27.2.12

A Educação Social noutros países... # 2

Itália

Na Itália, os educatori professionali são reconhecidos pelo Ministério da Saúde, o que é um facto interessante, pois a Itália é o único país da Europa onde os educadores sociais são rotulados como "profissionais de saúde" e não como uma profissão social. Contudo, os educatori professionali trabalham também em serviços sociais (embora não sejam legalmente reconhecidos como profissionais sociais).

A única profissão reconhecida enquanto tal, em Itália, é o assistente social. Os educadores sociais trabalham em complementaridade com os assistentes sociais. Qualquer educador social proveniente de outro país que queira trabalhar em Itália, deverá submeter a sua candidatura ao Ministério da Saúde, e, por vezes, terá de realizar exames, oficinas, etc, de forma a obter equivalência profissional.

Em Itália, a ANEP (Associação de "Educatori Professionali" trabalham em equipas com outros profissioanis, como enfermeiros, psicoterapeutas, radiologistas, e etc. A posição dos educadores sociais na Europa e na AEIJI não é por isso clara.

Sem comentários: