30.6.10

Seminário (Maia)

Seminário: Consumos na Adolescência: conhecer para prevenir‏


Ficha de inscrição.

Social Protection & Social Inclusion

Joint Report on Social Protection and Social Inclusion 2010

O Relatório Conjunto de 2010 sobre Protecção e Inclusão Social abrange uma série de áreas incluindo a política de inclusão social, habitação, cuidados de saúde, o impacto da crise económica sobre os regimes de pensões e de governo. O estudo analisa a situação social na EU 27, antes e durante a crise económica e financeira, e aponta para respostas de recuperação por parte dos Estados Membros. O relatório também inclui o estudo dos sem-abrigo e da exclusão habitacional de cada Estado-Membro.
Dísponivel aqui.

29.6.10

Seminário Políticas para o Envelhecimento


POLÍTICAS PARA O ENVELHECIMENTO
2 de Julho 2010
Fundação D. Pedro IV
Av. D. Carlos I, 124 J
Lisboa

The British Journal of Social Work


Novo número do The Bristish Journal of Social Work dísponivel online, uma edição especial do 40.º Aniversário da Revista, dedicado ao tema "Risk and Social Work: Critical Perspectives".

28.6.10

Estudo da TESE

Um estudo efectuado pela TESE (Associação para o Desenvolvimento) e divulgado hoje conclui que 30% dos portugueses vivem quase no limiar da pobreza e outros 20% vivem abaixo desse mesmo limiar. Por outras palavras, 50% da população portuguesa vive com recursos insuficientes para fazer face às suas necessidades.



E a resposta da ministra:



Questiono se este aumento das qualificações que a ministra refere surge como uma medida de combate à pobreza e exclusão social ou mais não faz do que reproduzir essas mesmas desigualdades. É certo e sabido que as chamadas "Novas Oportunidades" não correspondem a um real aumento de qualificações, mas sim um make up, uma forma de, estatisticamente, mostrar que a população portuguesa está mais "qualificada". As soluções para o combate à pobreza dependem, em larga medida, de políticas sociais, mas, principalmente, de políticas económicas.

26.6.10

“Temos o direito a ser iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.”
(Boaventura de Sousa Santos)

22.6.10

Ponto Social


O Ponto Social tem como objectivos primordiais a partilha de informações bem como a disponibilização de obras literárias que visem contribuir como uma ferramenta de apoio à área social, nomeadamente no que concerne aos técnicos de Educação Social e Serviço Social.

Todas as obras disponibilizadas no site são resultado de uma pesquisa exaustiva e constante, disponibilizadas na internet através de outros sites, respeitando os autores em cada ficheiro. Poderão encontrar-se obras de autor, trabalhos académicos, artigos científicos, manuais, bem como estudos e relatórios.

Pretende-se desta forma promover a partilha de ferramentas e conhecimentos, não tendo este website objectivos de cariz comercial.

Qualquer contributo para o desenvolvimento deste espaço será bem vindo, quer se traduza por sugestões ou criticas construtivas, bem como com o contributo de ficheiros, o que poderá ser feito para o endereço: ponto-social@hotmail.com

Actividades de Grupo com Idosos e sua Justificação (Porto)




Curso: “Actividades de grupo com idosos e sua justificação”Realiza-se nos dias 25 e 26 de Junho de 2010 na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP).O curso será ministrado pelo Prof. Doutor Joaquim Parra Marujo e é organizado pelo núcleo de gerontologia do curso de terapia ocupacional da ESTSP-IPP.

21.6.10

I Simpósio Gerontologia PsicoSoma


A PsicoSoma, em resultado da conjuntura socio-economica das sociedades modernas, que se traduz num envelhecimento crescente das sociedades, decidiu em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu – ESEV, organizar o I Simpósio de Gerontologia PsicoSoma, que terá como tema base: " Novas perspectivas de intervenção ".

O I Simpósio de Gerontologia PsicoSoma, irá realizar-se em Viseu, no próximo dia 2 de Julho, no auditório da ESEV. A gerontologia surge como uma esfera de estudos interdisciplinar que investiga os fenómenos fisiológicos, psicológicos e sociais e culturais relacionados com o envelhecimento do ser humano. O aumento da esperança de vida e o envelhecimento da população mundial são uma realidade, surgem assim novas respostas a esses fenómenos, como a criação de várias entidades de apoio social, dinamizando assim um sector de actividade. Trazer à cidade de Viseu profissionais reconhecidos nas diversas áreas, profissionais e técnicos activos que contribuam cientificamente e socialmente para o sector, surge como o grande objectivo de modo a que possam ser apresentadas e debatidas várias temáticas, sejam feitas trocas de conceitos, experiências e estudos.

Mais informações em http://www.psicosoma.pt/eventos/simposio-gerontologia

Prémio no Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010


A pobreza, enquanto fenómeno resultante da escassez de recursos que permitam assegurar as necessidades básicas e garantir uma vida digna, afecta um número considerável de portugueses.

A persistência da pobreza em segmentos populacionais específicos, a sua reprodução geracional e a sua desigual distribuição de género e no espaço nacional, afectam gravemente a coesão social e territorial do país.

O risco de pobreza afecta em particular as crianças e jovens das famílias de menores rendimentos, as famílias monoparentais, os deficientes, os emigrantes, os desempregados e a população mais idosa.

A pobreza infantil e dos idosos, o insucesso e o abandono escolar precoce, o baixo nível de qualificações, as desigualdades e a discriminação no exercício de direitos fundamentais por parte das pessoas com deficiência e dos emigrantes, fazem igualmente perigar a inclusão social.

A luta contra a pobreza e a exclusão social constitui um imperativo nacional e um dos desafios mais importantes das sociedades contemporâneas.

Na prossecução da sua estratégia e política de responsabilidade social e em nome de uma cidadania empresarial activa e participativa, o Grupo Mota-Engil institui o Prémio “Manuel António da Mota”, procurando assim dar o seu contributo para um Portugal mais justo, coeso e solidário, na senda do legado do seu fundador Senhor Manuel António da Mota, cujo nome se pretende honrar com a instituição do Prémio.

O Grupo Mota-Engil e a TSF – Rádio Notícias formalizaram uma parceria para a divulgação do Prémio e das iniciativas com ele relacionadas. A Deloitte associa-se à atribuição do Prémio como entidade consultora.

Consulta: Regulamento e formulário de candidatura.

Prémios Acção Social 2010

A Socialgest vai entregar dia 22 de Junho em Loures os primeiros prémios Socialgest "Acção Social" 2010.

Os vencedores são escolhidos pelos utilizadores do site. Até ao dia 30 de Maio já tinham votado 18.000 pessoas.

O objectivo destes prémios é fazer o reconhecimento e divulgar o bom trabalho realizado pelos vários intervenientes na área social em Portugal.
Nomeados:

Prémio Dirigente do ano
Padre José Sanchez Pires (Presidente do Centro Social dos Padres Redentoristas em Castelo Branco)
Padre Carlos César Chantre (Presidente do Centro Social e Paroquial de Paderne em Albufeira)
Dr. Jaime Ramos - (Presidente da ADFP- Associaçao para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo)

Prémio Técnico Social do ano
Dr. Fernanda Oliveira - Santa Casa da Misericórdia da Golegã
Dr. Liliana Salgado - Santa Casa de Misericórdia de Santo Tirso
Dra. Vânia Rodrigues e José Brito - Cruz Vermelha da Fuzeta

Prémio Inovação Social
Computador Sénior Virtual - RUTIS
Carrinha de Apoio Domiciliário - FUTURVIDA
Cartão solidário - ASSOCIAÇÃO SORRISO SOLIDÁRIO
Prémio Projecto Social do ano - SIC Esperança
Gestão sustentável - UMP Lugar dos Afectos

Prémio Poder Local
Câmara Municipal de Albufeira
Município de Ponte de Sôr
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Prémio Responsabilidade Social Empresarial
BPI - Projecto capacitar
Montepio - Frota solidária
Fundação EDP - EDP solidária

Prémio Instituição Social do ano
ADFP de Miranda do Corvo
Santa Casa da Misericórdia de Portimão
CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo- Santa Maria da Feira


Apoio: Uniself

A escolha dos nomeados é da responsabilidade da equipa técnica da Socialgest.

20.6.10

Necessidades em Portugal - Tradição e Tendências Emergentes

O que falta para se ser feliz, vivendo em Portugal? De que já não abdicamos e de que precisamos ainda quando falamos de qualidade de vida? Que exigências de inovação espreitam, na resolução de novas e velhas necessidades?
Projecto de mapeamento das necessidades sociais não satisfeitas em Portugal. Atendendo às diferentes especificidades territoriais na formulação de necessidades dos indivíduos e populações, os objectivos do estudo assentam na necessidade de aprofundamento de perfis de necessidades emergentes – ou de novas formas de viver e responder a necessidades tradicionais – que dessem conta da diversidade regional do País.

Parceiros: Instituto de Segurança Social, Centro de Estudos Territoriais (CET/ISCTE), Fundação Calouste Gulbenkian e Young Foundation. O projecto é financiado pelo QREN (POAT).

Resultados do inquérito por questionário aqui.

Mais informações em www.tese.org.pt

17.6.10

Muitos dias tem o mês

Que as famílias portuguesas estão sobreendividadas temos conhecimento. Aliás, estamos avisados: gastamos mais do que aquilo que temos. Não são raras as notícias dando conta de inúmeros créditos malparados, de vidas estagnadas ou, pior, completamente asfixiadas pela sobrevivência financeira. Parece então ser quase inexplicável que os anúncios ao crédito continuem a ocupar em grande parte os espaços publicitários, das ruas aos meios de comunicação. O que propõe Muitos Dias Tem o Mês é um olhar sobre um conjunto de famílias sobreendividadas, tentando perceber que mecanismos de aquisição de crédito acabaram por os aprisionar numa espiral infindável de empréstimos para pagar empréstimos. O recurso a estes empréstimos vulgarizou-se e o consumo democratizou-se. No entanto, tudo tem um preço. É difícil ser-se mais contemporâneo que isto: os portugueses têm vida a crédito, o país parece estar à venda. Qual é o preço das nossas necessidades?

IV Fórum Nacional Envelhecimento, Família, Longevidade e Qualidade de Vida na Terceira Idade



«Formar profissionais para a intervenção no âmbito da Educação para Autonomia do Idoso» é o objectivo do IV Fórum Nacional sobre Envelhecimento, Família, Longevidade e Qualidade de Vida na Terceira Idade. O evento, destinado a profissionais e estudantes de diferentes áreas, mas também ao público em geral, realiza-se dia 29 de Junho de 2010, na Junta de Freguesia de Paranhos.



PROGRAMA CIENTÍFICO
09h00 - ABERTURA DO SECRETARIADO- RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES

09h30 - AFIXAÇÃO DOS POSTERS

09h50 - SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

10h00 - Conferência Inaugural

O IDOSO NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Professora Doutora Assunção Nogueira
Professora Coordenadora do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Membro Fundador da APEG

10h30 - INTERVALO – VISITA DOS POSTERS

11h00 - I Painel de Conferências

MODERADOR: Enfermeira Albertina Santos
Pós- Licenciada em Enfermagem Comunitária. Enfª ACES Maia

ENVELHECIMENTO: Do número à qualidade de vida em Portugal
Professora Doutora Manuela Leite
Professora Auxiliar do ISCS-N - CESPU. Coordenadora do Mestrado de Psicogerontologia do ISCS-N.

A SOLIDÃO E O ISOLAMENTO NOS IDOSOS: Intervenções Comunitárias
Enfermeira Ana Isabel Lima
Mestranda em Saúde Pública. Pós Licenciada em Enfermagem Comunitária. Enfª ACES Gondomar

DESAFIOS INTERGERACIONAIS
Professora Doutora Zaida Azeredo
Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – UP

RECRIAR O ESTATUTO SOCIAL DO IDOSO
Mestre Lurdes Teixeira
Prof. Adjunta do IPSN - CESPU. Doutoranda Em Sociologia

13h00 - DEBATE E INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h30 - MESA REDONDA:“SAÚDE E LONGEVIDADE”
MODERADORA: Mestre Luísa Brochado
Prof. Adjunta do IPSN- CESPU

NUTRIÇÃO E CUIDADOS ALIMENTARES NO IDOSO
Dra. Vânia Leal
Nutricionista no CSG

CUIDADOS E CONTROLO DA DOR NO IDOSO
Mestre Miguel Oliveira
Prof. Adjunto do IPSN- CESPU. Mestre em Psicologia da Dor.

QUALIDADE DE VIDA NO IDOSO PORTADOR DE FERIDAS
Enfermeiro João Moreira
Mestrando em Ciências de Enfermagem. Enfº no SU do HV

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS: Responsabilidade dos Profissionais
Mestre Fátima Ribeiro
Prof. Adjunta do IPSN- CESPU. Doutoranda em Bioética

16h30 - DEBATE/INTERVALO – VISITA DOS POSTERS

16h45 - PAINEL DE CONFERÊNCIAS
MODERADOR: Enfermeiro Rui Dias
Doutorando em Educação. Enfº responsável pelo SU do HV

VIVER COM QUALIDADE EM SITUAÇÕES DE DEPENDÊNCIA
Professora Doutora Assunção Nogueira
Professora Coordenadora do IPSN.

CONTINUIDADE DE CUIDADOS EM PESSOAS IDOSAS: Realidade ou Utopia?
Enfermeiro Manuel Melo
Mestrando em Ciências de Enfermagem. Coordenador da UC de Valongo
CONTRIBUTOS DO EXERCICIO FISICO PARA UM PROCESSO DE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Dra. Joana Pereira
Fisioterapeuta na UC de Valongo

DEBATE

18h00 - CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO "Nomeação e apresentação do poster premiado"


INFORMAÇÕES/RESERVAS E INSCRIÇÕES

GABINETE DE CONGRESSOS – CMSTATUS
Rua Passos Manuel n. 14 – 4º - Sala. 19 4000 – 381 Porto
E-mail: claudiamoura@portugalmail.pt
Tel. /Fax. 22 203 30 46 Telm. 96 76 48 777– 91 63 70 357– 93 654 35 36

Inscrição:(inclui Coffe Break, Diploma, Declaração de Presença, CD Informatizado power point e Recibo)

Até dia 24 de Junho de 2010 - Profissionais: 30€ - Estudantes: 25€


Após dia 24 de Junho de 2010 - Profissionais: 40€ - Estudantes: 35€

16.6.10

Os Esquecidos - The Forgotten


«Queria realizar um documentário sobre o mundo de hoje. Sobre um mundo de progresso que se esquece das pessoas. Queria mostrar gente que é gente, gente que se esconde e é escondida, gente que não se vê e é esquecida. Não quis nunca rotular nem limitar-me a expôr a miséria e a pobreza. Preferi sempre tentar compreender causas e consequências, entender como um determinado acontecimento na vida pode provocar mudanças profundas, como de um momento para o outro podemos cair no abismo. E como é difícil sair de lá. São gerações a crescer e viver dentro de um buraco sem fundo, de hábitos marcados pela impotência, muitas vezes pela apatia ou incapacidade de reagir. Conversei muito com muitas pessoas. Aprendi. Deixei falar muito mais do que falei. Filmei e voltei a filmar. Fui regressando aos locais, às pessoas, às conversas. Fui conhecendo os personagens, aprofundando relações. Deixaram-me entrar um pouco nas suas vidas, no quotidiano difícil da sua condição. É a habitação precária, o trabalho estilhaçado, o amor que se tem, o afecto que não existe. É a prisão sem grades e de muros transparentes. Neste filme fui a lugares onde morreu a esperança colectiva, onde há gente viva à beira da morte social. São rostos que encaram a vida como um castigo, actores sociais despidos de qualquer sucesso material. São olhares cansados de tanta falta de sorte, porque não se pode falar de má sorte quando nunca se entendeu o significado da palavra. São mulheres e homens, esquecidos

Pedro Neves, jornalista e documentarista

Toxicodepedências em Território Famalicense: Reflectir e Intervir


No âmbito do projecto "Mais Vale Prevenir" terá lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão, um seminário sobre toxicodependências. A iniciativa está agendada para o dia 30 de Junho.
PROGRAMA:

09:30 Recepção dos participantes

10:00 Abertura Centro de Solidariedade de Braga / Projecto Homem Câmara Municipal de Famalicão Instituto da Droga e Toxicodependência

10:30 O PORI e as respostas na Toxicodependência
Dr. Miguel Viana [Director do CRI de Braga]

11:00 Intervalo

11:15 Painel I: Prevenção
Moderador: Dr. Abel Pereira [Projecto Homem]

Reflectir: Fundamentos da Intervenção em Prevenção
Dr. Miguel Viana [Director do CRI de Braga]

Intervir: Projecto “Mais Vale Prevenir”
Dra. Isabel Costa [Projecto Homem]

Caracterização da População Escolar Face aos Consumos
Dra. Mónica Fernandes / Doutor Carlos Veiga [Departamento de Sociologia, U.Minho]

12:45 Intervalo para almoço

14:15 Painel II: Redução de Riscos e Minimização de Danos
Moderador: Dr. Ademar Carvalho [Departamento de Acção Social, Câmara Municipal de Famalicão]

Reflectir: Fundamentos da Intervenção em Redução de Riscos e Minimização de Danos
Dra. Isabel Ponte [Delegação Regional Norte, IDT]

Intervir: Projecto “Projectando Vida”- Equipa de Rua
Dra. Sara Leite [Projecto Homem]

Impacto da Intervenção do Trabalho de Equipa de Rua: Apresentação de Resultados
Virgínia Martins [Finalista de Licenciatura em Serviço Social, U.Católica]

15:30 Painel III: Reinserção
Moderador: Dra. Catarina Pereira [Centro Social de Calendário]

Reflectir: Fundamentos da Intervenção em Reinserção
Dra. Merícia Silva [Delegação Regional Norte, IDT]

Intervir: Projecto “Fénix”
Dra. Conceição Martins [Projecto Homem]

16:15 Debate

16:30 Encerramento

A entrada é gratuita mas a inscrição tem de ser feita através do e-mail, toxicodependenciasfamalicao@gmail.com. Mais informações através dos telefones: 252316603; 253617384.

14.6.10

Reflexão Notícias # 3 ("90% das crianças em risco ficam em família")



Cerca de 90% das medidas de protecção a crianças e jovens em risco são aplicadas em meio natural, ou seja, mantendo o menor no contexto familiar. O que exige um acompanhamento próximo por parte das entidades locais, o que nem sempre acontece.
O alerta é de Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, que organizou, na semana passada, um encontro de avaliação do funcionamento das comissões locais.
A manutenção das crianças no seio da família, "preservando o laço biológico e a responsabilidade afectiva", é, na opinião de Armando Leandro "a situação ideal". É esse, aliás, o sentido da lei, por forma a evitar a institucionalização, desde que sejam encontradas soluções que garantam o bem-estar do menor no âmbito da família alargada.
Para que a medida de protecção seja efectiva, é preciso assegurar um acompanhamento próximo, sublinha o presidente da CNPCJR, que defende que devem ser as entidades de base - autarquias, escolas, centros de saúde e Segurança Social - a garantir o cumprimento das acções concretas. O que nem sempre acontece, pelo que constitui o grande desafio das comissões de protecção, para Armando Leandro.
Na opinião deste responsável, as comissões não têm capacidade, face ao número de processos, de fazer todas as visitas ou seguir todos os passos do projecto de promoção da família e da criança em risco, pelo que essas tarefas devem ser asseguradas pelas entidades locais.
A questão da falta de técnicos não é nova e, segundo Armando Leandro, está a ser colmatada desde 2006, altura em que as comissões foram dotadas de mais 188 técnicos de apoio. "Tem havido melhorias", sublinha.
A maioria das situações sinalizadas às autoridades respeitam a famílias economicamente pobres, embora "o perigo seja transversal a toda a sociedade". No entanto, a vulnerabilidade económica e social dá visibilidade acrescida a casos de negligência ou maus-tratos, sendo os abusos relacionais e afectivos mais difíceis de detectar, principalmente em famílias economicamente estáveis.

ENSACT conference website

ENSACT - European Network for Social Action


Social Action in Europe: Sustainable Social Development and Economic Challenges


Bruxelas: 10-13 Abril 2011

Revista FESET





n.º 18/19

2010


Um periódico da FESET, European Association of Training Centers for Socio-Educational Care Work, International Non Governmental Organisation (INGo), participantes no Council of Europe.

11.6.10

Pós-graduação SEC - FPCEUP

Pós-graduação
"Prevenção da Violência de Género na Escola e na Família"


270 Horas (Pós-laboral das 18h30 às 21h30). A decorrer de: 07/09/2010 e 24/02/2011 (terças e quintas-feiras), tendo como Responsável Científica Professora Doutora Maria José Magalhães.

Disciplinas:
Violência de Género e Movimentos Feministas: Abordagens teóricas e históricas;
Abordagem do Direito na Violência;
Perspectivas Sociológicas da Violência na Família;
Metodologias de Intervenção na Prevenção Primária em Contexto de Educação Formal;
Metodologias de Intervenção na Prevenção Primária na Família e na Comunidade;
Escola e Violência;
Violência de Género e a Intervenção na Saúde;
Psicologia Feminista e a Intervenção com as Vitimas;
Intervenção Psicológica com Agressores;
Metodologias de Investigação em Educação;
Feminism and Transformative Theatre as E. S. C.Anti-Violence Alternatives;
Movimentos Sociais, Participação e Mudança Social;
Observatório de Mulheres Assassinadas;
Ética e Alienação na Intervenção e Prevenção da Violência;

Para informações mais detalhadas, propina e inscrições desta acção, consulte o nosso site em www.fpce.up.pt/sec..

8.6.10

Publicações online # 3

Cecilia Aguayo Cuevas
Teresa López Vásquez
Teresa Quiroz Martin
(2009)
-----------------------------------------------------------------------------
Alejandro Del Valle
(2008)

7.6.10

Curta Metragem "Momentos"


Numa noite normal com o passado largado da memória, um homem reencontra, no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu. Fragmentos de pura felicidade e instantes de sublime partilha, surgem como apontamentos de esperança de um presente que não voltará a ser o mesmo. Momentos, fala-nos sobre sensações, sobre um mendigo que reencontra, no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu.
Produzida na cidade do Porto, envolveu cerca de 30 pessoas entre equipa técnica e artística liderada por Nuno Rocha que começa a ser um realizador de sucessos. A rodagem durou 3 dias depois de um adiamento devido à chuva que se fez sentir durante o mês de Abril.
A produção esteve a cargo da jovem produtora FilmesDaMente .

MOMENTOS from Nuno Rocha on Vimeo.

I Jornadas Sociais - "Associação Vidas Cruzadas"

I Jornadas Sociais - Desafio Social - CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental


Local: Escola Superior de Tecnologia de Abrantes

Data: 22, 24, 30 de Junho e 6 de Julho

22 de Junho
9h00 - Abertura do secretariado
9h30 - A Intervenção da comunidade no sistema de promoção e protecção da criança e jovem em situação de risco
João Pedroso – Advogado, Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Ex-Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco

Destinatários: Reunião de trabalho exclusiva para as entidades do concelho de Abrantes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
24 de Junho
9h30 - Abertura do secretariado
10h00 - Experiências locais na promoção de competências pessoais e sociais em jovens
Fátima Carvalho – Psicóloga do Centro de Saúde de Abrantes – Extensão de Saúde de Alferrarede – GPS Gerar Percursos Sociais
Sofia Loureiro – Psicóloga Município de Abrantes* - Projecto Trilhos

12h30 – almoço livre

14h00 - Jogos e dinâmicas de grupo no contexto da promoção da saúde
João Furtado – Psicólogo do Centro de Saúde de Mirandela
Destinatários: Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Técnicos de Saúde, Outros profissionais
-------------------------------------------------------------------------------------------------
30 de Junho

9h00 - Abertura do secretariado
9h30 - Abuso Sexual/ Maus Tratos: Formas de agir
Olegário Sousa – Inspector-chefe da Policia Judiciária
12h30 – almoço livre
14h00 - Intervenção Sócio-Terapêutica em vitimas de abuso
Dora Pereira – Psicóloga Associação Chão dos Meninos
Destinatários: Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Técnicos de Saúde, Outros profissionais
-------------------------------------------------------------------------------------------------

6 de Julho

9h00 - Abertura do secretariado
9h30 - Parentalidades preferidas em contextos de múltiplos desafios: estratégias de apoio centradas nas forças
Ana Melo – Bolseira de doutoramento pela FCT (SFRH/BD/39912/2007); Doutoranda da FPCEUC, Psicóloga, autora do programa de prevenção em meio familiar “Em Busca do Tesouro das Famílias”
12h30 – almoço livre
14h00 - Aspectos centrais na avaliação das redes de suporte social
Sónia Guadalupe – Assistente Social, docente no Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra
Destinatários: Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Técnicos de Saúde, Outros profissionais
-------------------------------------------------------------------------------------------------
* a confirmar

Preços: Geral – 40€; Associados (com cotas de 2010 actualizadas) – 10% desconto

Inscrições: Rua Grande n.º 8 (antigas instalações PSP) 2200-418 Abrantes
tel/ fax: 241 364 572; e-mail: vidascruzadas.tramagal@gmail.com e cafap.vidascruzadas.tramagal@gmail.com
Data limite de inscrições: 23 de Junho 2010 INSCRIÇÕES LIMITADAS

Projecto "Partilhar Lideranças"

Convite_Conferência de Abertura do Projecto "Lideranças Partilhadas"‏

Exmo./a. Senhor/a,

Convidamo-la/o a estar presente na Conferência de Abertura do Projecto “Literacia para a Igualdade de Género e Qualidade de Vida: Lideranças Partilhadas”, uma iniciativa da
Fundação Cuidar o Futuro apoiada pelo POPH, inscrito no QREN, tendo como organismo intermediário a CIG.
A conferência terá lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Auditório 1), no dia 14 de Junho, pelas 17 horas.

A Conferência de Abertura - “Coaching and Learning” será realizada por Ine van Emmerik, da
Extravaleren, parceira transnacional do projecto.

O coaching contribui para a emergência de novas competências para poder agir de forma adequada em situações de trabalho que constantemente estão a alterar-se. É importante mobilizar a capacidade de reflexão sobre o próprio agir. Em lugares de liderança e tomada de decisão é ainda mais urgente aprender a desenvolver esta capacidade.

A sessão de Abertura contará com a presença da Presidente da FCF (Fátima Grácio), da Presidente do CIIE (Helena Costa Araújo), da Presidente do IPF P (Luiza Cortesão), da Presidente da CIG * (Sara Falcão Casaca) e da Secretária de Estado da Igualdade * (Elza Pais).


6.6.10

Competideal n.º 1


Primeiro número da revista Competideal disponível online. A Competideal é uma publicação da Competências (uma empresa privada de formação profissional).

http://www.competencias.com.pt/revista.pdf

3.6.10

Publicações online # 2

Novo número do European Journal of Education - Research, Development and Policy, publicado pelo EIESP - European Institute of Education and Social Policy.

2.6.10

Reflexão Notícias # 2 (Projecto "Cuidar dos Cuidadores")

Notícia JN


Pessoas que cuidam de quem sofre - como profissionais de saúde e familiares de doentes crónicos, idosos ou crianças com deficiência - devem ter tempo para si. "Não é egoísta" e o apoio prestado vai ter benefícios, defende o fundador do projecto "Cuidar dos Cuidadores".
O psiquiatra Luiz Carlos Osório lançou as bases do projecto em 1990, no Brasil, junto de profissionais de saúde que trabalhavam com doentes terminais, "para ajudar quem cuida a diminuir a sobrecarga emocional desse cuidado".
Fundador da Associação Humanidades, com sede em Lisboa, trouxe a iniciativa para Portugal em Fevereiro de 2008, da qual será feito um primeiro balanço num workshop a realizar no fim deste mês.
Numa curta passagem de dois dias pela capital, o psiquiatra brasileiro explicou ao JN que os "cuidadores" não são só os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) mas também familiares de doentes crónicos, idosos ou crianças com deficiência. "Às vezes é o único a cuidar. Por exemplo, se o cônjuge tem Alzheimer. É-se enfermeira 24 horas por dia, todos os dias", salienta. "É um cuidado continuado. A pessoa acaba por não viver e pode adoecer", alerta.
Aqui, o apoio da rede social pode dar uma ajuda. Mas segundo a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, apenas existem 17 equipas especializadas a nível nacional, quando se estima em cerca de 200 mil as pessoas a necessitar de assistência.
No caso dos cuidadores profissionais, "a sobrecarga manifesta-se nas relações entre colegas" e depois na qualidade do cuidado prestado pela equipa. E o primeiro sinal pode ser "apenas mal-estar” devido ao desgaste emocional de trabalhar com "doentes que exigem cuidados especiais".
Por isso é tão importante "ter tempo para si". E essa pausa "não é egoísta, vai acabar por ter benefícios para quem recebe os cuidados", defende Luiz Carlos Osório. "É preciso cuidar de si para poder cuidar bem", frisa o psiquiatra, que já está a alargar os "alvos" do projecto e a trabalhar com professores no Brasil.

Seminário APAV 4d – prevenção integrada em contexto escolar




A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove, no dia 1 de Julho, o Seminário APAV 4d - prevenção integrada em contexto escolar, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

Esta iniciativa tem como objectivo reflectir acerca da prevenção de comportamentos de risco na adolescência, sobretudo ao nível das quatro dimensões identificadas no Programa 4d – currículo de prevenção para o 9º ano de escolaridade: violência nas relações de namoro e entre pares, comportamentos sexuais de risco, consumo e abuso de substâncias e desigualdades de género. O 4d é um programa de prevenção universal, implementando em contexto escolar, e que resultou da tradução e adaptação do The Fourth R, um projecto desenvolvido e testado no Canadá, pela equipa coordenada pelo investigador David Wolfe.

As comunicações de especialistas nacionais e internacionais permitirão discutir e reflectir acerca dos desafios da prevenção nestes domínios.

Informações:

rosasaavedra@apav.pt
22 834 68 40 / 96 103 91 62