25.2.16

Formação no âmbito da abordagem a crianças e jovens em risco inseridos em famílias com comportamentos aditivos e dependências (Lisboa)

Formação no âmbito da abordagem a crianças e jovens em risco inseridos em famílias com comportamentos aditivos e dependências




Data limite para a receção de Inscrições: 09 de março de 2016


Compete ao SICAD:
- Promover a formação no domínio das substâncias psicoativas, dos comportamentos aditivos e das dependências, capacitando os profissionais para prestar apoio especializado aos cidadãos e às comunidades, no âmbito das dependências com e sem substâncias.

Os ganhos em saúde conseguem-se por via da qualificação dos profissionais e das abordagens, da melhoria dos níveis de conhecimento e da cooperação entre os stakeholders, aumentando a eficácia das respostas disponíveis, normalizadas e harmonizadas.

A existência de famílias com um ou mais dos seus membros com comportamentos aditivos e dependências evidencia situações em que os fatores de risco para os comportamentos aditivos assumem um peso mais significativo do que os do equilíbrio. Deste facto resulta que nem sempre a estruturação familiar se dá de forma a propiciar o ambiente maturativo mais harmónico, o que determina riscos acrescidos para o desenvolvimento dos seus membros, nomeadamente os mais vulneráveis – as crianças e jovens.

A importância dos fenómenos que ocorrem na família para a estruturação dos trajetos evolutivos das crianças e jovens, e das múltiplas questões que suscita a ocorrência de CAD neste contexto, determina a relevância da capacitação específica dos profissionais que intervêm neste âmbito, de forma a permitir o estabelecimento de intervenções orientadas para a abordagem à problemática das crianças e dos jovens inseridos em famílias com CAD.

Neste sentido afigura-se fundamental capacitar os profissionais para abordagem a crianças e jovens em risco inseridos em famílias com CAD, fortalecendo o conhecimento e tomando contacto com as estratégias de intervenção adequadas.

Assim, o SICAD vai dinamizar o Curso Formação no âmbito da abordagem a crianças e jovens em risco inseridos em famílias com CAD, nos dias 11 e 3 de março, com os seguintes conteúdos programáticos:
  • Substâncias, conceitos, efeitos e características, padrões de consumo, processos de dependência nas mulheres;
  • Intervenção sistémica: princípios e conceitos;
  • A dinâmica da família com CAD: especificidades e evoluções;
  • O lugar da criança / jovem na família com CAD: fatores de risco para o desenvolvimento;
  • Estratégias de intervenção;
  • O papel da articulação interinstitucional no acompanhamento das crianças e jovens em famílias com CAD;
  • Monitorização e avaliação;

Para mais informações e inscrições:

23.2.16

Oferta de emprego # 230

Diretora Técnica para Lar de Idosos (Leiria)

Unidade Geriátrica em Caldas da Rainha admite elemento para exercer o cargo de Director Técnico 

Os interessados poderão manifestar-se enviando curriculum para luis-romao@sapo.pt

Do curriculum deverá constar a fotografia e data de nascimento do candidato, serão consideradas invalidas as candidaturas que não contemplem esta informação. 

Fonte: Netempregos

Oferta de emprego # 229

Animadores Sociais (Porto)

Empresa de Serviços de Apoio Domiciliário está a selecionar em regime de prestação de Serviços (recibo Verde) um Animador Social. Os interessados devem enviar curriculum vitae para geral@horasdequalidade.pt


Fonte: Netempregos

Oferta de emprego # 228

Director/a Técnico/a para Lar de Idosos (Lisboa)


Lar de Idosos no Concelho de Loures procura Director/a Técnico/a com experiência na área. 

Envie o seu c.v. para anossaescolha@ilaz.pt| info@ilaz.pt


Fonte: Netempregos

15.2.16

Oferta de emprego # 227

DIRETORES TÉCNICOS / GESTORES p/ unidades de cuidado a Idosos SETÚBAL/ALMADA

Grupo de Unidades de Prestação de Cuidados a Idosos, encontrando-se em fase de expansão, pretende recrutar diretores técnicos/gestores de unidade: 

Funções: 
- Gestão / coordenação de equipas e funcionamento dos serviços 
- Responsável pela Direção Técnica 

Perfil: 
Formação Superior em áreas sociais e humanas 
Gosto pelo contato direto com pessoas, nomeadamente, idosos 
Elevado sentido de responsabilidade e disponibilidade e polivalência 
Experiência em gestão de unidades/direção técnica de prestação de cuidados a idosos 
Elevada capacidade de liderança/chefia e gestão de equipas 
Capacidade de resistência a situações de stress e resolução de conflitos 
Capacidade de relacionamento e comunicação verbal de excelência 
Disponibilidade para trabalhar fins-de-semana e feriados 
Preferencialmente a residir na margem sul do tejo, com viatura própria 

Nota: Só serão consideradas candidaturas, cujo ficheiro do currículo seja identificado com o nome do candidato e enviadas para o endereço de e-mail unidadesenior@gmail.com, com Ref. DT/ GAS FEV/16 no campo assunto. 

Não são aceites candidaturas por outro meio. Em caso de recebimento de muitos candidaturas, poderemos não ter capacidade de resposta a todas as candidaturas, que não tenho sido consideradas. Por esse motivo agradecemos a compreensão.

Fonte: Netempregos

Seminário "Novos e Velhos Consumos de Álcool e Boas Práticas de Intervenção" (Viseu)



A APDES promove, no dia 18 de Fevereiro de 2016, o seminário "Velhos e Novos Consumos de Álcool e Boas Práticas de Intervenção". O evento irá decorrer no Auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) de Viseu.

Este evento pretende ser um contributo para o debate de questões relacionadas com os diferentes padrões de consumo de álcool, dos contextos festivos e do conceito de "noite segura". 

O seminário contará com a presença de oradores/as nacionais e internacionais que têm desenvolvido trabalho relevante a este nível.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória e limitada aos lugares existentes (ficha de inscrição aqui).

Pode consultar o programa aqui.


Para outras questões, contacte: albano.ribeiro@apdes.pt.