Caso 1:
Trata-se de um agregado familiar com cinco elementos (a progenitora e quatro filhos). O marido da titular encontra-se detido. O acompanhamento ao nível da gestão do orçamento familiar tornou-se evidente, uma vez, que foi detectado pelos técnicos um elevado número de dívidas, sendo algumas bastante antigas. A nossa intervenção iniciou-se com a elaboração de um plano/tabela de gestão do orçamento familiar, onde constam os rendimentos, assim como as despesas mensais, dando prioridade às essenciais (alimentação, gás, água, electricidade, educação, renda).
Detectamos que a causa da maior dívida da titular eram compras efectuadas na mercearia da aldeia, assim sensibilizamos a mesma a realizar as compras em grandes superfícies, tendo sido inicialmente acompanhada por nós. Convém realçar que antes de acompanharmos a beneficiária às grandes superfícies, elaboramos em conjunto com a mesma uma ementa semanal na qual incluímos em maior número o consumo de alimentos mais saudáveis e económicos. Esta situação permitiu que a mesma não acumulasse mais dívidas e pudesse comprar produtos mais baratos (marca branca).
Ao longo do nosso acompanhamento fomo-nos apercebendo que havia despesas que poderiam ser evitadas, assim dirigimos a nossa intervenção nesse sentido. Verificamos que a progenitora não tinha o hábito de preparar o pequeno-almoço para as menores, dando-lhes dinheiro para o tomarem na escola, assim como o lanche.
Outra das estratégias passou por incentivar a beneficiária à colocação de telefone fixo, uma vez que nos apercebemos que semanalmente a mesma comprava dois cartões (no valor de 12,50€) para o marido lhe ligar da prisão para o telemóvel. A partir daí o marido começou a telefonar para o telefone fixo, tendo havido uma redução de custos considerável. Conseguimos ainda sensibilizar a titular a proceder ao cultivo do quintal, de forma a fazer face a algumas despesas através da colheita de alguns legumes.
Com esta intervenção, conseguimos fazer com que a beneficiária tivesse a noção de que a soma das receitas mensais era superior às despesas. Assim sendo, conseguimos que a mesma adquirisse competências que lhe permitiram fazer face às suas despesas e pagar as dívidas no prazo de um ano.
Caso 2
Família de etnia cigana composta por 5 elementos (progenitora e quatro filhos). O companheiro da titular encontra-se detido. No decorrer do acompanhamento a esta família, verificou-se existir um elevado défice por parte da titular ao nível das competências da gestão do orçamento familiar. Existia um elevado número de dívidas (mercearia, farmácia, Infantário e EDP).
Para combater esta situação, foi criada uma tabela preenchida conjuntamente com a titular mensalmente, onde constam os rendimentos, as despesas e dívidas a pagar. Sensibilizou-se a mesma para a importância de dar prioridade ao pagamento das despesas essenciais, já referidas no caso 1, assim como o pagamento parcelado das dívidas, tendo sido estipulado com a titular o valor a pagar mensalmente e prazo de pagamento.
Neste momento, a beneficiária já conseguiu pagar as dívidas da farmácia, mercearia e infantário, faltando apenas terminar a da EDP, uma vez que era um valor bastante elevado.
Outra das situações em que havia uma má gestão do dinheiro estava relacionada com as despesas da titular sempre que visitava o companheiro na prisão (táxi; roupas novas; comida; tabaco e dinheiro para telefonemas). De realçar que estas visitas inicialmente eram realizadas semanalmente. Sensibilizou-se a beneficiária para a importância de reduzir o número de visitas, assim como os géneros que levava ao companheiro, de forma a conseguir economizar mais dinheiro, que lhe seria útil para o pagamento das dívidas.
Consideramos que neste caso, a nossa intervenção revelou-se de sucesso, uma vez que a titular conseguiu liquidar a maioria das dívidas, assim como se consciencializou a mesma para a importância de uma correcta gestão do orçamento familiar, uma vez que já consegue distinguir as despesas mais prioritárias.
Adriano Teixeira
Maria José Peixoto
Marisa Guimarães
Marisa Santos"
Fonte: GAAS Braga
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