16.7.10

A educação social noutros países... # 1

Suiça


“ Par ÉDUCATEURS SOCIAUX, il faut entendre des professionnels formés qui travaillent auprès d’enfants, adolescents et adultes, personnes ou communautés ayant des besoins d’interventions socio-éducatives. Les éducateurs sociaux exercent dans différents contextes en interventions individuelles, résidentielles ou communautaires en respectant l’éthique de la profession. Ils exercent des fonctions variées au niveau du travail de terrain, de la conduite des programmes, de la formation, de la recherche et de l’expertise dans le domaine socio-éducatif.”

Os contextos de intervenção do educador social na Suíça são, igualmente, diversificados. O educador social trabalha em diferentes âmbitos: prevenção, inclusão, (re)integração profissional, intervenção psico-social comunitária, etc. A formação dos educadores sociais (que eram designados de “educadores especializados” – éducateurs spécialisés) favorece, mediante a aplicação de métodos e técnicas pedagógicas e sociais, a prevenção da inadaptação social e a autonomia dos sujeitos em situação de dificuldade social.

Alguns exemplos de contextos de trabalho:
- Instituições para pessoas de todas as idades com handicaps (físicos e/ou psíquicos);
- Estruturas de apoio à família (crianças e adolescentes com dificuldades de integração, a nível familiar, social e/ou escolar);
- Instituições de apoio à delinquência;
- Instituições de acção educativa com crianças, adolescentes e suas famílias;
- Serviços ambulatórios ou domiciliários para dependentes.

Além das competências comuns dos profissionais da área social, o educador social deve possuir as seguintes competências específicas:
- capacidade para criar e sustentar relações humanas;
- capacidade de ouvir e comentar;
- abertura e respeito às diferenças;
- capacidade de analisar, avaliar, apoiar e promover o desenvolvimento das pessoas e recursos para desenvolver soluções com eles;
- capacidade de construir a sua resposta e adaptação no âmbito da manutenção e desenvolvimento da autonomia das pessoas;
- capacidade de utilizar os seus conhecimentos teóricos e aplicá-los na sua prática profissional;
- capacidade de contextualizar a prática, a fim de actualizar o conhecimento;
- capacidade de considerar o ambiente familiar, social e cultural dos sujeitos;
- capacidade de concepção, apoio e avaliação dos projectos individuais e de grupo;
- capacidade de trabalhar em equipas e redes com outros profissionais;
- sentido de iniciativa, capacidade de tomar decisões e assumir a responsabilidade;
- competências de comunicação oral e escrita;
- capacidade de se distanciar e adoptar uma postura crítica e construtiva face às diferentes situações.

Vídeo exemplificativo do trabalho do educador social na Suíça: http://www.cips-vd.ch/social_tab.php?id=6

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