2.6.14

Oferta de emprego # 184

TÉCNICO DE FORMAÇÃO/ COORDENADOR DE FORMAÇÃO

Funções:

- Planear, organizar, promover, acompanhar e avaliar as atividades do processo formativo 

Planear as intervenções formativas: 
1.1. Elaborar diagnósticos de necessidades de formação, analisando e caracterizando o meio, as organizações e as actividades profissionais; 
1.2. Elaborar propostas de planos de intervenção formativa, identificando perfis de formação, negociando prioridades, metas e apresentando o orçamento de acordo com o respectivo enquadramento financeiro; 
1.3. Elaborar a planificação da actividade formativa, calendarizando as intervenções, prevendo os meios físicos, os recursos humanos e financeiros a afectar e criando regulamentos de funcionamento. 

Organizar e promover a formação: 
2.1. Elaborar referenciais de formação, identificando destinatários, objectivos gerais, conteúdos de formação e orientações metodológicas gerais; 
2.2. Realizar o recrutamento e selecção dos formadores, assegurando a adequação das respectivas competências aos referenciais de formação a desenvolver; 
2.3. Conceber e estruturar o programa de formação, garantindo a articulação entre os referenciais estabelecidos e as várias componentes formativas e definindo e operacionalizando a estrutura curricular a nível de conteúdos programáticos, cargas horárias, metodologias e modelos e instrumentos de avaliação; 
2.4. Desenvolver, junto dos destinatários, as actividades de promoção da formação, através do contacto directo e dos meios de divulgação adequados; 
2.5. Realizar o recrutamento e selecção dos formandos, utilizando as técnicas adequadas; 
2.6. Assegurar as condições de execução física da formação, tendo em conta os meios logísticos previstos; 
2.7. Acompanhar a concepção e elaboração dos suportes didácticos para a formação, assegurando a sua adequação aos objectivos estabelecidos. 


3. Coordenar as actividades de formação: 
3.1. Acompanhar a realização da formação e verificar a concretização dos objectivos, conteúdos e orientações metodológicas e o cumprimento dos regulamentos, concebendo e aplicando instrumentos de controlo administrativo, pedagógico e financeiro; 
3.2. Assegurar o enquadramento e a orientação técnica e/ou pedagógica dos recursos humanos afectos; 
3.3. Gerir os meios físicos necessários à realização da formação. 


4. Avaliar o processo e os efeitos da formação: 
4.1. Conceber e aplicar modelos e instrumentos de avaliação da formação; 
4.2. Proceder aos ajustamentos necessários, tendo em conta os resultados da análise quantitativa e qualitativa do processo e efeitos da formação

5. Desenvolver actividades de consultoria, prestando apoio técnico no domínio da sua área funcional. 

SABERES 
Conhecimentos de: 
1. Sistemas de Educação/Formação. 
2. Organismos e outras entidades de Educação/Formação. 
3. Legislação específica da Educação/Formação. 
4. Metodologias de Investigação. 
5. Processos e factores de ensino-aprendizagem. 
6. Avaliação da aprendizagem. 
7. Selecção e recrutamento de recursos humanos. 
8. Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação/Formação. 
9. Suportes didácticos para a Educação/Formação 

Conhecimentos aprofundados de: 
11. Metodologias de identificação de necessidades de formação. 
12. Metodologias de definição de perfis de formação. 
13. Desenvolvimento Curricular. 
14. Planeamento da formação. 
15. Organização e promoção da formação. 
16. Avaliação da formação. 
17. Qualidade na Educação/Formação. 
18. Gestão administrativa e Financeira. 
19. Gestão de projectos de Educação/Formação. 
10. Organização do Trabalho e Gestão de Equipas 

SABERES-FAZER 
1. Aplicar as técnicas e os instrumentos adequados à caracterização das organizações e à análise de funções. 
2. Aplicar os métodos e técnicas de diagnóstico de necessidades de formação e de definição de perfis de formação. 
3. Aplicar os métodos e técnicas de concepção de referenciais e programas de formação. 
4. Conceber, avaliar e adequar os suportes didácticos aos referenciais e programas de formação. 
5. Aplicar os métodos e técnicas de planificação da formação. 
6. Aplicar os métodos e técnicas de promoção da formação. 
7. Aplicar metodologias e instrumentos de operacionalização, orientação e acompanhamento da formação. 
8. Aplicar técnicas de recrutamento e selecção de recursos humanos. 
9. Enquadrar e acompanhar equipas/grupos de trabalho. 
10. Orientar técnico-pedagogicamente os formadores e outras figuras profissionais da área Educação/Formação. 
11. Definir e aplicar instrumentos de controlo pedagógico da execução das intervenções formativas. 
12. Aplicar as técnicas de concepção de instrumentos de avaliação do processo formativo. 
13. Aplicar os métodos, as técnicas e os instrumentos de avaliação do processo e efeitos da formação

SABERES-SER 
1. Integrar-se em diferentes contextos organizacionais, grupos em formação e equipas. 
2. Comunicar e interagir com os outros e com o meio. 
3. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de situações concretas. 
4. Liderar grupos/equipas e delegar responsabilidades. 
5. Revelar criatividade, auto-confiança, espírito de equipa, espírito de iniciativa, estabilidade emocional, resistência à frustração, capacidade de decisão e abertura à mudança. 
6. Respeitar os aspectos éticos e deontológicos da profissão e os inerentes ao exercício da Cidadania 


1. Envio de CV com foto para hsf.fps@gmail.com.
2. Título do email de candidatura: "COORDENADOR DE FORMAÇÃO - CANDIDATURA" 
3. Corpo do email: referência a valor pretendido para um trabalho de 40h/ semanais, com contrato de trabalho a termo certo. 


Fonte: Netempregos

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