27.11.10

Gestão do Orçamento Familiar

Exemplos de intervenção a nível da Gestão do Orçamento Familiar:

"Os Ajudantes de Acção Directa do GAAS da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa acompanham ao nível do rendimento Social de Inserção, dois agregados familiares ao nível da Gestão do Orçamento Familiar. Este acompanhamento começou após ter sido diagnosticado pelos Técnicos grandes dificuldades a este nível.

Caso 1:

Trata-se de um agregado familiar com cinco elementos (a progenitora e quatro filhos). O marido da titular encontra-se detido. O acompanhamento ao nível da gestão do orçamento familiar tornou-se evidente, uma vez, que foi detectado pelos técnicos um elevado número de dívidas, sendo algumas bastante antigas. A nossa intervenção iniciou-se com a elaboração de um plano/tabela de gestão do orçamento familiar, onde constam os rendimentos, assim como as despesas mensais, dando prioridade às essenciais (alimentação, gás, água, electricidade, educação, renda).

Detectamos que a causa da maior dívida da titular eram compras efectuadas na mercearia da aldeia, assim sensibilizamos a mesma a realizar as compras em grandes superfícies, tendo sido inicialmente acompanhada por nós. Convém realçar que antes de acompanharmos a beneficiária às grandes superfícies, elaboramos em conjunto com a mesma uma ementa semanal na qual incluímos em maior número o consumo de alimentos mais saudáveis e económicos. Esta situação permitiu que a mesma não acumulasse mais dívidas e pudesse comprar produtos mais baratos (marca branca).

Ao longo do nosso acompanhamento fomo-nos apercebendo que havia despesas que poderiam ser evitadas, assim dirigimos a nossa intervenção nesse sentido. Verificamos que a progenitora não tinha o hábito de preparar o pequeno-almoço para as menores, dando-lhes dinheiro para o tomarem na escola, assim como o lanche.

Outra das estratégias passou por incentivar a beneficiária à colocação de telefone fixo, uma vez que nos apercebemos que semanalmente a mesma comprava dois cartões (no valor de 12,50€) para o marido lhe ligar da prisão para o telemóvel. A partir daí o marido começou a telefonar para o telefone fixo, tendo havido uma redução de custos considerável. Conseguimos ainda sensibilizar a titular a proceder ao cultivo do quintal, de forma a fazer face a algumas despesas através da colheita de alguns legumes.

Com esta intervenção, conseguimos fazer com que a beneficiária tivesse a noção de que a soma das receitas mensais era superior às despesas. Assim sendo, conseguimos que a mesma adquirisse competências que lhe permitiram fazer face às suas despesas e pagar as dívidas no prazo de um ano.


Caso 2

Família de etnia cigana composta por 5 elementos (progenitora e quatro filhos). O companheiro da titular encontra-se detido. No decorrer do acompanhamento a esta família, verificou-se existir um elevado défice por parte da titular ao nível das competências da gestão do orçamento familiar. Existia um elevado número de dívidas (mercearia, farmácia, Infantário e EDP).

Para combater esta situação, foi criada uma tabela preenchida conjuntamente com a titular mensalmente, onde constam os rendimentos, as despesas e dívidas a pagar. Sensibilizou-se a mesma para a importância de dar prioridade ao pagamento das despesas essenciais, já referidas no caso 1, assim como o pagamento parcelado das dívidas, tendo sido estipulado com a titular o valor a pagar mensalmente e prazo de pagamento.

Neste momento, a beneficiária já conseguiu pagar as dívidas da farmácia, mercearia e infantário, faltando apenas terminar a da EDP, uma vez que era um valor bastante elevado.

Outra das situações em que havia uma má gestão do dinheiro estava relacionada com as despesas da titular sempre que visitava o companheiro na prisão (táxi; roupas novas; comida; tabaco e dinheiro para telefonemas). De realçar que estas visitas inicialmente eram realizadas semanalmente. Sensibilizou-se a beneficiária para a importância de reduzir o número de visitas, assim como os géneros que levava ao companheiro, de forma a conseguir economizar mais dinheiro, que lhe seria útil para o pagamento das dívidas.

Consideramos que neste caso, a nossa intervenção revelou-se de sucesso, uma vez que a titular conseguiu liquidar a maioria das dívidas, assim como se consciencializou a mesma para a importância de uma correcta gestão do orçamento familiar, uma vez que já consegue distinguir as despesas mais prioritárias.

Adriano Teixeira

Maria José Peixoto

Marisa Guimarães

Marisa Santos"


Fonte: GAAS Braga

Sem comentários: