14.4.12

O Educador Social num Serviço de Apoio Domiciliário

"O educador social opõe-se a práticas que atribuem um lugar de passividade ao idoso e que o reduzem a um objecto de cuidados. Na verdade, fomentar uma cidadania activa implica considerar o idoso como um sujeito activo, capaz de pensar, sentir e agir e, por isso, autor do seu projecto de vida. É a possibilidade de desenvolver nos idosos um conjunto de competências que lhes permita conhecerem-se e tomarem consciência das suas necessidades, que torna o desempenho do educador social tão pertinente e singular num SAD. A metodologia participativa em que se fundamenta a prática do educador social irá permitir que o SAD se constitua como um trabalho COM os idosos e COM a sua família, a partir dos seus interesses e projectos de vida, assumindo-se como um cuidado colaborativo, onde o profissional é parceiro da intervenção. (...) É competência do educador social encontrar um equilíbrio entre a singularidade do idoso, as suas necessidades, desejos e possibilidades de intervenção, ajudando o idoso a criar uma maneira de viver com sentido para si e condizente com a sua situação (única) de vida."

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