23.11.10

Seminário – Pobreza: Que Presente? Que Futuro?

O “Seminário – Pobreza: Que Presente? Que Futuro?” surge no âmbito do trabalho que a Fundação AMI tem desenvolvido em Portugal desde a criação do Departamento de Acção Social, em 1994, resultando também da urgência em colocar na agenda de toda a sociedade a grave violação de Direitos Humanos sem quaisquer consequências para quem a provoca.

A pobreza tem-se tornado ao longo dos tempos num dos principais entraves à evolução das sociedades. Por ser uma ofensa à dignidade humana e um dos principais focos de instabilidade social, muitos governos têm procurado inserir nos seus programas de governação políticas que visem combater este flagelo social, mas que se têm revelado insuficientes face aos desequilíbrios económicos e sociais das últimas décadas.

De acordo com os resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2009 pelo INE e publicado recentemente, 17,9% da população residente em Portugal encontrava-se em risco de pobreza. No entanto, observando-se a informação existente nos últimos 36 anos o valor médio da Taxa de Risco de Pobreza tem permanecido nos 20%. As conclusões do estudo do INE referem ainda que "considerando apenas os rendimentos do trabalho, de capital e transferências privadas, a taxa de risco de pobreza seria de 41,5%”, ou seja, num cenário sem apoios sociais os números seriam mais alarmantes. E se a este cenário excluirmos o trabalho realizado pelas inúmeras instituições de solidariedade social que actuam junto dos grupos sociais desfavorecidos a vergonha nacional seria ainda maior.

Em 1994, a Fundação AMI iniciou o seu trabalho em Portugal com a criação do Departamento de Acção Social. Decorridos dezasseis anos, funcionam em todo o país nove Centros Porta Amiga, dois Abrigos Nocturnos, duas Equipas de Rua e um Serviço de Apoio Domiciliário, estando prevista a abertura de uma Residência Social na Ilha de S. Miguel ainda em 2010.

Desde 1995, até ao final do ano de 2009, foram atendidos pela primeira vez 38.929 pessoas em situação de pobreza e exclusão social. Em 2009 procuraram o apoio social da AMI 9.370 pessoas, mais 1668 casos do que em 2008, sendo que as perspectivas para 2010 não são as mais animadoras, perspectivando-se um aumento considerável no número de pessoas que procuram ajuda.


Em pleno Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, a organização do “Seminário – Pobreza: Que Presente? Que Futuro?” está integrada num conjunto de acções que a Fundação AMI tem promovido, nomeadamente:

- A conferência dedicada ao “Género e Pobreza” que decorreu em Lisboa no passado dia 8 de Março;
- A campanha “É Possível Acabar Com a situação de Sem-abrigo!” que resulta do facto de a AMI ser o representante nacional na FEANTSA (Federação Europeia das Associações Nacionais que Trabalham com os Sem-Abrigo);
- E a iniciativa de cariz nacional “24 horas - Contra a Pobreza e Exclusão Social” (organizada pela AMI juntamente com outras instituições) agendada para o dia 6 de Outubro de 2010.

Mais informações: Programa e Ficha de Inscrição.

Sem comentários: