A pobreza, enquanto fenómeno resultante da escassez de recursos que permitam assegurar as necessidades básicas e garantir uma vida digna, afecta um número considerável de portugueses.
A persistência da pobreza em segmentos populacionais específicos, a sua reprodução geracional e a sua desigual distribuição de género e no espaço nacional, afectam gravemente a coesão social e territorial do país.
O risco de pobreza afecta em particular as crianças e jovens das famílias de menores rendimentos, as famílias monoparentais, os deficientes, os emigrantes, os desempregados e a população mais idosa.
A pobreza infantil e dos idosos, o insucesso e o abandono escolar precoce, o baixo nível de qualificações, as desigualdades e a discriminação no exercício de direitos fundamentais por parte das pessoas com deficiência e dos emigrantes, fazem igualmente perigar a inclusão social.
A luta contra a pobreza e a exclusão social constitui um imperativo nacional e um dos desafios mais importantes das sociedades contemporâneas.
Na prossecução da sua estratégia e política de responsabilidade social e em nome de uma cidadania empresarial activa e participativa, o Grupo Mota-Engil institui o Prémio “Manuel António da Mota”, procurando assim dar o seu contributo para um Portugal mais justo, coeso e solidário, na senda do legado do seu fundador Senhor Manuel António da Mota, cujo nome se pretende honrar com a instituição do Prémio.
O Grupo Mota-Engil e a TSF – Rádio Notícias formalizaram uma parceria para a divulgação do Prémio e das iniciativas com ele relacionadas. A Deloitte associa-se à atribuição do Prémio como entidade consultora.
Consulta: Regulamento e formulário de candidatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário