28.9.14

Oferta de emprego # 194

Formador de Gerontologia/Geriatria

Empresa Sons do Conhecimento, Lda em processo de certificação, precisa de formadores de Gerontologia/Geriatria, na zona de Viseu, para integrarem bolsa de formadores. 

Os interessados deverão enviar o seu CV actualizado, acompanhado do Certificado de Habilitações e CCP (antigo CAP) para o email: sonsdoconhecimento@gmail.com


Fonte: Netempregos

Congresso "Bullying" (Massamá)



Mais informações aqui.

12.9.14

Oferta de emprego # 193

Educação/Ciências Sociais (Guarda)

Aceitam-se candidaturas para trabalho na área do acolhimento de crianças e jovens na cidade da GUARDA. 

Pretende-se contratar um/a educador/a com os seguintes requisitos: 
– Formação mínima 12º ano com experiencia no trabalho com crianças e jovens; 
– Licenciatura na área da educação ou ciências sociais (preferencialmente); 
– Carta de condução há mais de dois anos (preferencialmente); 
– Boa capacidade de organização e comunicação; 
– Gosto/apetência pelo trabalho em equipa; 
– Disponibilidade para trabalhar periodicamente ao fim-de-semana e com horários flexíveis 

Respostas com CV até dia 19 de Setembro de 2014, para o email anarita.brissos@aldeias-sos.org


Oferta de emprego # 192

Estágio Profissional | Serviço Social, Gerontologia ou Psicologia


Associação: ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento| Projeto Velhos Amigos

Candidaturas até 26 de setembro 

Local do estágio : Leiria, com disponibilidade de deslocações a Coimbra

Perfil Pretendido: Licenciado(a) em Serviço Social/ Gerontologia / Psicologia - Inscrito no IEFP (preferencial)

Funções a desempenhar:
O (a) estagiário (a) será integrado na equipa de coordenação do projeto Velhos Amigos, um projeto de apoio a idosos nas cidades de Coimbra e de Leiria. O estagiário terá as seguintes responsabilidades:
- Coordenação semanal de voluntários e planificação semanal da distribuição de refeições; 
- Organização de eventos relacionados com o projeto;
- Representação da associação em reuniões de trabalho relacionadas com o projeto; 
- Diagnóstico e acompanhamento dos beneficiários do projeto; 
- Gestão da informação e articulação com os diferentes parceiros do projeto.

Processo de seleção:
Os/As interessados (as) deverão enviar o seu CV para secretariado@atlaspeople.net acompanhado de uma carta de motivação, até ao próximo dia 26 de setembro.

Mais informações aqui

11.9.14

Oferta de emprego # 191

Bolsa de Investigação Educação Social (Aveiro)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de investigação com a duração de 6 meses, no âmbito do Projeto Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: investigar para guiar a mudança institucional”, PTDC/IVC-PEC/4886/2012. A bolsa terá por finalidade o estudo da sutuação de grupos de estudantes não-tradicionais na UA, na tentativa de produzir recomendações capazes de melhorar a sua vida académica.

Área Científica: Preferencial Ciências Sociais e Humanidades (Educação de Adultos)

Requisitos de admissão: 
- Mestrado ou Mestrado + Doutoramento, preferencialmente em Educação Social, Ciências da Educação ou Sociologia;
- Experiência de trabalho em projetos de investigação;
- Conhecimento de inglês ao nível de utilizador independente;
- Experiência na elaboração de comunicações orais e colaboração na escrita de textos científicos;
- Domínio de métodos e técnicas de investigação, tanto quantitativas como qualitativas, incluindo análise de conteúdos assistida por computador.

Plano de trabalhos: O projeto centra-se no estudo da situação de grupos de estudantes não-tradicionais na UA, na tentativa de produzir recomendações capazes de melhorar a sua vida académica. Existem quatro linhas diferentes neste projecto: 1) a integração no mercado de trabalho dos estudantes maiores de 23 anos; 2) estudantes com necessidades educativas especiais; 3) estudantes de origem Africana; 4) estudantes dos Cursos de Especialização Tecnológica. O bolseiro assistirá direta e preferencialmente as linhas de investigação 1 e 2 que requerem, pela sua diversidade, o recurso a métodos e técnicas de investigação diferenciados.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade Integrada de Formação Continuada (UINFOC) da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor Doutor Henrique Manuel Apolónia Coutinho da Fonseca.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de seis meses, com início previsto em Novembro de 2014. O contrato da bolsa poderá ser renovado até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: com a respectiva ponderação percentual para uma classificação final máxima de 20 (vinte) valores:

1. Avaliação Curricular:
a) Motivação – 5%;
b) Mérito académico (média final de Mestrado) – 15%;
c) Competências de utilizador do Programa de Análise Estatística de Dados (SPSS) e Programa de Análise Qualitativa de Dados (NVIVO) – 30%;
d) Mérito científico – 20%;
e) Experiência na temática de empregabilidade e NEE (20%);
f) Experiência de participação em projectos de investigação – 10%.

2. Entrevista. Se houver necessidade de desempate, o júri reserva-se o direito de entrevistar os candidatos.

Composição do Júri de Selecção: O Júri responsável pela selecção será constituído por:
Presidente: Prof. Doutora Lucília Maria Tavares dos Santos, Professora Associada
Vogais efectivos: Prof. Doutor Henrique Manuel Apolónia Coutinho da Fonseca, Professor Auxiliar
Prof. Doutora Eugénia Tavares Pereira, Professora Auxiliar
Vogais suplentes: Prof. Doutor José Alberto Gouveia da Fonseca, Professor Associado


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota obtida, afixada em placard existente no átrio do Pavilhão 1 da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 30 de Setembro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Requerimento de candidatura dirigido ao Presidente do Júri
- Curriculum Vitae datado e assinado;
- Certificado de Habilitações;
- Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou Passaporte;
- Número de Identificação Fiscal;
- Outros elementos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente, durante o período entre as 09.00h e as 13.00h e as 14.00h e as 18.00h (horário de expediente), na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a UINFOC – Unidade Integrada de Formação Continuada, Campus Universitário de Santiago, Pavilhão 1, 3810-193 Aveiro.

Fonte: Eracareers

7.9.14

Biblioteca # 73

Educação e Integração Social.
Livro de Actas do 3.º Congresso Internacional de Educação Social
 
Autor (es): Fátima Correia & Sílvia Azevedo (coord.)
Ano de edição: 2014
Editor: Fronteira do Caos
ISBN:  9789898647306
Preço: 12,90€ - COMPRAR

Sinopse:  
Indice:
- Prefácio | Preface - Teresa Martins (Escola Superior de Educação do Porto)

- Sessão de Abertura | Opening Session - Sílvia Azevedo (Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social)

- A integração de crianças e jovens com deficiência em contexto escolar| Integration of children and youth with disabilities on the school context - Daniela Nascimento (Universidade Portucalense Infante D. Henrique)

- Intervención con jóvenes: estrategias para la inclusion social y laboral| Interventions with young people: strategies for social and labor inclusion - Miguel Melendro Estefanía (Universidad Nacional De Educación A Dis-
tancia| Fundación Instituto Para La Sostenibilidad Social)

- Integração de crianças e jovens em acolhimento familiar e institucional. Uma comparação de estudos, padrões e resultados| Integration of children and youth in families and institutions. A comparison of studies, standards and results - Paulo Delgado (Escola Superior de Educação do Porto)

- A integração socioprofissional de adultos em processos de educação e formação| The socio-professional integration processes in adult education and training - Luís Areal Rothes (Escola Superior de Educação do Porto)

- Intervención en diversidad cultural e inclusión social | Intervention in cultural diversity and social inclusion - José Ortega Esteban (Universidad de Salamanca)

- A participação social das pessoas idosas| Social participation of the elderly - Lia Araújo (Escola Superior de Educação de Viseu | UNIFAI –Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos E Idosos)

- Ambientes promotores do envelhecimento ativo |Active aging promoting contexts - Ricardo Vieira (Escola Superior de Educação e de Ciências Sociais de Leiria | CIID – Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) do Instituto Politécnico de Leiria)

- La inclusión como construcción pedagógica y social | Inclusion as an educational and social construction - José António Caride Gómez (Univerisdade de Santiago de Compostela)

Oferta de emprego # 190

Educador(a) Social (Lisboa)


Instituição de Solidariedade Social, na área do acolhimento de crianças e jovens, pretende contratar um(a) Educador(a) Social. 

Funções do(a) Educador(a) Social: 
- Manter as relações de afecto e atenção para com cada uma das crianças/jovens 
- Transmitir normas e valores (boa educação, respeito pelos outros, higiene pessoal e do lar, etc.) 
- Colaborar na elaboração do plano individualizado de educação e formação de cada criança/jovem 
- Acompanhar as crianças/jovens no estudo e realização de trabalhos escolares 
- Vigiar as crianças/jovens tendo em atenção a personalidade e as características de cada uma 
- Assegurar os cuidados de saúde 
- Comparecer às reuniões nas escolas com professores e direcção de turma 


Requisitos
- Formação mínima ao nível de Licenciatura em Educação Social ou Psicologia (factor eliminatório), valorizando-se Mestrado ou Pós-Graduação 
- Idade superior a 27 anos (factor eliminatório) 
- Carta de Condução (preferencialmente) 
- Experiência profissional MINIMA DE 3 ANOS com crianças e jovens na área da EDUCAÇÃO SOCIAL (factor eliminatório) 
- Boa capacidade de organização, comunicação e liderança 
- Gosto/apetência pelo trabalho em equipa 
- Disponibilidade para trabalhar periodicamente à noite e ao fim-de-semana 
- Residência na zona de Lisboa (factor eliminatório) 
- Local de Trabalho: Zona de Lisboa 

Oferecemos: remuneração adequada à função 

MUITO IMPORTANTE: Agradecemos que não respondam caso não sejam cumpridos os requisitos com factor eliminatório. 

Respostas com CV até ao dia 15 de Setembro de 2014 com a referência EDSocial/SET2014/LX para o e-mail recursoshumanos@novofuturo.org


Fonte: Net empregos

Conferência Saúde e Comportamento: Desafios da Saúde em Contexto de Adversidade Social (Lisboa)


19.8.14

Biblioteca # 72

Familias y Educación Social. Un Encuentro Necesario
 
Autor (es): Eva Bretones (coord.)
Ano de edição: 2012
Editor: U.O.C.
ISBN: 9788490290095
Preço: 23,10€ - COMPRAR

Sinopse:  
Quizás sea cierto, como justifican algunos discursos y anuncian algumas políticas, que las familias no necesitan más apoyos que aquellos que les son proprios? (redes familiares, vecinales, ?). La realidad muestra, sin embargo, que los itinerarios vitales de todas las familias son siempre complejos y que los nombres proprios escapan, a menudo, a la ignorancia de algumas afirmaciones. La acción socioeducativa que defendemos nace del saber de las familias y su camino y resultado es una elaboración colectiva en la que también participamos las y los profesionales de la educación social (aunque no solo). Una acción intencional y proativa baseada en el vínculo educativo. Un vínculo que toma cuerpo en aquello que es el verdadero resorte de su incidencia: el acompañamiento educativo. Proponemos cuatro ejemplos de acompañamiento. Todos elles reconocen y acogen aquello que se presenta como dificultad en las familias.  Acoger el sufrimiento es confiar en las familias. Y confiar implica estar presentes como educadoras y educadores sociales (resumo daqui).

Encontro Temático Inter-CPCJ's (Cantanhede)



“A Criança sujeito de Direitos: Prevenir na família, na escola, na comunidade e os desafios do futuro…”


Mais informações:
Susana Lima - EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza (
Núcleo Distrital de Coimbra)
Estrada de Coselhas, Quinta da Conchada, Lote 19/20, 1º dto, 3000-125 Coimbra
Tel. 00351 239 834 241 Fax. 00351 239 840 796 
coimbra@eapn.pt | www.eapn.pt