6.6.11

II Conferência: Eldery, Education, International Relationships and Social Development (Braga)

Segunda Conferência da European Society of Research on the Education of Adults (ESREA) da rede sobre Education and Learning of Older Adults (ELOA)

Second Conference of ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA)

Universidade do Minho

Instituto da Educação

25, 26 e 27 de Outubro 2011, Braga, Portugal

Adultos Idosos, Educação, Relações Intergeracionais e Desenvolvimento Social

Tema da Conferência

O envelhecimento da população tem sido um assunto bastante tratado em diferentes meios e por diversos actores sociais, nomeadamente do sector da política e do meio académico. Este interesse e preocupação pelo envelhecimento populacional deve-se a vários factores, com destaque para as suas consequências económicas e sociais.

No entanto, ao nível das políticas públicas, e nalguns países, as áreas de intervenção situam-se, essencialmente, na esfera da protecção social e na da saúde. Não deixando de salientar a importância que estas duas áreas de intervenção desempenham para os adultos idosos, particularmente para aqueles cujos rendimentos, estado de saúde e redes de suporte são de maior fragilidade, deve-se também problematizar o papel que a educação pode ter nesta fase da vida.

Assim, a ELOA pretende ser um espaço de discussão, de troca de experiências, conhecimentos e saberes sobre a educação dos adultos idosos focando uma diversidade de temas e problemáticas. Neste contexto, a segunda Conferência pretende continuar o trabalho iniciado em Outubro de 2010, em Munique.

O tema proposto, ”Adultos Idosos, Educação, Relações Intergeracionais e Desenvolvimento Social”, permite contemplar diferentes abordagens e problemas. Passemos, assim, à sua apresentação:

a) A modernidade que conduziu à separação dos espaços e tempos entre a infância e o mundo dos adultos. Neste cenário podem ser colocadas diferentes questões, como a cidadania dos idosos, o direito dos idosos à educação e a sua relação com as gerações mais novas.

b) O ciclo de vida ternário (em que à infância e juventude corresponde um tempo de aprendizagem e preparação para a vida adulta e produtiva, ao grupo considerado dos adultos corresponde a vida activa e ao grupo considerado dos mais velhos corresponde a reforma) está actualmente a ser posto em causa, apesar de ainda ser marcante na estruturação da vida social. Esta possível alteração do ciclo de vida implica que a educação não seja mais exclusiva do grupo da infância e da juventude, mas percepcionada na forma de educação ao longo da vida, incluindo, para além dos adultos, os idosos. Neste contexto, pode-se questionar as políticas, quer de protecção social, quer de educação de adultos, e os diferentes desafios e mudanças de que actualmente são alvo. Também não deixa de ser importante problematizar a solidariedade geracional que estava na base do estado social e a alteração que se propõe actualmente na possível configuração do Estado e das suas políticas, nomeadamente no que concerne às políticas de educação de adultos.

c) Um outro eixo de reflexão proposto é a questão do impacto da esperança de vida nos sistemas de reforma, nos sistemas de saúde e nos sistemas económicos. Assim, a proposta da União Europeia, face a este problema, foi promover a estratégia de envelhecimento activo, que se traduziu, por exemplo, no aumento da idade da reforma e no aumento do tempo de permanência no mercado de trabalho dos trabalhadores mais velhos. Neste cenário, novas problemáticas devem ser trazidas para a discussão e de modo específico em relação aos trabalhadores mais velhos, ao seu acesso à formação, às relações intergeracionais no local de trabalho, assim como ao papel de aprendizagem ao longo da vida na adaptação dos mais velhos ao posto de trabalho.

d) Outra dimensão a analisar diz respeito às alterações no seio da família e o papel que os mais velhos desempenham no seio dessa rede de relações, tendo em conta diferentes variáveis como o género, a idade, o estado de saúde, a classe social e a etnia, não deixando de articular a função educativa neste contexto de educação informal e no seio destas relações intergeracionais.

e) Como a pós-modernidade pode contribuir para induzir sentimentos de incerteza nos mais velhos acerca da sua própria identidade, face ao contexto social, caracterizado pela mudança rápida de muitos dos seus aspectos constitutivos. Desta forma, a educação pode vir a desempenhar um papel importante no desenvolvimento social, laboral e pessoal dos mais velhos e permitir que se tornem construtores da sua própria história.

Orientações para submissão de resumos e de comunicações

A língua da conferência é o Inglês nos dias destinados para a apresentação de comunicações, sendo bilingue (Português e Inglês) em alguns casos. Assim, todos os resumos e comunicações devem ser realizados em inglês. Devem igualmente ser apresentados numa folha A4, contendo o título e cinco palavras-chave e não devem ultrapassar as 500 palavras. Numa outra folha devem constar o(s) nome(s) do(s) autore(s), instituição, endereço e email. Por favor, use Times News Roman, 12. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica.

· Todos os resumos devem ser submetidos até 3 de Julho de 2011 para o seguinte e-mail: eloa2011@ie.uminho.pt

· A confirmação da sua aceitação será até 31 de Julho de 2011.

· As versões finais das comunicações, não excedendo as 5000 palavras, incluindo as referências bibliográficas, devem ser entregues até dia 5 de Setembro de 2011 e enviadas para o seguinte e-mail: eloa2011@ie.uminho.pt Por favor, use Times News Roman, 12 e o sistema de referências APA (American Psycological Association).

· As apresentações orais das comunicações serão organizadas do seguinte modo: 20 minutos para a apresentação, 10 minutos para o comentador e 15 minutos para o debate geral.

Orientações sobre bolsas da ESREA

Esta Conferência providenciará 3 bolsas para apoiar a participação de estudantes de doutoramento.

Os estudantes de doutoramento, para serem seleccionados precisam de ser membros da ESREA ou pertencer a uma instituição que seja membro da ESREA, devendo submeter uma comunicação que será posteriormente selecionada. A candidatura à bolsa deve ser feita até 31 Agosto de 2011 para eloa2011@ie.uminho.pt

Montante da inscrição

Membros da ESREA/docentes e Investigadores da U.M. 50 Euros

Estudantes de Doutoramento/Mestrado 30 Euros

Não-membros 100 Euros

O pagamento da inscrição desse ser efectuado até 4 de Setembro de 2011.

Os dados bancários para pagamento das inscrições são os seguintes:

· Pagamentos nacionais: NIB: 0035.0171.00167322630.15

· Pagamentos internacionais: IBAN: PT500035.0171.00167322630.15 Código Swift: CGDIPTPL

Os participantes deverão enviar para o e-mail do evento, eloa2011@ie.uminho.pt, o respectivo comprovativo de pagamento da inscrição.

Comissão Científica

Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho, Portugal)

Ana Alexandre Fernandes (Universidade Técnica de Lisboa)

António Fragoso (Universidade do Algarve, Portugal)

António Simões (Universidade de Coimbra)

Bernhard Schmidt-Hertha (Universidade de Munique)

Carlos Estêvão (Universidade do Minho, Portugal)

Esmeraldina Veloso (Universidade do Minho, Portugal)

Jim Soulsby (Universidade de Leicester, Reino Unido)

Leif hansen (Universidade de Roskilde, Dinamarca)

Manuel Sarmento (Universidade do Minho, Portugal)

Paula Guimarães (Universidade do Minho, Portugal)

Tarja Tikkanen (Universidade de Stavanger, Norurega)

Comissão Organizadora

Cristina Alexandra (Universidade do Minho, Portugal)

Daniela Silva (Universidade do Minho, Portugal)

Esmeraldina Veloso (Universidade do Minho, Portugal)

Fernanda Martins (Universidade do Minho, Portugal)

Maria Faria (Universidade do Minho, Portugal)

Paula Guimarães (Universidade do Minho, Portugal)

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