de Viseu
Sílvia Azevedo – Presidente da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES) – Apresentação de uma Pré-Ordem
Rúben Amorim – Vice - Coordenador da extensão de Viseu da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES)

10h30| Fernando Canastra – Instituto Politécnico de Leiria - A formação dos Técnicos Superiores de Educação Social no quadro da Pedagogia Social

11h00| Coffee-break

11h30| Raquel Becerril González e Sónia Ortega Gaite – Universidade Valladolid – Educación Social y desarrollo comunitario: una experiencia de profesionalización en el medio rural
12h00| Manuela Malheiro Ferreira – Universidade Aberta - A educação para a cidadania como enquadramento do exercício profissional do Educador Social
12h30| Debate

13h00| Almoço

14h30| Carlos Azevedo – Coordenador Geral da União Distrital das Instiruições Particulares de Solidariedade Social – Coordenar e dirigir insituiçoes sociais e educativas - novos paradigmas
15h00| Ester Almeida – Universidade Aberta - A emergência das novas mediações sociopedagógicas no contexto da educação intercultural
15h30| Intervalo
16h00| Hortense José – ASRCBF Vai Avante - Intervir e desenvolver práticas em RSI

Workshop a decorrer em simultâneo
16h30| Joana Cruz – Grupo Teatro Oprimido - O Teatro do Oprimido como método de intervenção na Educação Social

Rúben Amorim – Residência Assistida para Idosos Humildasus – A Educação Social integrada nas respostas sociais para idosos – A experiência de um desafio

17h30| Visita ao Museu Grão Vasco

20h00| Jantar

22h00| Visita à Sé e Animação Nocturna


7 de Maio de 2011 (Sábado)

9h00| Abertura do Secretariado

9h30| Dário Gomes – Coordenador da extensão de Viseu da Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social (APTSES)
Esperança Ribeiro – Escola Superior de Educação de Viseu

10h30| Cláudia Teixeira – Universidade Portucalense - Educação de Adultos – Campo de Práticas para a Educação Social

11h00| Coffee-Break

11h30| Ana Lúcia Massas – Sindicato dos Trabalhadores da Sáude, Solidariedade e Segurança Social – Enquadramento legislativo dos Técnicos Superiores de Educação Social
12h00| Rute Cruz – Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social - Apresentação e aprovação de Documentos Profissionais e Código Deontológico
12h30| Bruno Ferreira - Escola Superior de Educação de Torres Novas - Da formação sénior à Gerontagogia: novos desafios para a Educação Social

Debate

13h00| Almoço

14h30| Bruno Nunes- Associação Nacional de Jovens Empreendedores - Empreendedorismo Social
15h00| Luís Jacob – SocialGest- Empreendedorismo em Educação Social: o papel da Socialgest - boas práticas
15h30| Sílvia Azevedo – Universidade Portucalense – Apresentação do livro “Técnicos Superiores de Educação Social – Necessidade e Pertinência de um Estatuto Profissional”
Debate

16h00| Intervalo

Workshops a decorrer em simultâneo

17h00| Gisela Pereira – Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira – Concelho da Moita - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: experiências de Educação Social
17h00| Ana Monteiro – Aldeias SoS - A Educação Social em S. Tomé e Príncipe: uma experiência inovadora

18h00| Fecho do Congresso – Entrega dos diplomas

Qualquer dúvida ou sugestão que se possam colocar não hesitem em contactar-nos.
aptsesdepartamentoformativo@gmail.com


6.4.11

Biblioteca # 15


Empowerment, Participation and Social Work


Autor (es): Robert Adams
Ano de edição: 2008
Editor: Palgrave Macmillan
ISBN: 9780230019997
Preço: 22,65 € - COMPRAR

Sinopse
Offers coverage spanning both conceptual debates about empowerment and a range of practice issues. This book contains material on empowering children and adults.

4.4.11

Sistemas de Qualidade em Organizações do Sector Social (Workshop)

O Workshop Sistemas de Qualidade em Organizações do Sector Social é uma sessão de trabalho dirigida a actuais ou futuros Técnicos Superiores, Directores Técnicos e Dirigentes de Instituições de Solidariedade Social que pretendam conhecer o processo de Implementação do Sistema de Qualificação das Respostas Sociais, bem como os desafios que se colocam nos processos de Certificação de Qualidade neste âmbito. Em função do interesse manifestado, seguir-se-à em tempo oportuno uma formação com a duração 12 horas, que visa aprofundar conhecimentos sobre os processos de Certificação de Qualidade e apoiar a sua implementação nas instituições.
Objectivos: Reconhecer modelos de sistemas de gestão da qualidade (SGQ) aplicáveis às organizações do Sector Social que reforcem a qualificação da produção de bens e serviços, não
circunscrito, conceptualmente, à condição de instituições prestadoras de serviços.
Plano de Trabalhos: A Política da Qualidade – descrição de modelos de SGQ, âmbito e especificidades: ISO 9001: 2008; Manual de Boas Práticas da Segurança Social; Social Accounting.

Duração: 3 horas.

Dinamizador: Vítor Gonçalves

Inscrição: 25 euros (inclui emissão de certificado de participação)

Data e Local:
Quarta-feira, 13 de Abril | 10h00 – 13h00
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Ciências Sociais
Campus Camões – Braga

Mais informações:
Dr.ª Susana Abreu, Assistente de Direcção
TLF: +351 253 206 100 | Fax: +351 253 206 107
E-mail: assistente.direccao.facis@braga.ucp.pt

Fórum Saúde Escolar (Famalicão)

O Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a ACES AVES III de Famalicão irá promover mais uma vez, o Fórum Saúde Escolar: Boas Práticas, que se realizará no dia 14 de Abril, pelas 9h00 no Centro de Estudos Camilianos em Seide S. Miguel.

Caso esteja interessado em participar contactar:
Divisão da Educação: Rua Direita, 4760-134 Vila Nova de Famalicão;
Telefone: 252 320 954/Fax: 252 377 110 (Técnicas: Cláudia Costa/Mariana Pereira);
E-mail: lupinhas@vilanovadefamalicao.org ou claudiacosta@vilanovadefamalicao.org