23.11.15

Seminário: Por uma cultura de não-violência – velhos e novos desafios (Odemira)


Por uma cultura de Não-Violência: Velhos e Novos Desafios é o tema do seminário que irá decorrer em Odemira, no dia 25 de novembro, pelas 9.00 horas, no Cineteatro Camacho Costa. 

Violência doméstica, stalking, prós e contras das novas tecnologias de informação, a intervenção junto das famílias e a motivação para uma cultura de não-violência serão os temas em destaque.

Esta é uma iniciativa promovida em conjunto pela CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Odemira e pelo GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima e ao Agressor da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento integrado do Concelho de Odemira, com o apoio do Município de Odemira e financiamento pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género da Presidência do Conselho de Ministros. 

O primeiro painel terá como tema “Duas estórias no masculino: violência doméstica e stalking”, com os testemunhos de António Manuel Ribeiro (vocalista da banda UHF) e João Paiva Santos (professor e investigador). O segundo painel terá como tema “Violência e Tecnologias: prós e contras”, com as intervenções de Tito de Morais (Fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net), que apresentará o tema “Ciberbullying” e da blogger Peperan (Plataforma Maria Capaz).

Para o início da tarde está previsto o tema “A Intervenção com as famílias: estratégias e limites”, com a participação da advogada Isabel Oliveira, que apresentará o tema “Mediação Familiar: a Pedagogia do Diálogo na Prevenção do Conflito”, e da assistente social Elsa Machado, que apresentará a comunicação “O Papel do CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental na Promoção de Competências Parentais: a experiência da Associação Chão dos Meninos”. 

O último tema em reflexão será “Motivar para a Mudança”, apresentado por Catarina Rivero (psicóloga e terapeuta familiar).O encerramento contará com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Odemira responsável pela área da Ação Social, Deolinda Seno Luís. 

As inscrições para participação do seminário devem ser efectuadas até ao dia 23 de novembro, através dos contactos cpcj@cm-odemira.pt / gava@taipa-desenvolvimento.pt.

Sem comentários: