15.9.10

Mensagem para o novo ano lectivo

Crónica de Tiago Mesquita:




"Depois de ouvir a mensagem da Ministra da Educação fiquei com uma enorme vontade de regressar à escola de mochila às costas. Quem me dera que todos os Ministros fossem assim tão fofinhos."
"Olá meninos. Vamos todos melhorar este ano meus queridos? Vamos dar mais atençãozinha aos professores? Não vão desatar a bater-lhes por causa do telemóvel? Vamos deixá-los dar a aula sem desligar a luz e descarregar-lhes uma caixa de giz em cima do pêlo? Vamos seguir as suas orientações, estar concentradinhos, fazer os trabalhos de casa, resolver os problemas, ler bem, escrever bem, aprender os assuntos que vêm nos livros, e viver neste mundo maravilhoso da fantasia e aventura que é o da Educação em Portugal?

Quero ver esses cérebros a trabalhar como se fossem o corpinho de um halterofilista depois de tomar uma dose cavalar de creatina, ok?. Sempre a bombar certo pequenitos? O dia tem 24 horas. Vocês sabiam isto ou não? Pelo menos até o Governo alterar. Por isso há que aproveitar. Dormir quentinhos e a sonhar com as aventuras do Faial e do caracol no Palácio da Pena. Com a Teresa a dar o primeiro beijinho na boca do João atrás do refeitório. Enfim. Acordar às 6 da manhã. Depois 2 horas para chegar à escola se a camioneta não partir a transmissão. E finalmente o tempo para estudar. E quando é para estudar não é para andarem a mandriar, ouviram? É mesmo para estarem concentradinhos! Ou querem ir lavar sanitas o resto da vossa vida? Não querem tirar uma licenciatura com notas de excelência como o Sr. Primeiro-ministro? Ser alguém na vida?

E nunca esquecer de tomar o pequeno-almoço! E nada de deixar a taça dos cereais a meio ou a Isabel vai aí a casa puxar-vos as orelhitas. Ou manda o tio Teixeira dos Santos dar-vos um tau tau no rabiosque e falar-vos do bicho défice. Vá, agora vou para dentro seus malandrecos. Vai correr tudo bem. Beijocas fofas da "tia Isa" e BOM ANO LECTIVO! Portem-se bem!"
Fonte: Expresso

Sem comentários: