28.6.11
21.6.11
E para quem intervem com a Terceira Idade...
- Áreas Profissionais: Animação Sócio-Cultural, Educação Social, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social
- Problemáticas da Terceira Idade
- Respostas Sociais: Lar, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Unidade de Cuidados Continuados
- Links e Bibliografia
- Formação e Ofertas de Empego
Congressos Internacionais de Educação Social
20.6.11
CURSO "EDUCAÇÃO PARENTAL" | 3.ª EDIÇÂO (30 horas)
Encontram-se abertas as inscrições para a terceira edição do curso "EDUCAÇÃO PARENTAL", a decorrer durante omês de Setembro de 2011, ministrado pela Professora Doutora Milice Ribeiros dos Santos e pela Dra. Rita Sá.
Data e horário: 09 de Setembro, 19h00-22h00;10 de Setembro, 10h00-13h00 e 14h00-18h00;16 de Setembro, 19h00-22h00;17 de Setembro, 10h00-13h00 e 14h00-18h00;23 de Setembro, 19h00-22h00;
24 de Setembro, 10h00-13h00 e 14h00-18h00.
Destinatários:Estudantes e licenciados em qualquer uma das seguintes áreas: Psicologia, Medicina, Educação, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Educação Social, Animação Socio-Cultural, entre outras.
Inscrições:
Poderá efectuar a sua pré-inscrição on-line através do link em baixo, ou enviar-nos as seguintes informações:
- Nome completo;- Morada;- Profissão;- Local de Trabalho;- E-mail;- Telefone/Telemóvel;- Nome e NIF para emissão de recibo;- Forma de Pagamento (numerário, cheque ou transferência bancária. NIB: 0018 0003 1745 1857 02023).
NOTA: A inscrição só é considerada válida após o pagamento. No caso de optar por transferência bancária, é obrigatório o envio do comprovativo de pagamento (via fax ou e-mail).
Mais informações: IPNP
Oferta de Emprego # 4
Empresa de Apoio Domiciliário a atuar no Porto pretende admitir recém-licenciada (ou licenciadas á procura do Estágio) em Serviço Social ou outra compativel com a função de Assistente Social para fazer o Estágio Profissional.
É condição obrigatória residir no Porto.
Envie o seu CV com foto para: segajf@gmail.com com a referência "EST AS_Porto".
16.6.11
Workshop colaborativo _ Gestão da Qualidade das Respostas Sociais
Este workshop dirige-se a 30 dirigentes e quadros técnicos de IPSS portuguesas ou outras organizações com oferta de Respostas Sociais e tem como objectivos:
· Informar sobre o processo de Certificação da Qualidade das Respostas Sociais
· Informar sobre As Etapas do Processo de Certificação
· Informar sobre As Principais Vantagens e os Desafios do Processo de Certificação das Respostas Sociais
· Sensibilizar os Participantes para a necessidade de preparar antecipadamente o processo
· Promover a adesão das Organizações ao Processo de Certificação
Formadora: Filipa Pinto (Ver CV abaixo)
Dinamização: Cláudia Pedra e Sandra Costa
Preço: 50 euros (IVA incluído)*
7 de Julho, 9h30
Auditório da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Rua José Estevão, 135 A (Junto ao Jardim Constantino, em Lisboa)
*O pagamento deve ser efectuado até 2 dias antes do evento para o NIB 0010 0000 41864850001 78, do Banco BPI.
Agenda:
9:30 – 9:45
Recepção dos participantes
9:45-10:25
Sessão de Abertura
10:25-10:40h
O que é a Certificação de Respostas Sociais? Quais as Respostas Certificáveis?
10:40-11:00h
As Principais Vantagens e os Desafios do Processo de Certificação das Respostas Sociais
11:00–11:15
As Etapas do Processo de Certificação
11:15-11:30h
Pausa colaborativa
11:30-12:30h
Caso Prático 1: Identifique os Processos-Chave da sua Organização, tendo em conta os Modelos de Avaliação da Qualidade do ISS;
Caso Prático 2: Avalie o Grau de implementação de Boas Práticas tendo em conta os Modelos de Avaliação da Qualidade do ISS;
12:30h-12h50h
A Estrutura dos Modelos de Avaliação da Qualidade desenvolvidos pelo Instituto da Solidariedade Social (ISS)
12:50-13:00h
Síntese, encerramento e avaliação
Sobre a Formadora
Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, é Consultora desde 1994, iniciando a sua actividade na Deloitte e Touche. Especializou-se nas áreas de Reengenharia de Processos e Gestão da Qualidade, realizando projectos de Consultoria em diversos sectores de actividade, quer em empresas de pequena quer de média e grande dimensão.
Nos últimos anos, realizou projectos em empresas participadas do Estado como Consultora, Formadora e Auditora, destacando-se as intervenções na CP – Comboios de Portugal, Metropolitano de Lisboa, Electricidade da Madeira, Direcção Geral da Marinha Mercante de Cabo Verde, Instituto das Ciências do Mar em Cabo Verde e, mais recentemente, integrando a equipa de consultores no projecto Gerir, Inovar, Participar promovido pela Casa Pia de Lisboa, como Consultora associada do ISQ – Instituto da Soldadura da Qualidade.
Actualmente é consultora associada da iSBS / Grupo Foment Invest (Ex-Divisão de Consultoria da SGS) e da Stone Soup Consulting, nas áreas da sua especialização.
15.6.11
Formação Intervenção Comunitária
- Desenvolvimento Comunitário, o que é?
- Cidadania Integração Social
- Uma perspectivação de empowerment
- Micro, média e macro intervenção do trabalho social dirigido a comunidades específicas
- Pobreza e exclusão social: benefeciários do RSI da área metropolitana
- Dinamização, trabalho em rede em contexto local
+ INFO
Instituto para a Formação Humana e Social
Rua da Constituição n.º 814, 5.º andar, sala 29,
4200-195 Porto
Tlf./Fax.: 225093289
E-mail: ifhs.porto@gmail.com
Internet: http://ifhsocial.webnode.com.pt/
14.6.11
Peça de Teatro: "Educador Social Precisa-se!!!"
Universidade Portucalense UPT
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541
Porto (Porto, Portugal)
No âmbito da unidade curricular, Técnicas de Animação Sócioeducativa, do 1º Ciclo de Educação Social, da Universidade Portucalense, Infante D. Henrique, irá realizar-se no dia 15 de Junho pelas 20:30 (Auditório 201) um evento protagonizado pela turma do 1º Ano.
A temática desta peça surge com a emergência da profissão, no sentido de impulsionar o papel do Educador Social, na actual sociedade. Para realizar este teatro contamos com a Vossa tão estimada presença.
O evento estará aberto a toda a comunidade.
Obrigada!!
E apareçam!!
11.6.11
Biblioteca # 18
Sumário | |
Editorial Artigos - Também existo… mas sou frágil! - Globalização e Educação. - O Perfil do Educador Social. - Contributos do Fair Play no processo de Socialização. - Análisis de las Competencias en la Formación de los Futuros Docentes Españoles en Función del Espacio Europeo de Educación Superior (EEES). - Envelhecer com Projecto. - O Papel do Educador Social nos Centros Novas Oportunidades. - O Educador Social em Contexto Escolar: A Experiência de um Projecto. - Perfil de Investigação - Recensão |
Reflexão Notícias # 15 (Abandono Escolar)
A Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) discorda e diz que o fenómeno acontece um pouco por todo o país. Manuel Pereira, presidente da ANDE, lembra que algumas famílias em situação limite vêem nos filhos uma fonte de rendimento extra: “Sei que há miúdos que estão a apoiar as famílias”, diz.
Pessoalmente, Manuel Pereira conhece apenas um caso: “Um aluno meu que frequentava um curso de formação e o pai tirou-o da escola para ir trabalhar”, revela.
Já o presidente do Conselho de Escolas, Manuel Esperança, diz que há regiões onde o trabalho sazonal tem forte impacto, “nomeadamente no Algarve, onde os alunos deixam a escola para ir trabalhar”. O responsável conta à Lusa que o início da época balnear é sinónimo de salas de aulas mais vazias.
Também neste sentido, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, admite “situações pontuais” em zonas com produção de calçado e vestuário, que nesta altura do ano “precisam de mais trabalhadores para acabar as encomendas a tempo de irem de férias”.
Mas não considera generalizado o fenómeno do abandono escolar em prol da economia familiar. Até porque, defende, “o mercado não tem capacidade para absorver este tipo de mão-de-obra tão jovem e tão pouco qualificada”.
Actualmente, os alunos só precisam de ter o 9º ano ou 15 anos para poderem abandonar a escola. A partir de Setembro, o ensino obrigatório estende-se a 12 anos. Este domingo comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
7.6.11
Curso de Intervenção Comunitária: Práticas e Contextos
O curso realiza-se nos dias 14, 21 e 28 de Junho de 2011 das 18h ás 22h na sede da AIDSS.
FORMADOR: Professor José Morais
Inscrições realizadas até dia 10 de Junho auferem de um desconto de 10 euros no valor da inscrição.
IFHS - Instituto para a Formação Humana e Social
Rua da Constituição n.º 814, 5.º andar, sala 29,
4200-195 Porto
Tlf./Fax.: 225093289
E-mail: ifhs.porto@gmail.com
Internet: http://ifhsocial.webnode.com.pt
2.º Encontro de Profissionais que trabalham com população cigana (Maia)
Time Out... Trust - Perigo Online (2011)
Título original:Trust
Intérpretes: Clive Owen, Catherine Keener, Liana Liberato, Viola Davis, Jason Clarke
Realização: David Schwimmer
Género: Drama,Thrileer
Ficha Técnica: Duração: 1h44m I Origem: EUA, 2010
Sinopse:
Bem instalados e em segurança na sua casa dos subúrbios, Will e Lynn Cameron costumam dormir bem de noite, confiando que os seus filhosestão protegidos.Will, em particular, sente-se confortável com o facto de ele e Lynn terem criado três crianças brilhantes, e que depois das portas estarem fechadas e o alarme ligado nada - absolutamente nada - poderá fazer mal à sua família.
Quando a sua filha de 14 anos, Annie, faz um novo amigo online, um rapaz de 16 anos chamado Charlie, que conheceu num "chat room" de voleibol, Will e Lynn não pensam muito no assunto, falando apenas com a filha sobre essa amizade, assumindo no entanto ser normal entre adolescentes que comunicam pela Internet. Mas depois de várias semanas de comunicação, Annie fica cada vez mais seduzida por Charlie, já não podendo passar sem ele. Aos poucos, descobre que ele não é quem diz ser. No entanto, continua completamente intrigada por ele, mesmo após o seu segredo ser revelado.
Uma revelação devastadora, com implicações para toda a sua família, desencadeando uma série de acontecimentos que irão mudar as suas vidas, de uma forma que ninguém poderia prever.
6.6.11
II Conferência: Eldery, Education, International Relationships and Social Development (Braga)
Segunda Conferência da European Society of Research on the Education of Adults (ESREA) da rede sobre Education and Learning of Older Adults (ELOA)
Second Conference of ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA)
Universidade do Minho
Instituto da Educação
25, 26 e 27 de Outubro 2011, Braga, Portugal
Adultos Idosos, Educação, Relações Intergeracionais e Desenvolvimento Social
Tema da Conferência
O envelhecimento da população tem sido um assunto bastante tratado em diferentes meios e por diversos actores sociais, nomeadamente do sector da política e do meio académico. Este interesse e preocupação pelo envelhecimento populacional deve-se a vários factores, com destaque para as suas consequências económicas e sociais.
No entanto, ao nível das políticas públicas, e nalguns países, as áreas de intervenção situam-se, essencialmente, na esfera da protecção social e na da saúde. Não deixando de salientar a importância que estas duas áreas de intervenção desempenham para os adultos idosos, particularmente para aqueles cujos rendimentos, estado de saúde e redes de suporte são de maior fragilidade, deve-se também problematizar o papel que a educação pode ter nesta fase da vida.
Assim, a ELOA pretende ser um espaço de discussão, de troca de experiências, conhecimentos e saberes sobre a educação dos adultos idosos focando uma diversidade de temas e problemáticas. Neste contexto, a segunda Conferência pretende continuar o trabalho iniciado em Outubro de 2010, em Munique.
O tema proposto, ”Adultos Idosos, Educação, Relações Intergeracionais e Desenvolvimento Social”, permite contemplar diferentes abordagens e problemas. Passemos, assim, à sua apresentação:
a) A modernidade que conduziu à separação dos espaços e tempos entre a infância e o mundo dos adultos. Neste cenário podem ser colocadas diferentes questões, como a cidadania dos idosos, o direito dos idosos à educação e a sua relação com as gerações mais novas.
b) O ciclo de vida ternário (em que à infância e juventude corresponde um tempo de aprendizagem e preparação para a vida adulta e produtiva, ao grupo considerado dos adultos corresponde a vida activa e ao grupo considerado dos mais velhos corresponde a reforma) está actualmente a ser posto em causa, apesar de ainda ser marcante na estruturação da vida social. Esta possível alteração do ciclo de vida implica que a educação não seja mais exclusiva do grupo da infância e da juventude, mas percepcionada na forma de educação ao longo da vida, incluindo, para além dos adultos, os idosos. Neste contexto, pode-se questionar as políticas, quer de protecção social, quer de educação de adultos, e os diferentes desafios e mudanças de que actualmente são alvo. Também não deixa de ser importante problematizar a solidariedade geracional que estava na base do estado social e a alteração que se propõe actualmente na possível configuração do Estado e das suas políticas, nomeadamente no que concerne às políticas de educação de adultos.
c) Um outro eixo de reflexão proposto é a questão do impacto da esperança de vida nos sistemas de reforma, nos sistemas de saúde e nos sistemas económicos. Assim, a proposta da União Europeia, face a este problema, foi promover a estratégia de envelhecimento activo, que se traduziu, por exemplo, no aumento da idade da reforma e no aumento do tempo de permanência no mercado de trabalho dos trabalhadores mais velhos. Neste cenário, novas problemáticas devem ser trazidas para a discussão e de modo específico em relação aos trabalhadores mais velhos, ao seu acesso à formação, às relações intergeracionais no local de trabalho, assim como ao papel de aprendizagem ao longo da vida na adaptação dos mais velhos ao posto de trabalho.
d) Outra dimensão a analisar diz respeito às alterações no seio da família e o papel que os mais velhos desempenham no seio dessa rede de relações, tendo em conta diferentes variáveis como o género, a idade, o estado de saúde, a classe social e a etnia, não deixando de articular a função educativa neste contexto de educação informal e no seio destas relações intergeracionais.
e) Como a pós-modernidade pode contribuir para induzir sentimentos de incerteza nos mais velhos acerca da sua própria identidade, face ao contexto social, caracterizado pela mudança rápida de muitos dos seus aspectos constitutivos. Desta forma, a educação pode vir a desempenhar um papel importante no desenvolvimento social, laboral e pessoal dos mais velhos e permitir que se tornem construtores da sua própria história.
Orientações para submissão de resumos e de comunicações
A língua da conferência é o Inglês nos dias destinados para a apresentação de comunicações, sendo bilingue (Português e Inglês) em alguns casos. Assim, todos os resumos e comunicações devem ser realizados em inglês. Devem igualmente ser apresentados numa folha A4, contendo o título e cinco palavras-chave e não devem ultrapassar as 500 palavras. Numa outra folha devem constar o(s) nome(s) do(s) autore(s), instituição, endereço e email. Por favor, use Times News Roman, 12. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica.
· Todos os resumos devem ser submetidos até 3 de Julho de 2011 para o seguinte e-mail: eloa2011@ie.uminho.pt
· A confirmação da sua aceitação será até 31 de Julho de 2011.
· As versões finais das comunicações, não excedendo as 5000 palavras, incluindo as referências bibliográficas, devem ser entregues até dia 5 de Setembro de 2011 e enviadas para o seguinte e-mail: eloa2011@ie.uminho.pt Por favor, use Times News Roman, 12 e o sistema de referências APA (American Psycological Association).
· As apresentações orais das comunicações serão organizadas do seguinte modo: 20 minutos para a apresentação, 10 minutos para o comentador e 15 minutos para o debate geral.
Orientações sobre bolsas da ESREA
Esta Conferência providenciará 3 bolsas para apoiar a participação de estudantes de doutoramento.
Os estudantes de doutoramento, para serem seleccionados precisam de ser membros da ESREA ou pertencer a uma instituição que seja membro da ESREA, devendo submeter uma comunicação que será posteriormente selecionada. A candidatura à bolsa deve ser feita até 31 Agosto de 2011 para eloa2011@ie.uminho.pt
Montante da inscrição
Membros da ESREA/docentes e Investigadores da U.M. 50 Euros
Estudantes de Doutoramento/Mestrado 30 Euros
Não-membros 100 Euros
O pagamento da inscrição desse ser efectuado até 4 de Setembro de 2011.
Os dados bancários para pagamento das inscrições são os seguintes:
· Pagamentos nacionais: NIB: 0035.0171.00167322630.15
· Pagamentos internacionais: IBAN: PT500035.0171.00167322630.15 Código Swift: CGDIPTPL
Os participantes deverão enviar para o e-mail do evento, eloa2011@ie.uminho.pt, o respectivo comprovativo de pagamento da inscrição.
Comissão Científica
Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho, Portugal)
Ana Alexandre Fernandes (Universidade Técnica de Lisboa)
António Fragoso (Universidade do Algarve, Portugal)
António Simões (Universidade de Coimbra)
Bernhard Schmidt-Hertha (Universidade de Munique)
Carlos Estêvão (Universidade do Minho, Portugal)
Esmeraldina Veloso (Universidade do Minho, Portugal)
Jim Soulsby (Universidade de Leicester, Reino Unido)
Leif hansen (Universidade de Roskilde, Dinamarca)
Manuel Sarmento (Universidade do Minho, Portugal)
Paula Guimarães (Universidade do Minho, Portugal)
Tarja Tikkanen (Universidade de Stavanger, Norurega)
Comissão Organizadora
Cristina Alexandra (Universidade do Minho, Portugal)
Daniela Silva (Universidade do Minho, Portugal)
Esmeraldina Veloso (Universidade do Minho, Portugal)
Fernanda Martins (Universidade do Minho, Portugal)
Maria Faria (Universidade do Minho, Portugal)
Paula Guimarães (Universidade do Minho, Portugal)
1.6.11
Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Pedagogia Social
Mais informações contactar:
Francisco Martins
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto
Faculdade de Educação e Psicologia - Pedagogia Social
R. Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
fmartins@porto.ucp.pt - www.porto.ucp.pt