Objectivos:
Através da presente acção de formação, pretende-se aumentar junto dos profissionais os seus conhecimentos acerca das competências necessárias a trabalhar junto de famílias, que por diversos motivos, mostrem dificuldades no desempenho das suas funções parentais. Pretende-se ainda sensibilizar os técnicos para a importância da intervenção com as famílias, bem como desenvolver competências técnico-profissionais, na área da formação parental, para intervir junto de famílias e favorecer o desenvolvimento de competências de intervenção com pais, numa óptica de Educação Parental.
População-alvo:
Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores, Educadores Sociais, Educadores de Infância, outros técnicos de saúde, estudantes das mesmas áreas. Outros profissionais que intervenham junto das famílias.
Faltas:
Cada formando deverá frequentar 80% das aulas, tendo assim o limite de 20% de faltas. No final da formação cada formando receberá um certificado de frequência da acção de formação "Competências Parentais: Avaliação e Intervenção", desde que tenha frequentado o mínimo de aulas obrigatório.
Formadoras:
Dra. Vera Quelhas (Psicóloga Clínica, formada em Psicologia Pediátrica, Perturbações do Comportamento em Crianças e Adolescentes, Perturbações do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, Formadora Certificada)
Dra. Cláudia Chambel (Educadora Social formada pela Escola Superior de Educação de Santarém, Coordenadora Técnica de Projectos de Intervenção Comunitária com larga experiência na construção e implementação de projectos de Educação Parental em diferentes contextos, Formadora Certificada. )
Material
Será fornecido um CD de apoio em que pode encontrar todos os slides apresentados durante a formação. Em cada sessão o formador entregará outro material pertinente.
PROGRAMA
Módulo I – Educação Parental
- Conceito de Família de acordo com a perspectiva sistémica
- Funções da Família
- Famílias Multiproblemáticas
Módulo II – Competências Parentais
- Definição e Evolução do Conceito de Competências Parentais
- Competência Parental vs. Aptidão Parental
- Identificar as Competências Parentais necessárias ao desenvolvimento saudável das crianças e jovens;
- Aumentar conhecimentos sobre estratégias para a promoção das Competências Parentais;
Módulo III – Avaliação das Competências Parentais
- Identificar as áreas a avaliar no domínio das competências parentais
- Instrumentos de Avaliação
Módulo IV – Programas de Educação Parental
- Determinar objectivos pedagógicos para a preparação de um programa de educação parental;
- Directrizes para elaboração de um programa de Educação Parental.
- Exemplo de um Programa de Educação Parental – perspectiva preventiva
- Exemplo de um Programa de Educação Parental – população específica
Datas e horário:
Sábados das 10h às 13h e das 14h ás 17h, nos dias:
- 18 e 25 de Setembro
- 9 e 16 de Outubro de 2010
PREÇOS
Antes de 10 de Setembro = 250 euros / após 10 de Setembro = 270 euros
O pagamento pode ser feito em cheque, numerário ou transferência bancária. Pode ser parcelado até 2x (sem juros),através de cheques pré-datados, desde que o curso esteja totalmente pago antes do seu término.
No momento da inscrição será necessário comprovar habilitações (fotocópia de BI e Certificado de Habilitações ou Cartão de Estudante).
Em caso de desistência o reembolso só terá lugar até 15 dias antes do início da acção de formação. As inscrições são limitadas a 10 formandos por turma.
Através da presente acção de formação, pretende-se aumentar junto dos profissionais os seus conhecimentos acerca das competências necessárias a trabalhar junto de famílias, que por diversos motivos, mostrem dificuldades no desempenho das suas funções parentais. Pretende-se ainda sensibilizar os técnicos para a importância da intervenção com as famílias, bem como desenvolver competências técnico-profissionais, na área da formação parental, para intervir junto de famílias e favorecer o desenvolvimento de competências de intervenção com pais, numa óptica de Educação Parental.
População-alvo:
Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores, Educadores Sociais, Educadores de Infância, outros técnicos de saúde, estudantes das mesmas áreas. Outros profissionais que intervenham junto das famílias.
Faltas:
Cada formando deverá frequentar 80% das aulas, tendo assim o limite de 20% de faltas. No final da formação cada formando receberá um certificado de frequência da acção de formação "Competências Parentais: Avaliação e Intervenção", desde que tenha frequentado o mínimo de aulas obrigatório.
Formadoras:
Dra. Vera Quelhas (Psicóloga Clínica, formada em Psicologia Pediátrica, Perturbações do Comportamento em Crianças e Adolescentes, Perturbações do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, Formadora Certificada)
Dra. Cláudia Chambel (Educadora Social formada pela Escola Superior de Educação de Santarém, Coordenadora Técnica de Projectos de Intervenção Comunitária com larga experiência na construção e implementação de projectos de Educação Parental em diferentes contextos, Formadora Certificada. )
Material
Será fornecido um CD de apoio em que pode encontrar todos os slides apresentados durante a formação. Em cada sessão o formador entregará outro material pertinente.
PROGRAMA
Módulo I – Educação Parental
- Conceito de Família de acordo com a perspectiva sistémica
- Funções da Família
- Famílias Multiproblemáticas
Módulo II – Competências Parentais
- Definição e Evolução do Conceito de Competências Parentais
- Competência Parental vs. Aptidão Parental
- Identificar as Competências Parentais necessárias ao desenvolvimento saudável das crianças e jovens;
- Aumentar conhecimentos sobre estratégias para a promoção das Competências Parentais;
Módulo III – Avaliação das Competências Parentais
- Identificar as áreas a avaliar no domínio das competências parentais
- Instrumentos de Avaliação
Módulo IV – Programas de Educação Parental
- Determinar objectivos pedagógicos para a preparação de um programa de educação parental;
- Directrizes para elaboração de um programa de Educação Parental.
- Exemplo de um Programa de Educação Parental – perspectiva preventiva
- Exemplo de um Programa de Educação Parental – população específica
Datas e horário:
Sábados das 10h às 13h e das 14h ás 17h, nos dias:
- 18 e 25 de Setembro
- 9 e 16 de Outubro de 2010
PREÇOS
Antes de 10 de Setembro = 250 euros / após 10 de Setembro = 270 euros
O pagamento pode ser feito em cheque, numerário ou transferência bancária. Pode ser parcelado até 2x (sem juros),através de cheques pré-datados, desde que o curso esteja totalmente pago antes do seu término.
No momento da inscrição será necessário comprovar habilitações (fotocópia de BI e Certificado de Habilitações ou Cartão de Estudante).
Em caso de desistência o reembolso só terá lugar até 15 dias antes do início da acção de formação. As inscrições são limitadas a 10 formandos por turma.
2 comentários:
GOSTARIA DE SABER ONDE IRÁ SER REALIZADA A FORMAÇÃO E ONDE POSSO PROCEDER Á MINHA INSCRIÇÃO.
SE ME PUDESSEM ENVIAR ALGUMA INFORMAÇÃO PARA O MEU E MAIL
MACHADOSOLANGEMARISA@GMAIL.COM
A formação será realizada na Reflexos - Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia, com localização na Rua Guilherme Gomes Fernandes, n.º 19, 7.º esquerdo, Odivelas. Poderá realizar a inscrição e obter mais informações pelo contacto: 918399648 ou pelos e-mails: reflexos_psicologia@hotmail.com/ reflexospsicologia@gmail.com.
Enviar um comentário