28.2.15

A importância da Escola no Desenvolvimento Pessoal e Social de cada um (Bragança)

A importância da Escola no Desenvolvimento Pessoal e Social de cada um 


- 07 de abril – Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal



10.00 às 12.30h / Pais de etnia cigana 

Objetivos:
- Promover uma sessão dinâmica e interativa com os pais de etnia cigana no sentido de abordar a importância da escola no desenvolvimento pessoal e social de cada um, preservando a identidade cultural
- Promover e incentivar a importância da escolarização na sociedade atual
- Desconstruir e desmistificar alguns mitos existentes relativamente à escola


14.30 às 17.00h / Crianças de etnia cigana 

Objetivos:
- Promover uma sessão dinâmica e interativa com as crianças de etnia cigana no sentido de abordar a importância da escola na definição do seu projeto de vida
- Promover e incentivar a importância da escolarização junto das crianças ciganas
- Demonstrar que os seus projetos de vida passam pela frequência escolar
- Desconstruir e desmistificar alguns mitos existentes relativamente à escola



Dinamizadora: Maria José Vicente / EAPN Portugal // Parceiro: NLI


Mais informações:
Ivone Florêncio
Núcleo Distrital de Bragança
braganca@eapn.pt
EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti – Pobreza
Av. Dinastia de Bragança, lote 7 R/C Dtº
5300-302 Bragança
Tel: 273 332 913 Fax: 273 332 912
www.eapn.pt

24.2.15

Oferta de emprego # 206

Técnico Superior | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL

Aviso de Procedimento concursal com vista ao preenchimento de 2 postos de trabalho da carreira geral de técnico superior na modalidade de relação jurídica de emprego público, por tempo indeterminado.

Candidaturas até 3 de março de 2015

Área Científica: Ciências Sociais e Humanas

Licenciatura nas áreas de formação de Humanidades ou Ciências Sociais e do Comportamento

Requisitos de admissão: Experiência comprovada de pelo menos um ano, no exercício de funções de secretariado e apoio ao ensino em departamentos de instituições de ensino superior público universitário; Domínio do enquadramento legal das instituições de ensino superior e do estatuto da carreira docente; Sólidos conhecimentos de programas de gestão académica universitária, preferencialmente a aplicação SOPHIA; Sólidos conhecimentos de informática na ótica do utilizador, nomeadamente de processamento de texto, folhas de cálculo, ferramentas de apresentação ao público, bases de dados, correio electrónico e conversão de ficheiros para pdf; Sólidos conhecimentos de língua portuguesa e inglesa, falada e escrita; Experiência de trabalho em equipa. 

Local de trabalho: Instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L., sita na Avenida de Berna, nº 26 -C, em Lisboa.

Remuneração: A posição remuneratória de referência é a 2.ª da carreira de técnico superior, correspondente ao nível remuneratório 15 da tabela remuneratória única, sendo a remuneração base máxima a propor, no âmbito da negociação, durante o ano de 2014, de 1.201,48 € (mil duzentos e um euros e quarenta e oito cêntimos).

Formalização de Candidaturas: A candidatura é formalizada obrigatoriamente através do formulário disponível na página da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L. e deverá ser entregue na Divisão de Recursos Humanos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L., sita na Avenida de Berna, n.º 26-C, 1069-061 Lisboa, ou por carta registada com aviso de receção, para a mesma morada.

Para mais informações consulte o Aviso n.º 18.8/2015, de 17 de fevereiro, DR, 2ª série, n.º 33 (disponível aqui).

18.2.15

Biblioteca # 76

La Pedagogía Social y la Escuela. 
Los retos socioeducativos de la institutción escolar en el siglo XXI 



Autor (es): Mari March Cerdá & Carmen Orte Socias (Coords.)
Ano de edição: 2014
Editor: OCTAEDRO
ISBN:   9788499215785
Preço: 21,83€ - COMPRAR

Sinopse:  
Esta obra pretende desarrollar una de las nuevas dimensiones de la pedagogía social: la dimensión socioeducativa de la institutción escolar. Efectivamente, a pesar de que la pedagogía social tiene su origen y fundamentación en las instituciones educativas no escolares, es evidente que la escuela tiene una dimensión educativa que va allá de lo que significa la instrución, la escolarización. Este es, pues, el objectivo final del libro: ponder en valor los aspectos socioeducativos de la institución escolar, reinvindicar la escuela como un espacio socioeducativo y aportar ejemplos concretos. Asimismo, los autores pretende realizar una aportación al desarrollo de la pedagogía social tanto desde una perspectiva académica como una perspectiva profesional en un ámbito que necesita, en función de la problemática que sufre la escuela en España, programas de intervención socioeducativa en un sentido colaborativo entre la institución escolar, las familias y la comunidad. La obra está dirigida a los académicos y profesionales de la pedagogía y de la educación; alos maestros y profesores que trabajan en la educación primária y secundaria, y los estudiantes de las titulaciones de grado de Pedagogía, Educación Social, Trabajo Social o Maestro y del Máster de Formacioón de Profesorado de Secundaria.

(resumo daqui)

Violência Sexual: Avaliação Psicológica e Intervenção com Vítimas e Agressores

Mais informações aqui.

16.2.15

Oferta de emprego # 205

Formador(a) para o workshop PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE JOVENS EM RISCO


A NEWSCHOOL encontra-se em processo de recrutamento de um(a) formador(a) para o workshop PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DE JOVENS EM RISCO com o seguinte perfil:
 – Formação académica superior na área da Educação | Ciências da Educação | Psicologia | Serviço Social | Sociologia
– Experiência profissional significativa em instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco (superior a 2 anos); 
– Experiência profissional significativa em projetos de autonomia de jovens em risco (superior a 2 anos); 
– Conhecimentos teóricos e práticos na área a que se candidata (crianças e jovens em risco, legislação específica, respostas sociais, autonomia para jovens em risco) 
– Boas competências comunicacionais, autonomia, criatividade, dinamismo, organização e boa capacidade para resolução de problemas; 
– Disponibilidade em horário pós-laboral. 

Os interessados deverão enviar os seguintes documentos/informações: 
– CV (com foto) em formato *.pdf 
– Certificado de Competências Pedagógicas 
– Certificado de habilitações 

Apenas serão consideradas as candidaturas enviadas para o e-mail, bem como as que indicarem no assunto Formador(a)Promoção de Autonomia Jovens em Risco. 

Se acredita possuir o perfil desejado, por favor, envie-nos a sua candidatura para o endereço: newschoolrecrutamento@gmail.com

I Encontro sobre Envelhecimento no séc. XXI (Gaia)


Mais informações aqui.

Publicações online # 99


Seminário Educação Sem Fronteiras - Estratégias e Ferramentas para a Educação Intercultural



25 de Fevereiro de 2015
das 14h às 18h30


O Seminário Educação Sem Fronteiras será um espaço de reflexão e de orientações concretas através da partilha de boas práticas e de ferramentas específicas para a Educação Intercultural em contexto educativo, formal e/ou não-formal.


A participação é gratuita e com inscrição obrigatória. As inscrições no Seminário e em cada Workshop são limitadas.

Inscrições através do Formulário de Inscrição.

O Seminário decorrerá no Auditório da Escola Secundária Virgílio Ferreira, na Quinta dos Inglesinhos, Rua do Seminário em Telheiras – Lisboa.

Consulte o aqui o Programa!


9.2.15

I Jornadas – Mediação Sociofamiliar nas Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens



I Jornadas - Mediação Sociofamiliar nas Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens


Local: Instituto de Educação da Universidade do Minho

Data: Sexta-feira, 13-02-2015

Programa:

09h15: Receção e entrega de documentação

09h45: Sessão de Abertura
Ana Serrano (Vice-Presidente Instituto de Educação)
Graça Carvalho (Diretora Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC)
Rui Barreira (Diretor do Centro Distrital de Braga, Instituto de Segurança Social, I.P.)
Ana Tomás de Almeira (Professora IE-UM)
Ana Maria Silva (Professora IE-UM)
Laura Magalhães (Doutoranda IE-UM)

10h15: A necessidade da Mediação Sociofamiliar em contexto de acolhimento de crianças e jovens
Laura Magalhães (Doutoranda IE - UM)

11h00: Intervenção com famílias no sistema de proteção à infância: necessidades formativas de pais/mães e crianças
Maria Àngels Balsells (Professora Universitat de Lleida - Espanha)

Moderadora: Paula Cristina Martins (Professora EPsi - UM)

12h00 Perspetivas em debate
Paula Cristina Martins (Professora EPsi - UM)

13h00 Intervalo para almoço

14h15: Workshop
"Caminar en familia - Retornar a casa". Programa de competências parentais para a reunificação familiar
Maria Àngels Balsells (Professora Universitat de Lleida - Espanha)
Noelia Vásquez (Doutoranda Universitat de Barcelona - Espanha)

16h15: Reflexões finais em torno da temática
Ana Tomás de Almeira (Professora IE- UM)
Ana Maria Silva (Professora IE-UM)

16h45: Apresentação da avaliação da formação; "Capacitação de Profissionais das IACJ em Competências de Mediação Sociofamiliar"
Laura Magalhães (Doutoranda IE - UM)

17h00: Entrega dos certificados
Maria Fátima Barbosa (Diretora do Núcleo de Infância e Juventude. Centro Distrital de Braga, Instituto da Segurança Social, I.P.)
Laura Magalhães (Doutoranda IE - UM)


Mais informações aqui.