26.12.12

Oferta de emprego # 70

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CES (Centro de Estudos Sociais Coimbra)

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado, Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de 1 Bolseira/o de Investigação no âmbito do projeto SCRAM - Crises, gestão de risco e novos arranjos sócio-ecológicos para florestas: uma perspetiva dos estudos sobre ciência e tecnologia (PTDC/CS-ECS/102041/2008 – FCOMP-01-0124-FEDER-009236), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:

a. Descrição do Projeto: 
O objetivo geral é fazer uma análise contextualizada dos conhecimentos, políticas e das respostas dos vários atores face às crises florestais em Portugal, em particular os grandes incêndios e doenças de árvores. A investigação será acompanhada de registos audiovisuais, tendo em vista a divulgação ao público e materiais com fins educativos.

b. Área Científica: 
Ciências Sociais - Política Social

c. Requisitos preferenciais de admissão: 
- Mestrado na área da Política/Serviço Social ou Educação relacionada com o ambiente;
- Experiência profissional em projetos de intervenção ou investigação-ação (fator preferencial);
- Experiência em gestão de projetos e recursos humanos (fator preferencial);
- Bons conhecimentos de português e inglês;
- Disponibilidade para deslocações nacionais e organização de eventos científicos;
- Conhecimentos/interesse por ferramentas pedagógicas, multimédia, vídeo e tecnologias da informação.

d. Plano de trabalhos: 
As atividades a desempenhar pelo/a Bolseiro/a consistem no apoio ao trabalho de campo, produção e análise de informação qualitativa e quantitativa, elaboração de ferramentas pedagógicas audiovisuais, tarefas de apoio administrativo e nas relações com parceiros, e gestão de informação e organização de eventos.

e. Legislação e regulamentos aplicáveis: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 da FCT e Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais

f. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica da Investigadora Responsável do Projeto, Rita Serra.

g. Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2013, eventualmente renováveis de acordo com as necessidades científicas e disponibilidades financeiras, de acordo com o Estatuto de Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais.

h. Valor do subsídio de manutenção mensal: Os montantes das bolsas serão de 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

i. Métodos de seleção: A seleção será feita com base na avaliação curricular e, em caso de candidaturas com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efetuadas entrevistas presenciais. Os fatores preferenciais têm uma valoração de 60% em relação aos restantes critérios de seleção.

j. Composição do Júri de Seleção: 
- Rita Serra (Presidente do Júri)- João Arriscado Nunes (vogal efetivo)
- Alexandre Tavares (vogal efetivo)

k. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão comunicados a todos/as os/as candidatos/as através de correio eletrónico. As atas do processo de seleção serão disponibilizadas para consulta pública.

l. Prazo limite de apresentação de candidatura: 07 de janeiro de 2013

m. Forma de apresentação da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de uma carta de motivação (Max. 800 palavras) acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, cópia dos certificados de habilitações e cópia de outros documentos comprovativos considerados relevantes.  As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio registado, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a morada a seguir indicada:
CES-BI/33/2012
A/C Doutora Rita Serra
Centro de Estudos Sociais 
Colégio de S. Jerónimo, Apartado 3087 
3001-401 Coimbra
Portugal

Sem comentários: