15.2.12

Divulgação de Projectos # 18

Projecto Orienta-te


Objectivo: Promover a inclusão educativa, formativa e/ou sócio-profissional de jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis. Assim como, mobilizar a comunidade na promoção da inclusão educativa/formativa e/ou sócio-profissional.

Duração: Desde 2008

Local: S. Domingos de Rana | Bairro Novo do Pinhal da Galiza | Bairro da Torre e Cruz da Guia | Alcabideche (Concelho de Cascais)

Parceiros: Câmara Municipal de Cascais, Clube Desportivo e Recreativo "Os Vinhais ", Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Escola Secundária Ibn Mucana, Associação Empresarial do Concelho de Cascais, Hotel Tiara Park Atlantic Lisboa, Barclays Bank, Music Box

Financiadores: Programa Escolhas, Câmara Municipal de Cascais

O projecto ORIENTA.TE iniciou em Setembro de 2008, no Bairro Novo do Pinhal, Galiza (S. João do Estoril), continuando a intervir em Cascais até aos dias de hoje. Promovido pela TESE - Associação para o Desenvolvimento, resulta de um consórcio com a Câmara Municipal de Cascais.

A freguesia S. Domingos de Rana recebe o ORIENTA.TE em Janeiro de 2010, sendo este financiado pelo Programa Escolhas em parceria com a C.M.C., Clube Desportivo e Recreativo "Os Vinhais", Agrupamento de Escola Matilde Rosa Araújo e Agrup. de Escola Frei de Gonçalo de Azevedo. Em Setembro de 2010, o ORIENTA.TE dá os primeiros passos no Bairro da Torre e Cruz da Guia (Cascais) e em Setembro de 2011, na freguesia de Alcabideche.

Visão: Jovens felizes e capacitados para agir
Missão: Aumentar o poder de decisão e de escolha dos jovens (14-28 anos) com vista à inclusão socioprofissional sustentável

Actividades do Projecto

Descobre-te: Definição do projecto de vida
Representa.te (SDR): Sessões de grupo de Sociodrama
Representa.te Famílias (SDR): Sessões de grupo de Sociodrama com famílias
Informa-te: Procura de informação, formação e emprego na área de interesse
Liga.te: Mentorias e Job shadowing
Experimenta.te: Estágios vocacionais
Clic@.te (SDR): Acesso a internet
Tic@.te (SDR): Aquisição de competências em TIC
Forma.te (Galiza e Torre): Acções de formação específicas
Desafia.te: Promoção da cidadania activa e mobilização da comunidade
Envolve.te (SDR): Mobilização de jovens

Para conhecer mais sobre este projecto:

Orienta-te (site TESE)
Orienta-te (facebook)

Sem comentários: