8.5.12

Cursos Serviço Educação Contínua (FPCEUP)


  • O Bullying e a violência em contexto escolar
Data: de 21 de Maio a 13 de Junho
Valor: 140 € (em duas parcelas de 70€) + 20€ (taxa de inscrição)
Carga horária: 25 horas
Inscrições: até 18 de Maio
Coordenação científica: Professora Doutora Ariana Cosme
Formadores: Mestre Luísa Soares dos Santos; Dra. Karina Cardoso

Programa
  1. Agressão e vitimização entre adolescentes em contexto escolar;
  2. Compreender o conceito de violência e de Bullying;
  3. Fatores de risco; 
  4. Formas de proteção;
  5. Desenvolver atitudes preventivas;
  6. Possibilidade de Criminalização do comportamento de Bullying.

  • Criação e Animação de Gabinetes de Atendimento a Jovens (no âmbito da educação Afetivo-Sexual)
Data: de 26 de Maio a 14 de Julho
Valor: 170 € + 20€ (taxa de inscrição)
Carga horária: 35 horas
Inscrições: até 24 de Maio
Coordenação científica: Professora Doutora Cidália Duarte
Formadores: Dr. Francisco Pintado; Dra. Luísa Campos

Programa 
  1. Da legislação à operacionalização da Educação Afectivo-Sexual na escola - 8h
  2. Análise crítica da legislação em vigor.
  3. Como enquadrar as diversas vertentes da Educação Afectivo-Sexual na organização escola.
  4. Análise de programas de forma a garantir a multidisciplinaridade e a gestão das horas, distribuídas, por lei, a esta temática.
  5. Enquadramento no Plano de Actividades e erros a evitar como a dispersão e proliferação de actividades.
  6. A metodologia da investigação-acção - 12h
      1. A importância desta metodologia no levantamento das necessidades.
      2. Como aplicá-la na análise da realidade, no desenvolvimento do processo e na interacção com pais, alunos, professores, funcionários e parceiros no âmbito da saúde
      3. A participação de todos no desenho do projecto e na criação do gabinete
      4. A avaliação e a criação de instrumentos de registo e grelhas de avaliação
  7. A organização e a animação do espaço
      1. O contributo das várias áreas disciplinares
      2. A organização das parcerias e de redes
      3. As actividades
      4. O envolvimento dos alunos e sua organização
      5. A divulgação e as acções de educação comunitária
      6. A utilização de documentos de registo
      7. A criação dos grupos de reflexão e dos jovens monitores 

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