23.5.10

Jornadas Sociais ISCE Odivelas

Os modelos sociais devem ser capazes de afirmar os princípios de inclusão e integração, de não discriminação, da igualdade de tratamento e da coesão social enquanto princípios fundamentais da vivência social. Uma sociedade assente numa vivência ética assumirá de forma clara a defesa da igualdade de oportunidades e a prossecução dos valores que lhe estão subjacentes. Estes desafios serão abordados nas Jornadas Sociais do ISCE, para as quais se convidam todos os interessados nas diferentes latitudes sociais a participarem.
Luis Picado - Director da Espaço S

Data: 28 de Maio
Local: Auditório do ISCE-Pedago

Programa:

9h30mRecepção dos convidados

10h00mSessão de abertura
Luís Picado (Presidente do ISCE)
Fernanda Carvalho (Directora do Departamento Social e Cultural do ISCE)

10h30mModeração: Eva Correa (ISCE)
Albino Lopes (ISCPS e ISCE) – Economia Social e Cidadania: uma abordagem institucional do processo de desenvolvimento local sustentável.

Valter Pinheiro (ISCE), Armando Costa (ISCE), Mário Joel Cipriano (ISCE), António Pereira (ESSE Viseu) e Pedro Sequeira (ES Desporto Rio Maior) – Contributos do Fair-Play no Processo de Socialização.

11h30mCoffee-Break

12h00m Moderação: Ana Paula Leitão (ISCE)
Sofia Veiga (ESE do Instituto Politécnico do Porto) – O Perfil do Educador Social.

Adelina Correia (Educadora Social) – O Papel do Educador Social nos Centros Novas Oportunidades.

Fátima Correia (Educadora Social) – O Educador Social em Contexto Escolar: a experiência de um projecto.

Ana Filipa Dâmaso (Investigadora na área da Gerontologia Educativa e Gerontologia Social) – Envelhecer com Projecto: o desafio de excelência da educação pela inclusão.

13h00m - Almoço

14h30m Moderação: Filipa Coelhoso (ISCE)
Renato Costa (Vilamoura International School) – Globalização e Educação. Escolas Internacionais: ponto de encontro de línguas e culturas.

Elisabete da Costa Louro (Professora especializada em Educação Especial) – Também existo… mas sou frágil. A Criança e Síndrome de X Frágil em Contento de Aprendizagem.

15h30m
Moderação: Isabel Aires (ISCE)
Jorge Martins (Investigador do Centro de História Contemporânea do ISCTE) – António Eloy – entre o Ambiente e os Direitos Humanos.

António Eloy (Consultor nas áreas de energia e ambiente e membro do Centro de Estudos em Economia da Energia, Transportes e Ambiente) – Portugal, Energias sem fim: contrariando as alterações climáticas.

16h00m Encerramento
Fernanda Carvalho (Directora do Departamento Social e Cultural do ISCE)
Filipa Coelhoso (ISCE)

Sem comentários: