27.3.14

Curso Intervenção Prática com Famílias Multiproblemáticas (Porto)


Estudos atuais demonstram que a crise económica e a situação laboral não são os únicos fatores a ter um papel determinante no agravamento da situação das famílias. O défice de políticas de âmbito familiar é também uma variável de peso. Perante este panorama, as famílias multiproblemáticas ficam desamparadas, sem redes de suporte para enfrentar as situações e os desafios que lhes coloca a sociedade atual.

Assim, é fundamental desenhar e implementar estratégias, modelos e programas inovadores que sejam eficazes para romper a disfuncionalidade destas famílias e evitar a transmissão transgeracional dos respetivos padrões e comportamentos.

O curso “INTERVENÇÃO PRÁTICA COM FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS” pretende dotar os participantes de competências técnicas que permitam um diagnóstico adequado destas famílias e favoreçam o trabalho baseado em novos paradigmas. Possibilita ainda uma reflexão crítica e construtiva, incorporando novos elementos para o exercício profissional na área de intervenção junto das mesmas - competências resultantes do coaching familiar, dos modelos socioeducativos, das perspectivas do trabalho ecossistémico e das possibilidades que aportam as novas tecnologias.

Se queremos avançar para modelos eficazes de trabalho com famílias multiproblemáticas temos de rever e ultrapassar erros do passado e, numa nova perspetiva, mobilizar recentes avanços surgidos nas áreas dos programas sociais.


OBJETIVOS DO CURSO
- Conhecer, identificar e analisar os padrões e fatores de vulnerabilidade que apresentam as famílias multiproblemáticas, geradores de situações de disfuncionalidade.
- Identificar e valorizar as competências das famílias multiproblemáticas para poder desenhar estratégias de intervenção construtivas e individualizadas.
- Habilitar com um conjunto de técnicas e estratégias para trabalhar com as famílias multiproblemáticas, potenciando os novos conhecimentos emergentes na área dos programas sociais bem como os que são oferecidos pelas novas tecnologias.
- Discutir e debater as peculiaridades das famílias multiproblemáticas na atualidade e promover linhas de intervenção que visem uma resposta eficaz e apropriada aos reptos que a sociedade coloca.


PROGRAMA
FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (4h)
Marco contextual e social das famílias multiproblemáticas. Contexto de alto risco social.
Características das famílias multiproblemáticas. Estudo de caso.
Técnicas de diagnóstico das famílias multiproblemáticas.

INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS (I) (4h)
Processo de intervenção. Dificuldades e riscos.
Novos paradigmas de intervenção. Modelos, estratégias e técnicas.
Autonomia e transmissão de padrões construtivistas e positivos.

INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS MULTIPROBLEMÁTICAS (II) (4h)
Modelo prático sócio-educativo de intervenção.
Processo de negociação e resolução de conflitos com as famílias. Técnicas e estratégias.
Coaching para o desenvolvimento familiar.

 
CALENDÁRIO E HORÁRIO
Sessões: 17, 24 e 31 de maio das 9h às 13h


RESPONSÁVEL: Professora Doutora Melania Coya García
Doutoramento em Ciências da Educação e Master em Gestão e Direção de Serviços Sociais. Pedagoga familiar em programas de apoio ao funcionamento familiar no Instituto Erudite - Investigación Social y Ambiental (Espanha). Docente do ISCET.

INSCRIÇÕES: Prazo Limite: 30 de abril | Valor global da formação: € 150

Mais informações em www.iscet.pt.

Sem comentários: