6.ª edição - 13 de abril a 07 de julho de 2012
Pós graduação acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua de Professores
4,2 créditos
Registo n.º CCPFC/ACC - 69418/12
Coordenação: Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa (Directora do Instituto de Mediação da ULP
Apresentação:
A todos que requentem este Curso pretende-se oferecer uma base de reflexão sobre a forma como a Mediação, a Educação e a Escola se cruzam, focando as possibilidades de intervenção pragmáticas e transformadoras. Tendo por objecto de estudo e de trabalho os diversos conflitos que de desenrolam na escola, importa essencialmente formar os profissionais com funções educativas nesta nova área da Mediação.
O mediador é um artífice da (re)construção pacífica e positiva das ligações interpessoais. Nessas habilidades aplicativas, manifestas no método, no processo, nos valores e nos princípios da Mediação reside toda a confiança do potencial transformador da actuação do mediador cidadão, do mediador formal ou mediador informal e ainda do mediador público ou mediador privado.
Esta formação avançada aposta numa estrutura curricular de grande qualidade científica e académica e, para isso, conta com mediadores profissionais e especialistas da investigação e da intervenção, como a concepção e avaliação de programas de intervenção socioeducativa e planos de convivência nos vários níveis de ensino e contextos escolares. Acresce que os trabalhos a realizar ao longo deste percurso formativo visam promover a introdução orientada de dispositivos de mediação no contexto escolar.
Objectivos:
- Reconhecer a mediação na escola como um instrumento de transformação de conflitos;
- Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de conflitualidade, de incivilidade e de violência;
- Enquadrar a mediação na formação pessoal no domínio da resolução de problemas e da educação para a cidadania;
- Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação de conflitos;
- Articular os vários tipos de mediação para crianças e jovens: a mediação escolar, a mediação socioeducativa, a mediação juvenil, a mediação familiar, a mediação comunitária;
- Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos;
- Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador;
- Adquirir conhecimentos para a implementação e funcionamento de programas de mediação escolar e planos de convivência.
Local: Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, n.º 24, Porto.
Mais informações aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário