2.9.10

Palavras do Pe. Lino Maia

Não poderia estar mais de acordo com o Pe. Lino Maia, presidente da Federação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS), que, durante a Universidade de Verão do PSD 2010, defendeu a necessidade de reabilitar a solidariedade, envolvendo a população portuguesa no combate à pobreza e à exclusão social. Este combate deve ser encarado como o desígnio social.

Da mesma forma, o Pe. Lino Maia, afirmou que o Estado deve assumir um novo papel, menos assistencialista, neste combate, promovendo a autonomia ("mais do que dar o peixe, que ensine a pescar"). Há que ter consciência que os subsídios, por si só, não combatem a pobreza, apenas ajudam a suportá-la.

Por fim, salientou a importância de uma fiscalização rigorosa aos beneficiários de medidas como o Rendimento Social de Inserção e o Complemento Solidário para Idosos, e a um maior apoio aos mesmos, nomeadamente, através do reforço das equipas técnicas.

"Não podemos estar à espera que o Estado resolva ou dê, se nós, que estamos em proximidade, não resolvemos, não damos, não construímos."
(Pe. Lino Maia)

Sem comentários: