"Os dados provisórios do último Censos apontam para 132 mil idosos só no concelho de Lisboa, 85 mil dos quais a viver sozinhos. Sabemos que temos mais de 9 mil pessoas a receber o Complemento Solidário de Idosos em Lisboa. Como tal, é preciso tomar medidas. Queremos que o alerta seja dado a tempo", disse Helena Roseta, vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social.
Para suportar a campanha S.O.S Lisboa e congregar toda a informação recolhida, foi ainda criada uma plataforma de sinalização geo-referenciada dos idosos em situação vulnerável, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa e acessível aos parceiros da Rede Social de Lisboa.
"Pedimos à população que esteja atenta e que reporte os casos de idosos que precisam de ajuda", explicou António Costa. O presidente da CML referiu que "só em 2011 o Regimento de Sapadores Bombeiros teve 1511 intervenções de abertura de porta com socorro, das quais 1129 pessoas foram salvas e 303 foram encontradas já cadáver. Na maioria dos alertas foi possível chegar a tempo. Quanto mais cedo podermos intervir, mais vidas serão salvas".
Fonte: Correio da Manhã
Sem comentários:
Enviar um comentário