29.4.13

Divulgação de Projectos # 26

Violência Off – Gabinete de Prevenção e Intervenção na Violência Doméstica



O Projecto VIOLÊNCIA OFF é um projecto-piloto na área da violência doméstica, promovido pelo Centro Social e Cultural Santa Beatriz e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH 7.7). Conta com a parceria formal do Centro de Estudos para a Intervenção Social (C.E.S.I.S) e da Associação SAPANA.

Trata-se de um Gabinete de Prevenção e Intervenção na violência doméstica dirigida a vítima e agressor, pois considera-se que para uma intervenção bem conseguida nos padrões de violência na família é fundamental equacionar esta questão no contexto total de relações geradas no seio da mesma.

Assim, e tendo em conta esta preposição, o Projecto VIOLÊNCIA OFF pretende essencialmente desenvolver uma intervenção integrada e articulada junto de adultos, adaptando um conjunto de estratégias e plano de caso em função das necessidades da situação, contexto e família em particular. Inclui ainda múltiplas áreas de intervenção (individual, familiar, comunitária) e aspectos técnicos (diferentes formatos de terapia e intervenção social, diversidade de técnicas) que podem ser ajustados de uma forma flexível.

Objetivos:
- Estudo e investigação do fenómeno (Parceria com a Universidade Católica);
- Prevenção do fenómeno da violência doméstica (Parceria com a C.E.S.I.S.);
- Avaliação e gestão de Risco;Intervenção e orientação social;
- Criação de condições para a inclusão social (Parceria com SAPANA);
- Avaliação e acompanhamento psicológico a Vítimas de Violência Doméstica;
- Intervenção psicológica e psicossocial em agressores;
- Programa Terapêutico para Casais onde a Violência é Mútua;
- Aconselhamento jurídico.

Mais informações sobre o projeto:

Sem comentários: