TÉCNICO DE FORMAÇÃO/ COORDENADOR DE FORMAÇÃO
Funções:
- Planear, organizar, promover, acompanhar e avaliar as atividades do processo formativo
Planear as intervenções formativas:
1.1. Elaborar diagnósticos de necessidades de formação, analisando e caracterizando o meio, as organizações e as actividades profissionais;
1.2. Elaborar propostas de planos de intervenção formativa, identificando perfis de formação, negociando prioridades, metas e apresentando o orçamento de acordo com o respectivo enquadramento financeiro;
1.3. Elaborar a planificação da actividade formativa, calendarizando as intervenções, prevendo os meios físicos, os recursos humanos e financeiros a afectar e criando regulamentos de funcionamento.
Organizar e promover a formação:
2.1. Elaborar referenciais de formação, identificando destinatários, objectivos gerais, conteúdos de formação e orientações metodológicas gerais;
2.2. Realizar o recrutamento e selecção dos formadores, assegurando a adequação das respectivas competências aos referenciais de formação a desenvolver;
2.3. Conceber e estruturar o programa de formação, garantindo a articulação entre os referenciais estabelecidos e as várias componentes formativas e definindo e operacionalizando a estrutura curricular a nível de conteúdos programáticos, cargas horárias, metodologias e modelos e instrumentos de avaliação;
2.4. Desenvolver, junto dos destinatários, as actividades de promoção da formação, através do contacto directo e dos meios de divulgação adequados;
2.5. Realizar o recrutamento e selecção dos formandos, utilizando as técnicas adequadas;
2.6. Assegurar as condições de execução física da formação, tendo em conta os meios logísticos previstos;
2.7. Acompanhar a concepção e elaboração dos suportes didácticos para a formação, assegurando a sua adequação aos objectivos estabelecidos.
3. Coordenar as actividades de formação:
3.1. Acompanhar a realização da formação e verificar a concretização dos objectivos, conteúdos e orientações metodológicas e o cumprimento dos regulamentos, concebendo e aplicando instrumentos de controlo administrativo, pedagógico e financeiro;
3.2. Assegurar o enquadramento e a orientação técnica e/ou pedagógica dos recursos humanos afectos;
3.3. Gerir os meios físicos necessários à realização da formação.
4. Avaliar o processo e os efeitos da formação:
4.1. Conceber e aplicar modelos e instrumentos de avaliação da formação;
4.2. Proceder aos ajustamentos necessários, tendo em conta os resultados da análise quantitativa e qualitativa do processo e efeitos da formação
5. Desenvolver actividades de consultoria, prestando apoio técnico no domínio da sua área funcional.
SABERES
Conhecimentos de:
1. Sistemas de Educação/Formação.
2. Organismos e outras entidades de Educação/Formação.
3. Legislação específica da Educação/Formação.
4. Metodologias de Investigação.
5. Processos e factores de ensino-aprendizagem.
6. Avaliação da aprendizagem.
7. Selecção e recrutamento de recursos humanos.
8. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação/Formação.
9. Suportes didácticos para a Educação/Formação
Conhecimentos aprofundados de:
11. Metodologias de identificação de necessidades de formação.
12. Metodologias de definição de perfis de formação.
13. Desenvolvimento Curricular.
14. Planeamento da formação.
15. Organização e promoção da formação.
16. Avaliação da formação.
17. Qualidade na Educação/Formação.
18. Gestão administrativa e Financeira.
19. Gestão de projectos de Educação/Formação.
10. Organização do Trabalho e Gestão de Equipas
SABERES-FAZER
1. Aplicar as técnicas e os instrumentos adequados à caracterização das organizações e à análise de funções.
2. Aplicar os métodos e técnicas de diagnóstico de necessidades de formação e de definição de perfis de formação.
3. Aplicar os métodos e técnicas de concepção de referenciais e programas de formação.
4. Conceber, avaliar e adequar os suportes didácticos aos referenciais e programas de formação.
5. Aplicar os métodos e técnicas de planificação da formação.
6. Aplicar os métodos e técnicas de promoção da formação.
7. Aplicar metodologias e instrumentos de operacionalização, orientação e acompanhamento da formação.
8. Aplicar técnicas de recrutamento e selecção de recursos humanos.
9. Enquadrar e acompanhar equipas/grupos de trabalho.
10. Orientar técnico-pedagogicamente os formadores e outras figuras profissionais da área Educação/Formação.
11. Definir e aplicar instrumentos de controlo pedagógico da execução das intervenções formativas.
12. Aplicar as técnicas de concepção de instrumentos de avaliação do processo formativo.
13. Aplicar os métodos, as técnicas e os instrumentos de avaliação do processo e efeitos da formação
SABERES-SER
1. Integrar-se em diferentes contextos organizacionais, grupos em formação e equipas.
2. Comunicar e interagir com os outros e com o meio.
3. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de situações concretas.
4. Liderar grupos/equipas e delegar responsabilidades.
5. Revelar criatividade, auto-confiança, espírito de equipa, espírito de iniciativa, estabilidade emocional, resistência à frustração, capacidade de decisão e abertura à mudança.
6. Respeitar os aspectos éticos e deontológicos da profissão e os inerentes ao exercício da Cidadania
1. Envio de CV com foto para hsf.fps@gmail.com.
2. Título do email de candidatura: "COORDENADOR DE FORMAÇÃO - CANDIDATURA"
3. Corpo do email: referência a valor pretendido para um trabalho de 40h/ semanais, com contrato de trabalho a termo certo.
Fonte: Netempregos
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