Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos. O desafio da Inovação Social.
Autor (es): Carlos Azevedo, João Wengorovius Meneses, Raquel Campos Franco
Sinopse
Uma edição que se revela oportuna dado que aborda a questão da inovação social numa altura em que a União Europeia acaba de lançar o conceito da Innovation Union [COM(2010) 546 final, de 6 de Outubro], assumido a inovação como a estratégia mais eficaz para enfrentar os desafios sociais mais urgentes, como as alterações climáticas, a escassez de energia e de recursos, a saúde ou envelhecimento.
"Em Portugal, a literatura sobre gestão tem sido, em geral, omissa quanto ao sector não lucrativo, escasseando livros técnicos ou ensaios académicos que contribuam para o seu fortalecimento e capacitação. Este livro, ao demonstrar um equilíbrio muito bem conseguido entre uma dimensão mais técnica e um conteúdo mais generalista, enquadrado em geral na temática fundamental da inovação social, tem condições para se revelar como um instrumento essencial não apenas para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector". (in prefácio por Emílio Rui Vilar)
PARTE I – FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL
1. Inovação social, a agenda do futuro
Diogo Vasconcelos, Cisco
2. Inovação Social / Social Innovation
Geoff Mulgan, Young Foundation
3. Bolsa de Valores Sociais: inovação e valor social
Celso Grecco, Bolsa de Valores Sociais
4. Networking: o caminho para a inovação e o impacto / Networking: the fast-track for innovation and impact
Filippo Addarii, Euclid Network
5. Para além do negócio: o papel das empresas sociais na criação de valor social
Helena Quoniam Gata, TESE - Associação para o Desenvolvimento
6. Empreendedorismo e Inovação Social
Miguel Alves Martins e Susana Frazão Pinheiro, Instituto de Empreendedorismo Social
PARTE II – GERIR ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (OSFL)
1. Liderança e Gestão de OSFL
João Wengorovius Meneses, TESE - Associação para o Desenvolvimento
2. Gestão e Planeamento Estratégico nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica e Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto
3. Partes Interessadas e as OSFL
Ana Roque, Inspire
4. Marketing nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica
5. Comunicação nas OSFL
Rui Martins, Associação Dianova Portugal, Nuno Santos, Press-à-Porter e Sara Batalha, MTW - Portugal
6. Gestão de Pessoas nas OSFL
Cristina Parente, Faculdade de Letras - Universidade do Porto
7.Gestão de Voluntariado nas OSFL
Graça Rojão, CooLabora e Patrícia Araújo, Universidade Católica Portuguesa
8. O desafio da sustentabilidade das OSFL e as finanças locais
Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto e Pedro Couto, SEDES
9. A Fiscalidade nas OSFL
Rui Hermenegildo Gonçalves, Fundação Calouste Gulbenkian
10. Avaliação nas OSFL
Paulo Teixeira, Logframe
"Em Portugal, a literatura sobre gestão tem sido, em geral, omissa quanto ao sector não lucrativo, escasseando livros técnicos ou ensaios académicos que contribuam para o seu fortalecimento e capacitação. Este livro, ao demonstrar um equilíbrio muito bem conseguido entre uma dimensão mais técnica e um conteúdo mais generalista, enquadrado em geral na temática fundamental da inovação social, tem condições para se revelar como um instrumento essencial não apenas para todos aqueles que trabalham nas organizações sem fins lucrativos, mas também para um público mais alargado que se revê e se interessa pela missão deste sector". (in prefácio por Emílio Rui Vilar)
PARTE I – FÓRUM SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL
1. Inovação social, a agenda do futuro
Diogo Vasconcelos, Cisco
2. Inovação Social / Social Innovation
Geoff Mulgan, Young Foundation
3. Bolsa de Valores Sociais: inovação e valor social
Celso Grecco, Bolsa de Valores Sociais
4. Networking: o caminho para a inovação e o impacto / Networking: the fast-track for innovation and impact
Filippo Addarii, Euclid Network
5. Para além do negócio: o papel das empresas sociais na criação de valor social
Helena Quoniam Gata, TESE - Associação para o Desenvolvimento
6. Empreendedorismo e Inovação Social
Miguel Alves Martins e Susana Frazão Pinheiro, Instituto de Empreendedorismo Social
PARTE II – GERIR ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (OSFL)
1. Liderança e Gestão de OSFL
João Wengorovius Meneses, TESE - Associação para o Desenvolvimento
2. Gestão e Planeamento Estratégico nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica e Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto
3. Partes Interessadas e as OSFL
Ana Roque, Inspire
4. Marketing nas OSFL
Raquel Campos Franco, Universidade Católica Portuguesa e Impulso Positivo - Grupo Editorial Vida Económica
5. Comunicação nas OSFL
Rui Martins, Associação Dianova Portugal, Nuno Santos, Press-à-Porter e Sara Batalha, MTW - Portugal
6. Gestão de Pessoas nas OSFL
Cristina Parente, Faculdade de Letras - Universidade do Porto
7.Gestão de Voluntariado nas OSFL
Graça Rojão, CooLabora e Patrícia Araújo, Universidade Católica Portuguesa
8. O desafio da sustentabilidade das OSFL e as finanças locais
Carlos Azevedo, União Distrital das IPSS - Porto e Pedro Couto, SEDES
9. A Fiscalidade nas OSFL
Rui Hermenegildo Gonçalves, Fundação Calouste Gulbenkian
10. Avaliação nas OSFL
Paulo Teixeira, Logframe
2 comentários:
O nome de um dos autores não é Francisco Wengorovius Meneses mas sim João.
Fica a correcção. Hugo Rosa
Agradeço a correcção!!! Foi de facto um lapso... :)
Enviar um comentário