El Educador Social en Centros Educativos.
Una Propuesta Actualizada de sus Competencias Profesionales en Entornos Complejos
Autor (es): Juan José Sarrado Soldevila & Elisia Fernández-Días Serarols
Ano de edição: 2012
Editor: Editorial Dykinson
ISBN: 9788490310397
Preço: 27,52€- COMPRAR
Sinopse (daqui):
Livro destinado a profissionais da educação, em geral, e aos educadores
sociais, em particular, docentes universitários e estudantes da educação
social, trabalho social, pedagogia, sociologia e antropologia. Pretende-se
definir as competências profissionais dos educadores sociais em centros
abertos, semi-abertos e fechados no âmbito da justiça juvenil, bem como em
centros residenciais de ação educativa, centros de convívio, centros de dia,
centros de internamento terapêutico, centros de acolhimento, entre outras
instituições. Mediante um levantamento de 6 dimensões e 28 capacidade,
apresentam-se e debatem-se as competências dos educadores sociais,
construindo-se uma proposta teórico-prática do seu perfil profissional.
ÍNDICE:
1.
Acerca das competências do educador social
1.1. Contextualização e tarefa profissional
1.2. Análise dos âmbitos de competências que configuram a profissão
2.
Competências profissionais da dimensão relacional
2.1. Capacidade de acolhimento
2.2. Capacidade de proximidade
2.3. Capacidade de paciência
2.4. Capacidade de contenção
2.5. Capacidade de compreensão
2.6. Capacidade de acompanhamento
2.7. Capacidade de estima
2.8. Capacidade de vínculo
3.
Competências profissionais da dimensão comunicacional
3.1. Capacidade de escuta
3.2. Capacidade empática
3.3. Capacidade assertiva
3.4. Capacidade mediadora
3.5. Capacidade tutorial-referencial
4.
Competências profissionais da dimensão organizativa, técnica e
ético-legal
4.1. Capacidade interdisciplinar
4.2. Capacidade de trabalho em equipa
4.3. Capacidade de idealização, planificação e desenvolvimento da
intervenção educativa personalizada
4.4. Capacidade informadora
4.5. Capacidade ético-legal
4.6. Capacidade crítica e criativa
5.
Competências profissionais da dimensão avaliativa
5.1. Capacidade de detecção de necessidades e de avaliação de
processos e produtos
5.2. Capacidade de interpelação e co-participação da avaliação de
processos e produtos
6.
Competências profissionais da dimensão formativa
6.1. Capacidade de identificação das necessidades de formação
continuada e de sua incorporação na tarefa profissional
6.2. Capacidade de participação ativa em sessões de supervisão e assessoria
técnica
6.3. Capacidade de formação de educadores inovadores
6.4. Capacidade de atualização de tarefas e desafios profissionais
7.
Competências profissionais da dimensão investigativa
7.1. Capacidade investigativa
7.2. Capacidade de apresentação de propostas
7.3. Capacidade de idealização e co-liderança de processos de
inovação, mudança e melhoria
Sem comentários:
Enviar um comentário