8.2.12

Reflexão Notícias # 24



A Câmara Municipal de Lisboa lançou ontem o S.O.S Lisboa, uma campanha de sensibilização face ao drama dos idosos isolados. A partir de agora, qualquer cidadão pode reportar uma situação de emergência ou de apoio social através do número verde 800 204 204, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Do outro lado da linha está uma equipa, concentrada na Sala de Operações conjunta (SALOC), em Carnide, que congrega elementos da Protecção Civil, Bombeiros Sapadores e Polícia Municipal. Assim que o telefonema é recebido, a equipa acciona a acção de socorro necessária.

"Os dados provisórios do último Censos apontam para 132 mil idosos só no concelho de Lisboa, 85 mil dos quais a viver sozinhos. Sabemos que temos mais de 9 mil pessoas a receber o Complemento Solidário de Idosos em Lisboa. Como tal, é preciso tomar medidas. Queremos que o alerta seja dado a tempo", disse Helena Roseta, vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social.

Para suportar a campanha S.O.S Lisboa e congregar toda a informação recolhida, foi ainda criada uma plataforma de sinalização geo-referenciada dos idosos em situação vulnerável, gerida pela Câmara Municipal de Lisboa e acessível aos parceiros da Rede Social de Lisboa.

"Pedimos à população que esteja atenta e que reporte os casos de idosos que precisam de ajuda", explicou António Costa. O presidente da CML referiu que "só em 2011 o Regimento de Sapadores Bombeiros teve 1511 intervenções de abertura de porta com socorro, das quais 1129 pessoas foram salvas e 303 foram encontradas já cadáver. Na maioria dos alertas foi possível chegar a tempo. Quanto mais cedo podermos intervir, mais vidas serão salvas".

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: